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Mon Jul 04 17:45:18 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Saiba como utilizar o FBA Onsite - Programa de logística da Amazon

Já pensou em impulsionar seu negócio com o uso da estrutura de marketplaces conhecidos? Conheça o passo a passo do programa de logística criado pela Amazon

· 04/07/2022 · Atualizado em 04/07/2022

Já decidiu sobre o uso dos marketplaces como ferramenta para fazer a logística de entrega dos produtos do seu negócio? Então, chegou a hora de aprender o passo a passo do programa FBA Onsite - Logística da Amazon.

Utilizando o sistema oferecido pela empresa, quando há uma venda, a Amazon retira o produto no armazém/centro de distribuição do vendedor, faz a entrega diretamente para o cliente e cuida do pós-venda, que inclui devoluções e reembolsos.

As vantagens para o empreendedor, especialmente para os pequenos negócios, são muitas: visibilidade no site da plataforma, redução de custos com publicidade, marketing e logística, possibilidade de enviar para todos os lugares do Brasil, além de acesso a facilidades como pagamentos e ferramentas para gestão de vendas.

Para participar do programa, é necessário concluir algumas etapas obrigatórias, nas quais o vendedor irá aprender a fazer o lançamento dos seus produtos no sistema, operar as ferramentas e fazer as compras dos equipamentos necessários. Ao final, o lojista testará seus conhecimentos, e poderá verificar se está apto para dar início a suas operações na plataforma.

De acordo com as regras do programa, o tempo mínimo de lançamento é de 17 dias e é necessário ter em mãos o ID ou código de armazém, que consiste em quatro letras (ex: AXNF). Ele será solicitado diversas vezes ao longo do processo para confirmação. Vamos começar?

Etapa 1 – Cronograma e equipamentos

Para começar a operar no FBA Onsite - Logística da Amazon, a loja participante deverá possuir alguns equipamentos obrigatórios para a expedição dos pedidos – como, por exemplo, impressora de etiqueta de envio homologada de 203 dpi ou 300 dpi, leitor de códigos de barra, etiquetas, caixas e envelopes.

Etapa 2 – Integração de nota fiscal

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é obrigatória para operar no programa de logística da Amazon. Ela é essencial para que os pedidos sejam faturados corretamente, evitando que o vendedor sofra penalidades e atrasos no processamento de pedidos. É importante ficar atento também às regras de integração solicitadas pela plataforma, pois qualquer outra combinação de integrador e ERP não será aceita pelo programa.

Etapa 3 – Acesso ao Onsite

O Onsite Tool é a ferramenta de gerenciamento de armazém que é disponibilizada para os vendedores que participam do programa de logística. Ela faz toda a parte operacional, como administração de estoque, processamento de pedidos, etc. O acesso é feito com o mesmo e-mail e senha do Seller Central.

Etapa 4 – Treinamentos

Aqui o empreendedor aprenderá como gerenciar seu inventário e processar os pedidos no Onsite. A plataforma pede que o material contendo as instruções seja compartilhado com todos os funcionários da loja que irão trabalhar diretamente com pedidos FBA Onsite - Logística da Amazon.

Nessa etapa você vai aprender a:

  • Inserir inventário no Onsite;
  • Processar pedidos;
  • Analisar as métricas de performance;
  • Verificar capacidade operacional;
  • Trabalhar com produtos com bateria (baixa periculosidade).

Ao final dessa etapa, será necessário realizar uma prova para comprovar que o vendedor realmente aprendeu a trabalhar com a ferramenta.

Etapa 5 – Conversão de produtos

Passou no teste anterior? Agora, você vai preparar sua loja para começar a vender. Para isso, é preciso converter suas ofertas do Seller Central para a Logística da Amazon e atualizar o estoque dos seus produtos para que eles fiquem ativos no site com a tag de enviado pela Amazon.

Etapa 6 – Lançamento

Se você completou todas as etapas anteriores, sua loja ficará ativa no site da Amazon e você poderá começar a receber os pedidos. Inicialmente, a capacidade será reduzida (por volta de três pedidos/dia), para um período de testes e adaptações. A partir da segunda semana, se tudo correr bem, o número de pedidos por dia poderá ser reajustado.

Nesta etapa a Amazon disponibiliza um time de operações para o caso de dúvidas, dificuldades com os passos anteriores e comunicação sobre a primeira coleta do transportador.

Etapa 7 – Pós-lançamento e devolução de clientes

Até aqui você já aprendeu sobre compra de equipamentos e integração de nota fiscal, teve acesso à ferramenta de processamento dos pedidos e recebeu treinamento para utilizá-la corretamente, além de colocar o estoque de produtos disponíveis no site da Amazon. 

Agora, o vendedor precisa saber como processar as devoluções. Para isso, existe um sistema específico, chamado Return App. Assim que a devolução chegar no armazém/estoque, o lojista terá um prazo de até 7 dias para processá-la no aplicativo.

Gostou deste conteúdo? Este artigo foi inspirado no guia feito pela Amazon para o seu programa de logística. Sugerimos a leitura completa dos links indicados neste material para concluir o treinamento de forma correta e tirar todas as suas dúvidas.

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