this is an h1

this is an h2

header_noticia_sem_foto
Feira do Empreendedor: superação, protagonismo e inclusão em debate

No primeiro dia do evento, uma das atrações foi um painel com a artista Negra Li e o ex-jogador de futebol Jakson Follman, sobrevivente de acidente aéreo

A cantora Negra Li, no evento: fomentar negócios nas comunidades garante emprego e faz a economia local se desenvolver (Foto/crédito: Sebrae-SP/Divulgação)

No primeiro dia da Feira do Empreendedor 2022, o público do evento conferiu uma intensa programação tanto no SP Expo, onde acontece o evento presencial, quanto na plataforma on-line Sebrae Experience. Considerado o maior evento de empreendedorismo do mundo, a feira faz parte do calendário oficial dos 50 anos da instituição, criada em 1972.

Uma das principais atrações do dia foi o painel “Protagonismo e Inclusão” com a presença da cantora, compositora e atriz Negra Li e do ex-jogador de futebol e palestrante Jakson Follman, sobrevivente do trágico acidente aéreo do avião da Chapecoense, em 2016. Os dois compartilharam um pouco de suas trajetórias e contaram como conseguem enfrentar os desafios mesmo diante das dificuldades na vida pessoal e profissional. A moderação do painel foi realizada pelo redator, roteirista e fundador da Dromedário, Maurício Meirelles.

O ex-jogador de futebol, Jakson Follman, foi aplaudido de pé pelo público presente na Arena do Conhecimento. Durante apresentação, ele relembrou o trágico acidente do avião da Chapecoense em 2016, quando ele estava no auge da carreira como goleiro profissional, com apenas 24 anos.

Após ficar quase dois meses hospitalizado e perder uma das pernas, Follman conseguiu se reinventar e atualmente trabalha como palestrante e tem projetos no esporte e na música.

“Todo esse processo foi lento e para isso eu tive que ter muita paciência, algo que eu não tinha muito quando era jogador de futebol. Além disso, eu abracei as oportunidades que surgiram para mim com muita coragem, como a experiência de ser comentarista de esporte e depois a carreira musical”, comentou.

A cantora Negra Li também contou um pouco das dificuldades que encontrou na carreira, principalmente quando começou a fazer mais sucesso e precisou abrir uma empresa. “Eu comecei a cantar com apenas 16 anos e também abracei uma oportunidade. Naquela época eu não sabia como era difícil gerir uma carreira. Hoje eu conto com várias equipes ao meu lado com profissionais competentes em projetos diversos na música, na publicidade e no digital”, frisou.

Representante da periferia de São Paulo, a artista também falou da importância do empreendedorismo dentro das comunidades. “Isso dá autonomia não só para as mulheres negras, mas para todos porque gera renda e o sentimento de empoderamento de que você é capaz de viver e não apenas sobreviver”, destacou. Para ela, fomentar negócios nas comunidades garante emprego e faz a economia local se desenvolver.

Desafios no digital

Ao serem questionados sobre como não perder o foco mesmo diante das dificuldades, os dois contaram que é preciso se readaptar, principalmente em situações de crise como a pandemia da Covid-19.

“Eu tive que perder a timidez de falar com uma tela de celular e aprender a lidar com as redes sociais”, revelou Follman. Ele revelou que a carreira de palestrante começou justamente em 2020. “Eu comecei fazendo as palestras on-line e achava muito estranho falar, pois não estava habituado, mas novamente tive que me reinventar”, disse.

Com o tema “Empreender Sem Limites”, a Feira do Empreendedor 2022 segue até 11 de outubro (terça-feira), com acesso gratuito e em formato híbrido. Entre as principais atrações, está a Mega Arena do Conhecimento, com mais de 250 palestras de especialistas e personalidades que vão abordar tudo que diz respeito à jornada empreendedora em seis palcos simultâneos e com transmissão digital.

Acesso ao evento presencial

O Sebrae disponibiliza vans gratuitas e acessíveis, devidamente identificadas, para a Feira do Empreendedor, nas estações de metrô Imigrantes (Linha Verde) e Jabaquara (Linha Azul), das 9h30 até as 21h30. O São Paulo Expo oferece estacionamento pago no local, com capacidade para 6,5 mil veículos.

Serviço

Feira do Empreendedor 2022

Data: 7 a 11 de outubro

Evento presencial: SP Expo – 1,5, Rodovia dos Imigrantes – Jabaquara

Acesso on-line: Plataforma Sebrae Experience

Informações e inscrições gratuitas: feiradoempreendedor22.com.br

Sobre o Sebrae 50+50

As atividades que marcam a celebração dos 50 anos do Sebrae giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história” e procuram mostrar a conexão da instituição com o Brasil. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza as ações atuais nos três pilares da instituição: aprimorar a gestão empresarial, desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios e promover a cultura empreendedora. Mostra também a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar para o futuro, ao mesmo tempo, voltado para os novos desafios do empreendedorismo no país.


Conheça: www.agenciasebrae.com.br

Posso ajudar?