this is an h1

this is an h2

Vantagens do aplicativo Compras.gov.br são destaque do Sebrae 50+50

Segundo dia do evento Transformar Juntos, em Brasília, trouxe também debate sobre a importância dos órgãos de controle para o desenvolvimento no país

Luís Zanin (à esquerda): aplicativo agrega rapidez, praticidade e agilidade na navegação e operacionalização das compras públicas (Foto/crédito - Felipe Costa/Sebrae)

As principais funcionalidades e as vantagens do aplicativo Compras.gov.br para os pequenos negócios foram apresentadas em 27 de julho, segundo dia do evento Transformar Juntos, realizado em Brasília pelo Sebrae. As informações constaram de um bate-papo entre o coordenador-geral de Sistemas de Compras do Ministério da Economia, Diego Mendes, e do consultor do Sebrae, Luís Zanin.

Por meio da ferramenta, donos de micro ou pequenas empresas se cadastram e rastreiam as principais licitações nas quais podem fornecer produtos e serviços. Também é possível “favoritar” uma licitação e acompanhar todos as movimentações, entre outras novidades.

O Transformar Juntos reúne duas agendas importantes do Sebrae: o Fomenta, que integra as celebrações dos 50 anos do Sebrae em 2022, e o Brasil Mais Simples. Governo e instituições do setor público e privado debateram a simplificação e o acesso dos micro e pequenos negócios às compras públicas, O evento é resultado da junção do “Brasil Mais Simples” e do “Fomenta”.

No evento, Zanin incentivou a adesão e deu instruções para o cadastramento. “O aplicativo agrega rapidez, praticidade, agilidade na navegação e operacionalização dos certames realizados pelo sistema Compras.gov.br. Ainda serão implantadas mais funcionalidades como a possibilidade de dar lances”, informou.

Mendes mostrou a expectativa de que as mudanças possam contribuir para a inserção de cada vez mais pequenos negócios nas compras públicas, o que impacta positivamente fornecedores e a administração pública. “É a tecnologia ao alcance das nossas mãos. Em poucos minutos qualquer pessoa pode se cadastrar e participar de uma contratação”, ressaltou.

“A inovação chegou definitivamente ao mercado das compras públicas. As oportunidades agora estão na palma da mão do dono do pequeno negócio. Basta um clique para participar pelo APP”, comentou a analista técnica e coordenadora do Projeto Compras Governamentais do Sebrae Nacional, Denise Donati, também presente no Transformar Juntos.

Órgãos de controle

A importância dos órgãos de controle, dos Tribunais de Contas e do Ministério Público para o desenvolvimento do país foi tema de destaque no segundo dia do Transformar Juntos.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, reforçou a importância de se desmistificar a imagem de que os órgãos de controle “existem para não deixar fazer”. Para Quick, o diálogo entre esses órgãos e a população, assim como outras instituições presentes no evento, proporcionam mais efetividade e inovam a administração pública. “Há uma verdadeira transformação acontecendo para que a efetivação das políticas públicas e da Constituição Federal sejam cumpridas, sem abrir mão das prerrogativas da lei”, afirmou.

Os princípios constitucionais que tratam dos objetivos fundamentais da República foram pontuados pelo vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa, Sebastião Helvécio, como exemplo de como o trabalho dos órgãos de controle são voltados para o desenvolvimento da cidadania. “Não adianta ter órgão de controle que não escuta as necessidades da sociedade. Todo o esforço das instituições de controle é para garantir cidadania. Ser útil e relevante para o cidadão”, completou.

Cézar Miolo, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), destacou a importância da iniciativa do Sebrae em levantar uma agenda de iniciativas para melhorar os processos da administração pública. “Reunir tantos órgãos das esferas municipais, estaduais e federais é de extrema relevância. É cada vez mais necessário que se vejam os órgãos de controle como instrumentos de cooperação para governança”, disse.

Por sua vez, Manoel Murrieta, presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), ressaltou as principais atribuições do Ministério Público no Brasil. Segundo ele, costumam dizer que a atuação do órgão é conhecida como “uma jabuticaba que deu certo”, pois tem feições, facetas e ferramentas únicas para defender os principais direitos da população brasileira.

Sobre o Sebrae 50+50

As atividades que marcam a celebração dos 50 anos do Sebrae giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história” e procuram mostrar a conexão da instituição com o Brasil. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza as ações atuais nos três pilares da instituição: aprimorar a gestão empresarial, desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios e promover a cultura empreendedora. Mostra também a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar para o futuro, ao mesmo tempo, voltado para os novos desafios do empreendedorismo no país.


Conheça: www.agenciasebrae.com.br