this is an h1

this is an h2

header_noticia_sem_foto
Rondônia é destaque em novo vídeo da Expedição Sebrae 50+50

Minissérie conta agora a história da empreendedora Gabriela Zolinger e sua kombucharia, como parte das atividades de celebração do cinquentenário do Sebrae


Gabriela Zolinger, da Amazô Kumbucha, trocou o trabalho como coordenadora pedagógica em uma escola por sua empresa e não se arrependeu (Foto/crédito - Gabriel Borino)

Na cidade de Vilhena/RO, a cerca de 800 km da capital, Porto Velho, a Expedição Sebrae 50+50 foi conhecer a história de um negócio jovem e promissor: a Amazô Kombucha, que em três anos, dobrou sua produção de bebida fermentada e gaseificada naturalmente, em três sabores (uva, frutas vermelhas e gengibre com limão siciliano).

Atualmente, são envasadas cerca de mil garrafas por mês, distribuídas em oito pontos de venda. Gabriela Zolinger, idealizadora da kombucharia, trocou o trabalho como coordenadora pedagógica em uma escola por sua empresa. E não se arrependeu.

A empresa distribui a bebida para oito pontos de venda na cidade e está trabalhando para ampliar a produção e também inserir ingredientes amazônicos no preparo, como o guaraná e o cupuaçu.

A Expedição Sebrae 50+50 está percorrendo o Brasil para mostrar empreendedores e empreendedoras que criam o futuro e fazem história, como parte das atividades da celebração do cinquentenário da instituição ao longo de 2022.

Gabriela explica como se faz a kombucha: “A base da fermentação é o chá verde adoçado, que por meio de uma cultura de bactérias e leveduras (scoby) realiza a transformação dos compostos do chá em nutrientes. Pode ser considerada uma bebida funcional, devido ao baixo teor calórico, ação antiinflamatória, fortalecimento da imunidade e regulação do sistema gástrico intestinal”.

A família da empresária, que hoje vive em um sítio no interior do estado, sempre cultivou a terra e o gosto por uma vida mais saudável. Quando teve seu filho, hoje com dois anos e meio, Gabriela decidiu se dedicar exclusivamente à maternidade. E, como costuma dizer, “quando nasceu uma mãe, nasceu também uma empreendedora”. Ela deixou o emprego com carteira assinada pra cuidar do filho, e, ao mesmo tempo, começou a estudar mais sobre os alimentos, pra cuidar melhor da introdução alimentar do pequeno.

Gabriela, que é técnica agrícola e também formada em Ciências Biológicas, descobriu em suas pesquisas o potencial da kombucha, uma bebida fermentada à base de chá e outros ingredientes. Com o apoio da mãe, começou a fazer o preparo em casa, pra consumo próprio, e percebeu uma melhora significativa em seu próprio organismo. Então, passou a pesquisar todos os processos de produção do alimento e seus benefícios para a saúde.

O início

Aos poucos, o que começou como uma produção caseira foi se tornando um negócio. “Eu presenteava amigos e familiares com a kombucha e comecei a ser estimulada a vender. Então, fui aprimorando a receita, fiz cursos, estudei a microbiologia que envolve a bebida e comecei as vendas, de maneira informal, para algumas pessoas”, relembra Gabriela.

Com o aumento da produção e a necessidade de estruturar e regularizar o negócio, Gabriela sentiu necessidade de procurar o Sebrae. Fez diversas capacitações em técnicas de venda, atendimento, planejamento estratégico, marketing e precificação. Também participou de eventos, como o Conexão Sebrae e a Rio Innovation Week, onde pode apresentar a kombucha, fechar negócios e estabelecer parcerias.

“O apoio do Sebrae foi fundamental pra que eu conseguisse implantar o meu negócio, no começo. E também pra crescer, agora. Com apoio do programa Inova Amazônia, meu objetivo é ampliar a capacidade de produção e investir em novos sabores e também em outras bebidas”, afirmou. Para a empreendedora, este é o início de uma promissora trajetória. “Estamos apenas começando e eu vejo, no futuro, ainda muito espaço para a kombucharia crescer e minha empresa se destacar cada vez mais”.

Números da Amazô

  • 1.000 garrafas produzidas por mês
  • 8 pontos de venda

Linha do tempo

  • 2019 – Gabriela começou a fermentar a kombucha artesanalmente 
  • 2020 – Criação da marca Amazô Kombucha e pedido de registro no INPI
  • 2021 – Formalização como microempreendedora individual
  • 2022 – Projeto para ampliar a produção, de 1.000 para 5.000 garrafas/mês

Sobre o Sebrae

Promove a cultura empreendedora, aprimora a gestão empresarial e desenvolve um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios brasileiros, que representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Esses pilares definem a atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. Em 2022, a instituição celebra seu cinquentenário com o Projeto Sebrae 50+50, que reúne atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Dessa maneira, reforça seu compromisso na execução de projetos e parcerias, além de milhões de atendimentos e capacitações por ano, de forma gratuita. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
 

Única kombucharia de Rondônia produz mais de mil garrafas da bebida por mês

Confira as fotos da Expedição Sebrae 50+50 no Flickr oficial do Sebrae

Posso ajudar?