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Leis | POLÍTICAS PÚBLICAS
O Sebrae promove desenvolvimento territorial em todo o país

Saiba como articulamos políticas públicas para tornar as regiões do Brasil mais competitivas.

· 14/07/2020 · Atualizado em 18/08/2020
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As nossas ações relacionadas ao desenvolvimento territorial são fundamentais para promover a competitividade dos pequenos negócios e o desenvolvimento das comunidades em que se inserem.

Para isso, articulamos políticas públicas que gerem um ambiente mais propício à atuação das micro e pequenas empresas, além de identificar os pontos fortes de cada território, a fim de criar estratégias de desenvolvimento que contribuam para tornar as regiões do Brasil mais atrativas aos donos de pequenos negócios e suas famílias.

Conheça nossas iniciativas para promover o desenvolvimento territorial em todo o país.

SGC

É um programa voltado para pequenos negócios formalizados que garante finaciamento em parceria com Sociedades de Garantia de Crédito (SGC).

Ao acessar financiamentos com a garantia de crédito, as empresas podem manter os negócios em melhores condições. Atualmente, no Brasil, nós somos o principal apoiador do modelo de concessão de garantias por meio de SGC com foco exclusivo em micro e pequenas empresas.

Confira os resultados atingidos:

  • 14.742 garantias emitidas
  • R$ 561 milhões em garantias emitidas
  • R$ 800 milhões contratados em financiamentos
  • Modalidade de crédito da garantia: capital de giro (85%) e investimentos (15%)

Acesse e conheça mais sobre o projeto

Cooperativismo financeiro

É um programa de fomento ao cooperativismo como alternativa de acesso a produtos e serviços financeiros para os pequenos negócios, de forma mais justa e sustentável economicamente. Contribuímos para o desenvolvimento da área no país há mais de 15 anos, operacionalizando diversas iniciativas por meio de ações e parcerias.

Confira os resultados que alcançamos com o projeto:

  • R$ 1,1 bilhão de incremento no saldo da carteira de crédito nos últimos três anos
  • Participação de 93 cooperativas financeiras nos últimos três anos
  • 75 mil novos associados PJ nos últimos três anos
  • Participação de 400 cooperativas financeiras de 2008 a 2016
  • R$ 8 bilhões de incremento no saldo da carteira de crédito de 2008 a 2016
  • 220 mil novos associados PJ de 2008 a 2016

Acesse e conheça mais sobre o projeto

Estratégia nacional da cadeia produtiva da moda

É um conjunto de iniciativas que têm o objetivo de contribuir para o incremento da competitividade e da sustentabilidade empresarial de pequenos negócios inseridos nesse mercado, por meio da atuação intersetorial integrada e articulada.

Os programas visam criar estratégias e negócios que subsidiem o planejamento do sistema Sebrae, o atendimento e relacionamento com empreendedores, impactando positivamente a resolução dos desafios dos pequenos negócios, promovendo capacitação e profissionalização da cadeia produtiva do segmento.

  • Mais de 76 projetos de moda em execução em 2019
  • Quase R$ 11 milhões investidos somente em projetos de moda nos estados brasileiros
  • Mais de 15,7 mil empresas atendidas

Acesse e conheça mais sobre as iniciativas

Ideias de negócio

O programa compartilha, desde 2007, conhecimento e informações especializadas com os futuros empreendedores sobre os negócios que desejam montar.

São 430 cartilhas digitais, que trazem uma visão sobre todos os aspectos dos empreendimentos, como investimento, pessoal, equipamentos, estrutura, entre outros, com informações constantemente atualizadas por consultores especializados e validadas por nossos gestores setoriais.

O material torna o potencial empreendedor muito mais preparado para o sucesso em seu negócio, podendo reduzir enormemente a chance de fracasso.

Ideias de Negócio em números:

  • Mais de 9 milhões de acesso em 2019
  • 2,5 milhões de acesso no primeiro semestre de 2020
  • Mais de 70 milhões de acesso nos últimos 5 anos

Acesse e conheça mais sobre o projeto

RN Solar

O programa promove ações para a cadeia de energia solar fotovoltaica, a fim de fortalecer o setor, que está em ascensão, dando para empreendedores a possibilidade de fazer bons negócios e a oportunidade de gerar sua própria energia, além de contribuir para a sustentabilidade, por se tratar de uma energia renovável.

Nós realizamos atendimento customizados às micro e pequenas empresas do setor, atuando na melhoria da gestão do negócio para aumentar a competitividade, a cooperação e o alcance de mercado, estabelecendo e fortalecendo sua cadeia de valor.

Confira os resultados atingidos:

  • Mais de 600 empresas atendidas em três anos
  • Realização do Fórum de Energias, com participação mais de 250 pessoas
  • Criação da Comissão de Energias Renováveis (Coere)
  • Aumento de quase 25% da produtividade e competitividade das empresas atendidas

Acesse e conheça mais sobre o projeto

1.000 mulheres

O programa visa capacitar mil mulheres em situação de vulnerabilidade social do estado de São Paulo. São 20 horas de capacitação em cinco dias consecutivos, totalmente gratuito e com certificado nos temas: gestão, empreendedorismo, empoderamento feminino e negócios de impacto social.

Os objetivos são desenvolver o potencial dessas pessoas, fomentando o empreendedorismo como oportunidade de geração de trabalho e renda, além de transformar a vida de quem deseja ser protagonistas de sua própria história, realizando sonhos através da inclusão social.

Confira os resultados atingidos:

  • 2.884 inscrições realizadas em 2019
  • 2.509 mulheres certificadas em 2019
  • 75 mulheres na fase de aceleração do programa
  • 15 negócios de impacto social desenvolvidos

Acesse para saber mais sobre o programa

Sebrae Aqui

É um canal de atendimento para empreendedores, visando à descentralização dos serviços e dos produtos Sebrae, além da promoção da competitividade, do desenvolvimento sustentável, da melhoria do ambiente legal e de negócios das micro e pequenas empresas, contribuindo, assim, para o fortalecimento da economia de âmbito local.

Os canais são responsáveis por prestar serviços às micro e pequenas empresas de municípios de médio e pequeno porte de São Paulo, que não têm uma estrutura própria do Sebrae, facilitando o acesso local, principalmente para quem tem dificuldades com atendimento remoto ou prefere o atendimento presencial.

Além disso, os canais estão localizados em espaços de integrados, ou seja, o empreendedor consegue realizar os serviços de abertura e orientação empresarial em um mesmo espaço, junto com outros parceiros, como Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo, Sala do Empreendedor, entre outros.

Confira os resultados alcançados:

  • Quase 400 mil clientes atendidos
  • Quase 35 mil empresas atendidas durante a pandemia
  • 5 mil turmas, com oficinas e palestras realizadas nas localidades, atingindo cerca de 100 mil participantes
  • 30 mil formalizações de MEI
  • 345 turmas em parceria com outras entidades, atendendo mais de 6 mil clientes

Acesse e sabia mais sobre o programa

Nosso leite

O programa promove o desenvolvimento sustentável a partir de ações de inovação, tecnologia e gestão, demonstrando por meio de resultados concretos que produzir leite é um ótimo negócio, lucrativo e com benefícios sociais de fixar a família na propriedade com condições de prosperidade.

Os objetivos do programa são transferir conhecimento e tecnologia nas áreas agrárias, zootécnicas, gerenciais e ambientais, para a promoção e o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em Mato Grosso, ofertando assistência técnica e gerencial aos produtores, com foco na geração de negócios e fortalecimento da renda familiar.

Confira os resultados do programa:

  • Atendimento de mais de 2 mil propriedades
  • Atuação em 35 municípios
  • Injeção de mais de R$ 3 milhões na economia do estado
  • Capacitação direta de 50 técnicos

Baixe o arquivo (em PDF) e saiba mais sobre o programa

Municipalização da Lei Geral no Maranhão e Cidade Empreendedora

Com o objetivo de promover a aplicação efetiva da Lei Geral das MPE nos municípios do estado, o Sebrae no Maranhão criou ações nos eixos de compras governamentais, desburocratização (Redesimples), atores de desenvolvimento e salas do empreendedor.

Assim, busca engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para as micro e pequenas empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, por meio do incremento integrado da competitividade sistêmica, estrutural e empresarial, com foco na competitividade dos territórios e suas economias.

Confira alguns dos resultados dos programas

  • 116 municípios com Lei Geral implementada, totalizando 53% das cidades maranhenses com ambiente legal para empreendedorismo
  • 40 municípios com políticas de desenvolvimento implantadas
  • 100% dos municípios integrados à Redesimples
  • 87 municípios com Salas do Empreendedor
  • Redução de 25% no tempo de análise da consulta prévia em municípios do Cidade Empreendedora
  • 12 municípios do Cidade Empreendedora com Plano Anual de Compras estruturado, contemplando histórico de licitações dos municípios.
  • Construção de Planejamento Estratégico para Gestão Municipal em 9 municípios

Acesse aqui e aqui para saber mais

Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) - Maranhão

O programa envolve mobilização, qualificação e integração de líderes, para possibilitar o alinhamento das demandas de uma determinada região e a convergência das políticas públicas e iniciativas privadas, visando contribuir para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da região, com foco no fortalecimento da economia e por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.

Confira os resultados do projeto

  • 120 empresas atendidas
  • 27 municípios contemplados

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Rota das Emoções

É um destino de ecoturismo e aventura que se diferencia por reunir diversos atrativos, com destaque para três unidades de conservação de relevância para o país.

O grande diferencial do trabalho desenvolvido pelo Sebrae é o fomento ao turismo ecológico sustentável, que permite o desenvolvimento da região. A criação de entidades empresariais coletivas e novos negócios promoveu o fortalecimento dos já existentes, tornando-os mais competitivos no mercado turístico nacional e internacional, tendo como premissa a atuação integrada entre os estados de Maranhão, Ceará e Piauí.

Confira alguns resultados desse projeto:

  • 2.320 negócios atendidos
  • 13.459 horas de consultoria
  • 777 cursos
  • 418 oficinas
  • 245 palestras
  • 13 rodadas de negócio
  • 12 missões técnicas/caravanas

Acesse e conheça mais sobre o projeto

Chapada das Mesas

É um projeto que busca o desenvolvimento dos pequenos negócios de turismo de aventura no Polo Chapada das Mesas, por meio de consultorias, capacitações e ações de mercado, para a promoção do destino.

São realizadas presencialmente, junto aos empresários, atividades da cadeia produtiva do turismo, voltadas para a melhoria da gestão dos empreendimentos e do atendimento ao cliente, roteirização, aumento da qualidade dos serviços turísticos no polo e fortalecimento da cultura da cooperação entre as MPE.

Confira os resultados do projeto:

  • 849 negócios atendidos
  • 6.279 horas de consultoria
  • 325 cursos
  • 46 oficinas
  • 124 palestras
  • 4 rodadas de negócio
  • 5 missões técnicas/caravanas
  • 10 feiras
  • 50 seminários

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Turismo São Luís

É um projeto focado no desenvolvimento dos pequenos negócios da cadeia de turismo em São Luís (MA), por meio de consultorias, capacitações e ações de mercado nacional e internacional, para a promoção do destino.

O Sebrae promove ações realizadas através de capacitações, palestras, seminários, oficinas, consultorias individuais e coletivas das empresas atendidas no projeto. Também conta com ações voltadas para a ampliação de mercados, por meio de eventos e consultorias especializadas, criação de novos circuitos, roteiros e produtos turísticos, além de inovação para aprimoramento de processos e da gestão, visando elevar o faturamento das empresas atendidas.

Confira os resultados do projeto:

  • 2.157 negócios atendidos
  • 9.557 horas de curso
  • 523 cursos
  • 42 oficinas
  • 52 palestras
  • 7 rodadas de negócio
  • 23 missões técnicas/caravanas

Acesse e conheça mais sobre o projeto

Encadeamento produtivo

Um dos objetivos do Sebrae é promover a inserção competitiva e a melhoria de desempenho dos pequenos negócios na cadeia de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo e mutuamente atraentes.

Por isso busca identificar demandas do mercado para oferta das pequenas empresas às médias e grandes. Após a identificação do problema, o Sebrae e instituições parceiras implementam ações que preparam os pequenos negócios a atender aos requisitos do mercado e aproximam demandantes e ofertantes.

O alinhamento desses interesses favorece o comprometimento e o aumento da confiança nas relações e faz com empreendimentos de todos os portes compartilhem resultados a serem alcançados de forma conjunta, no médio e longo prazo.

Confira os resultados para os pequenos negócios:

  • 62% das MPE participantes tiveram um aumento médio de 35% no faturamento
  • 69% tiveram aumento médio de 27% na produtividade
  • 49% das pequenas empresas cresceram em média 26% na lucratividade
  • 75% dos pequenos negócios aumentaram a qualidade de seus produtos e serviços
  • As reclamações relativas à qualidade caíram 39%
  • 45% das pequenas empresas aumentaram o número de pessoas ocupadas

Confira os resultados para as médias e grandes empresas:

  • 70% das âncoras aumentaram a participação de pequenas empresas no seu volume de compras e 60%, no volume de vendas
  • 60% das âncoras melhoraram a presteza e flexibilidade dos pequenos fornecedores ao atender necessidades emergenciais
  • 50% percebem atualização tecnológica de produtos e/ou processos de seus fornecedores e 60%, de seus pequenos distribuidores
  • 90% das âncoras constatam maior qualidade dos produtos e/ou serviços de fornecedores
  • O tempo dedicado a resolver problemas caiu 30%
  • 80% das âncoras registram melhor aproximação com o consumidor final após parceria com distribuidores

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