Pular para o conteúdo principal
Inovação | AUMENTO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA

Conheça a solução de práticas de produtividade para o artesanato

Grupos de artesãos podem aperfeiçoar fabricação de seus produtos e aumentar produtividade com conhecimentos adquiridos por meio da inovação e da tecnologia.

· 24/10/2015 · Atualizado em 19/05/2020

Apresentação

O Sebrae desenvolveu solução de inovação e tecnologia voltada para o artesanato. Grupos de artesãos que trabalham com produtos originados da união de vários componentes têm a oportunidade de aperfeiçoar a gestão das unidades produtivas no país.

A solução Práticas de produtividade para o artesanato capacita comunidades envolvidas no processo de fabricação do artesanato local. Um dos objetivos é preparar os artesãos para que, cada vez mais, eles se tornem autossuficientes, atendendo a um possível aumento da demanda.

A aplicação das metodologias apresentadas na solução permitirá aos artesãos aperfeiçoar a fabricação de seus produtos, buscando mais produtividade.

Confira a seguir informações sobre formato e modalidade, encontros e competências a serem adquiridas pelos participantes.

Curso

Em formato de curso na modalidade presencial, a solução tem carga horária de 24h, cumprida em três encontros, a serem realizados preferencialmente no próprio ambiente dos artesãos.

Os participantes entrarão em contato com as metodologias de Estrutura de Produto e Fabricação Sequencial, que são conceitos focados na alavancagem da produtividade.

De forma inédita, esses conceitos foram adaptados para a fabricação do artesanato.

Encontros

As estratégias utilizadas incluem exposição dialogada e técnica de apresentação, além de exercícios individuais e em grupo.

No primeiro encontro, será apresentada a metodologia Estrutura do Produto. No encontro seguinte, os participantes aprenderão sobre a Fabricação Sequencial.

Ao participar do curso, o artesão aprenderá a aplicar as técnicas ensinadas durante os encontros e poderá aumentar a produtividade no seu artesanato.

Competências adquiridas

Com a solução desenvolvida para os artesãos que precisam aumentar sua produtividade, espera-se que eles adquiram, ao fim do curso, as seguintes competências:

  • Conhecer metodologias de produtividade que permitem aos artesãos compreender a fabricação do seu artesanato e o aperfeiçoamento dessa fabricação;
  • Estar apto a aplicar, conforme suas necessidades, as metodologias de produtividade na fabricação do seu artesanato.

Saiba mais

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora