Como controlar seu orçamento em 2 passos
Controlar o orçamento não é algo de outro mundo, entretanto, é necessário que você tenha disciplina para se ajustar, veja os passos que podem lhe ajudar.
.png)
1º Passo
Defina os custos fixos mensais, aqueles gastos que fazem parte do seu dia a dia, em seguida elabore uma planilha com esses dados.
Exemplos de gastos fixos
- Água, Luz, Telefone, Transporte.
Não esqueça de inserir os gastos eventuais (variáveis ou esporádicos), seu lazer, vestuário, medicamentos e outros adventos geram custos. Afinal de contas, você precisa relacionar todo esse conteúdo para endossar sua planilha e ter o máximo de informações necessárias em prol do controle do seu orçamento.
Exemplos de gastos variáveis e esporádicos
- Lazer, vestuário, cuidados pessoais etc.
Lembre-se de realizar os questionamentos abaixo
- Quais são os meus gastos?
- Quanto gastar e quando gastar?
- Quais as condições?
2º Passo
Faça uma relação entre a renda total da família (determine um espaço de tempo para apurar esses dados) e as suas obrigações (custos) nesse mesmo período.
Logo após, compare os gastos com o dinheiro que você vai receber e tente encontrar um ponto de equilíbrio entre dívidas e receitas.
Em algumas situações você poderá observar que as contas não vão fechar, haverá um desequilíbrio entre o que você gasta e o que você ganha, entretanto, não se desespere, refaça o processo e tente ajustar a sua renda ao orçamento doméstico.
Sempre analise a possibilidade de reduzir ou excluir gastos desnecessários para seu orçamento, aqueles que não agregam benefícios à rotina necessária da sua família.
Lembre-se
- Repita o processo até encontrar o equilíbrio entre seus gastos e o que você ganha;
- Elimine gastos desnecessários.
Curso a distância: Como Gerenciar as Finanças da sua Empresa
por Moisés Barbosa
Sebrae Alagoas
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
O microempreendedor individual (MEI) apresenta uma série de dúvidas ao iniciar o seu empreendimento, para que elas sejam solucionadas e para que o seu negócio se consolide, há o planejamento e os aspectos que o compõem. Em determinado ponto do processo de gestão do negócio o MEI acaba de deparando com as questões de finanças do seu negócio e, às vezes acaba optando por escolhas que não são adequadas para o que ele pretende fazer. Uma boa gestão financeira gera bons frutos para o andamento administrativo do seu negócio, seja você um expert em finanças, ou um novato na área. Dica: Para saber um pouco mais inscreva-se no nosso curso gratuito de Gestão Financeira.