Guia de Tendências para Pequenos Negócios 2020-2021
É preciso estar atento as tendências de mercado para tomar as melhores decisões que impactam a sociedade e seu negócio.
Um novo ano se inicia e com ele novas possibilidades de negócios e crescimento. Pensando nisso, o Sebrae preparou para você empreendedor, um Guia de Tendências que pode ajudar em escolhas futuras de negócio e segmento, nessa retomada ainda gradual da economia.
O movimento e desenvolvimento do contexto e da sociedade conduzem os caminhos do futuro. De forma direta ou indireta tudo está conectado e é preciso estar atento ao que acontece a nossa volta. Observando os sinais e acontecimentos é possível se preparar melhor para lidar com pessoas, com a economia, com tendências e principalmente tomar as decisões mais assertivas para o negócio.
A partir desse cenário surgiram os estudos de tendências – uma nova ciência que observa e investiga o presente, para assim tentar prever (ou ao menos supor) os futuros mais próximos no mundo. Apesar do estudo não ser uma garantia, eles são uma ferramenta valiosa para tomada de decisão.
Assim, se você empreendedor deseja ampliar sua visão e quer estar um passo a frente no mercado, não deixe de ler esse conteúdo rico em insights, criado pelo Sebrae Paraná.
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Se a forma de gerir que você escolheu não está dando resultado, é preciso avaliar. Administrar uma empresa não é fácil, não importa o tamanho dela, são muitos detalhes e nuances que podem fazer a diferença entre ter ou não sucesso em seu meio de negócio. Em conjunto a tais fatores supracitados, toda empresa precisa manter hábitos saudáveis para que seus processos sejam realizados da melhor maneira possível. Portanto, sem planejamento, todo seu investimento vai por água abaixo, fique de olho no que seu modelo de gestão pode estar causando a si mesmo e aos outros. Como mudar seu modelo de gestão? Não é da noite para o dia que essa mudança vai ocorrer, dependerá de um esforço gigantesco em abrir mão do que deu certo no passado para agir com inovação no presente. Nada do que você viveu em saudosas épocas será suficiente para lhe garantir sucesso na gestão atual. Quero compartilhar com você a minha experiência e lhe ajudar com o processo de mudança do seu modelo de gestão. Logo abaixo estão alguns conselhos em prol da sua mudança
Dicas para a gestão da inovação nas empresas. Inovar passou a ser um verbo rotineiro e habitual dentro dos ambientes empresariais. Comum nos centros de estudos e pesquisas, tanto quanto nas grandes organizações, o termo inovação alcança, aos poucos e por diferentes meios, o ambiente dos pequenos negócios. Mas, o que é inovar? Inovar é o processo pelo qual três fatores se conjugam para o atendimento de uma necessidade: criatividade, viabilidade e demanda. Vamos entender cada uma delas: •Pela dinâmica da criatividade que geramos uma ideia incremental ou disruptiva sobre um processo de produção ou de vendas de um produto ou serviço; •Pelo processo da viabilidade, a ideia é analisada nos aspectos técnico ou tecnológico, econômico-financeiro, legal, operacional e mercadológico etc., observando a sua possibilidade de gerar resultado para a empresa; •Pelo processo da demanda, quando a ideia se materializa em um produto ou serviço, o mercado assimilará ou poderá provocar nova formatação. Diante desses pontos, seguem dicas para sua empresa fazer a gestão da inovação. 1. Inovação deve ser uma prioridade Se processo de inovação não fizer parte dos procedimentos estratégicos da sua empresa, seus resultados não serão aqueles que poderiam ser. Inovar é ampliar as possibilidades de crescimento da participação de seus negócios nos mercados onde atuam. 2. A inovação precisa de um ambiente favorável Um ambiente favorável para a inovação se faz com a junção de quatro elementos fundamentais: 1. Decisão da diretoria em incentivar e apoiar a inovação de produtos e serviços; 2. Orçamento suficiente para investir; 3. Um gestor responsável por traçar os objetivos e metas de inovação e articular os esforços dos colaboradores para alcançá-los; 4. Cultura de inovação incorporada na razão de existir da empresa. 3. A equipe precisa estar engajada para inovação Inovar precisa de gente engajada. Salvo uma opinião mais abalizada, nunca vi a inovação ser provocada por computadores. Até agora não vi. Pode até ocorrer num futuro breve. Mas sem o elemento humano, inovar não passar de uma proposição sem sentido. Para engajar seus colaboradores no processo de inovação, sua empresa precisa proporcionar a eles treinamentos, workshops e encontros criativos. Alguns especialistas orientam que esse processo ocorra fora do ambiente de trabalho, o que acaba contribuindo para um “esvaziamento” de velhos conceitos que interferem na adesão. 4. Esteja pronto para parcerias Sua empresa pode até inovar sozinha. Mas quando se atua em parceria, os resultados são bem melhores. Centros de pesquisas e instituições como Senai, Sebrae, Endeavor, dentre outras, têm competência técnica instalada disponível gratuitamente ou subsidiada, contribuindo para a implantação de uma postura inovadora nos negócios. 5. Aja sempre com profissionalismo Ao estruturar o processo de inovação, identifique quais são suas entradas (fontes de ideias), como será seu processamento (seleção e aprovação de ideias, teste de conceito, protótipo de produtos e serviços etc.) e quais serão suas saídas (encaminhamento para produção interna ou externa, lançamento etc.). Outro ponto para levar em consideração é o estabelecimento dos fluxos de informações e os registros gerados no processo. Não se esqueça de que usar recursos tecnológicos como softwares de gestão de projetos para planejamento, controle, distribuição e acompanhamento de todas as atividades relacionadas à inovação é fundamental. 6. Reconheça os esforços Nessa última dica, não deixe de definir os critérios e mecanismos de reconhecimento dos esforços de inovação dos seus colaboradores. Coisas simples como uma reportagem no jornal interno da empresa, elogio público em uma reunião de inovação e premiações ou remunerações proporcionais aos ganhos gerados pela sua participação no processo de inovação. Mas atenção, inovar não é para amadores, apesar de muitos aventureiros ganharem espaço com atitudes que acreditavam ser inovadoras, mas foram acionadoras de desastres no mundo dos negócios. Não confie apenas em “seu taco”. Invista em planejamento, em análise de mercado, em pesquisa, em reuniões com sua equipe. Estruture de forma organizada o processo de inovação para não sofrer com resultados insatisfatórios. Marcos Alencar Mestre em Comunicação Social e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas
Como inovar nos pequenos negócios Inovar nos pequenos negócios parece algo impensado para a maioria dos empresários que tive a oportunidade de orientar e prestar consultoria. “Como eu posso pensar em inovação com tantas contas para pagar?”; “Não me venha falar de algo que nem sei por onde começo!”; “Se inovar fosse bom, todo mundo que inovou estaria rico!” Essas e outras argumentais eu já ouvir e ouço até hoje. E por mais que eu possa entender o contexto que elas foram ditas, deixo claro aos meus interlocutores que eles estão – se não errados – observando a inovação sobre a ótica da contestação sem experimentação. Agem mais pelo preconceito, pela ignorância do desconhecer, que pelo senso do conhecimento e da aplicabilidade desse. Mas há também muitos pequenos negócios que inovam – e isso eu também falo para eles. Não porque todos saibam o que inovar, mas pela necessidade de sobreviver a mercados e a tempos extremamente incertos. Alguns empresários me estimularam – outros me provocaram mesmo – para explicar-lhes o que é inovação para os pequenos negócios. É claro que fui estudar, pesquisar, observar meus apontamentos, analisar minhas experiências com gestão de pequenos negócios para poder apresentar meus argumentos, que aqui apresento. Já começou dizendo que a inovação é – ou ao menos deveria ser - a matéria-prima dos empreendedores, o meio pelo qual esses exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio, um produto ou um serviço diferente. E aqui classifico empreendedor todos aqueles que estão em qualquer ambiente de negócios: micro, médio ou grandes. Entendo, ainda, que os empreendedores precisam buscar ativamente as fontes de inovação, as mudanças que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso, sem o qual estarão fadados a serem empresários, terem CNPJ, mas jamais empreendedores. Sim, há empresários que não são empreendedores, como há empreendedores que jamais serão empresários. Aliás, quem disse que para ser empreendedor é preciso ser empresário? E aqui algumas orientações para quem deseja inovar em seu pequeno negócio, mesmo sem saber como fazer. Treine seus funcionários - Investir em treinamento de funcionários é uma forma de inovação. Se você tem um salão de beleza pode enviar sua manicure para realizar um curso de aprimoramento. Dessa forma, vai apresentar novos produtos para seus clientes ao mesmo tempo que motiva seu funcionário. Logística - Se você trabalha com um nicho em que seus clientes tem dificuldades em ir até sua loja para comprar, criar um delivery pode aumentar seu lucro. Um serviço de entrega não precisa se restringir aos alimentos. Ambiente da loja - A proposta aqui é aplicar o conceito de grandes redes de varejo, em seu pequeno comércio. Além de dispor seus produtos de uma forma lógica, que tal investir numa boa iluminação? Tecnologia - Segundo o SEBRAE, investir em softwares que organizam e melhoram seus processos de gestão pode gerar um serviço mais otimizado e consequentemente, mais lucro. Conhecimento - Deixe de dar desculpas para sua falta de aprimoramento como empresário. Lembre-se de um velho ditado que diz que o “o boi só engorda com o dono do gado”. Hoje em dia estudar está muito fácil. Há muitas opções de cursos e leitura disponíveis na internet que você acessa a qualquer momento. O Sebrae, por exemplo, dispõe de cursos EAD e de treinamentos em seus escritórios. Não deixe para quando o tempo realmente passar. Inovar é questão de sobrevivência para qualquer negócio, especialmente em momentos de crise, como este que o Brasil vem enfrentando. Agora se não quiser inovar, não vá dizer que não lhe avisei. Marcos Alencar Mestre em Comunicação Social e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas