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Inovação | REDE SOCIAL
Endomarketing para sua empresa

Os benefícios que o investimento em endomarketing traz é a prática da valorização do público interno.

· 17/11/2021 · Atualizado em 18/11/2021
O que é

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltado para ações internas na empresa. Conhecido pelo termo marketing interno, essa estratégia visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, os transformando em uma equipe motivada e reduzindo o índice de rotatividade.

O Marketing Interno trabalha dois pontos principais: a percepção dos colaboradores acerca da empresa e sua identificação com a cultura da organização, ou seja, os funcionários têm suas opiniões consideradas e seus esforços reconhecidos na empresa.

O endomarketing resulta em ações de marketing direcionadas ao público interno da empresa para que o funcionário se torne defensor do negócio e promova uma imagem positiva dos produtos que a organização oferece. O funcionário exerce uma grande influência nas opiniões e decisões do cliente externo, portanto, ele deve ser o primeiro a demostrar satisfação com a marca para gerar relacionamento em cada venda.

Se for bem realizado e acompanhado de perto, o endomarketing tem grande potencial de trazer longos resultados para as empresas que investem nessa estratégia na prática da valorização do público interno.

Separamos alguns pontos importantes. Confira:

  • Colaboradores mais motivados;
  • Aumento da produtividade;
  • Menor rotatividade de funcionários;
  • Colaboradores mais leais e compromissados;
  • Qualidade no trabalho;
  • Organização.

Como promover o endomarketing em sua empresa

Programe eventos para o público interno

Eventos internos são excelentes estratégias para elevar o sentimento dos colaboradores. Além disso, é importante o uso de ferramentas para alinhar metas, processos e outros desafios. Use workshops, palestras, cafés da manhã e outros eventos motivacionais para conquistar os resultados. 

Comunicação interna

Apesar do tamanho da sua organização, é importante apostar no alinhamento da comunicação com a equipe, informando sobre as metas, desafios e conquistas da instituição. Os meios que podem ser utilizados para isso são murais, rede interna, endereço eletrônico ou ferramentas de chat online. Para uma comunicação assertiva na empresa é importante ter um responsável para conferir e manter o cuidado com as informações. Uma observação é que as informações devem ser claras e objetiva, revelando inclusive referências financeiras e do planejamento estratégico.

Ações de integração

A integração dos colaboradores é fundamental para que novos funcionários possam ser inseridos na cultura organizacional da empresa. Além disso, aposte nas comemorações por metas. Reúna toda a equipe e celebre cada conquista. Isso é extremamente motivador e capaz de trazer grandes resultados para sua empresa possibilitando a integração das equipes em todas as ações.

Capacite seus colaboradores

Essa é uma estratégia que ajuda a melhorar as práticas internas auxiliando a elevar o nível de satisfação dos funcionários, visto que a empresa se mostra preocupada no desenvolvimento profissional de seus colaboradores. O programa de treinamento pode ser desenvolvido anual ou semestralmente visando ampliar o nível de engajamento dos seus colaboradores com a empresa e com isso, possam assumir compromissos com os resultados formando líderes.

Conheça seus funcionários

É importante conhecer os funcionários da sua empresa. Tente entender suas necessidades, desejos e objetivos. Converse com eles e preste bastante atenção. Use ferramentas que trabalham com o perfil comportamental para conseguir informações.

Definir os principais objetivos

A estratégia de endomarketing deve ser desenvolvida com um objetivo claro em mente. Desta forma, será mais fácil direcionar a criatividade e alcançar seus objetivos. Entre os principais objetivos que podemos destacar estão:

  • Estabelecer a lealdade do empregado;
  • Motivar os funcionários a obter melhores resultados, tornando-os conscientes da determinação necessária;
  • Melhorar o processo de comunicação interna;
  • aumentar a interação entre as equipes.

Planeje o que você vai fazer

O momento em que você estrutura o plano para sua estratégia. Para fazer isso, é necessário responder três perguntas principais: o que será feito? Por que isso será feito? E como isso será feito? Confira algumas ferramentas que você pode usar:

  • Oferecer incentivos: bônus, comissões, viagens;
  • Realizar de campanhas para conscientização;
  • Implementar novos canais de comunicação.

Verifique os resultados

É preciso estabelecer alguns indicadores-chave de desempenho, sendo importante seguir os resultados obtidos.

  • Nível de satisfação do funcionário;
  • Taxa de absenteísmo;
  • Nível de produtividade;
  • Quantidade de resíduos materiais;
  • Retorno sobre o investimento ROI — Retorno Sobre o Investimento.

Ao aplicar essas informações, você poderá projetar sua estratégia de marketing interna para obter ótimos resultados, mantendo seus funcionários felizes e motivados.

Saiba mais

Caso tenha dúvida, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.


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