Pular para o conteúdo principal
Thu Feb 11 10:05:23 BRT 2021
Inovação | INOVAÇÃO

O ALI e o Sebrae em Alagoas

Conheça o programa ALI e as suas atividades no estado de Alagoas.

· 04/02/2021 · Atualizado em 11/02/2021

Conhecendo o ALI

O que é o ALI?

O programa ALI – é uma parceria nacional do Sebrae com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que oferece ferramentas com foco em gestão por indicadores, inovação em produtos e serviços, inovação digital, práticas sustentáveis para melhorar e otimizar os resultados da sua empresa.

Em linhas gerais, o programa foi criado em 2009 pelo governo federal e o Sebrae, sua proposta inicial era ligada ao programa Primeiro Emprego (viabilizado pelo governo federal). A partir disso o Sebrae teve a ideia de agregar o Agente Local de Inovação e transformar essa iniciativa em um modelo que conta com pessoas recém formadas para transformar o mercado. 

Vale ressaltar que há ciclos que marcam a evolução do ALI em Alagoas.

Primeiro ciclo do ALI em Alagoas - 2012 a 2013

Esse ciclo ficou marcado pelo uso de uma metodologia direcionada e a realização do diagnóstico de inovação dentro das empresas. 

Segundo ciclo - 2013 a 2015

Neste ciclo houve o aprimoramento do projeto, foi necessário observar a situação das empresas do nordeste e constatar que era importante realizar um diagnóstico de gestão antes do uso das metodologias de inovação.

Terceiro ciclo - 2015 a 2018

Nesse terceiro ciclo vale mencionar o Prêmio Nacional da Inovação (PNI), na modalidade Agente Local de Inovação, na qual tivemos, no primeiro ciclo do prêmio, uma empresa finalista.

Ajudando as empresas

Objetivo do ALI

O ALI tem como objetivo garantir melhorias às pequenas empresas, de maneira com a qual haja benefícios, por meio do uso das atividades e ferramentas inovadoras, voltados ao sucesso de cada empreedimento envolvido no processo de atendimento dos Agentes Locais de Inovação. 

Como funciona?

Os Agentes Locais de Inovação (ALIs) são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas de comércio ou serviços, com o objetivo de promover a melhora da produtividade.

Quem pode se inscrever?

Podem concorrer às vagas para ALI profissionais graduados, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, que tenham concluído o curso há no máximo 10 anos.

O processo de admissão ao Programa ALI é realizado por meio de edital. Além de participar do programa como Agente, há também a possibilidade de ser Orientador. 

Inscreva-se

Quer melhorar a gestão e a produtividade da sua empresa? 

O Programa Brasil Mais tem dois eixos de atuação. Um voltado para Melhores Práticas Produtivas e outro, para Melhores Práticas Gerenciais.

Casos de sucesso

 

Casos de sucesso do ALI em Alagoas

Você conhecerá histórias de empreendedores que inovaram, mudaram o processo de produção, desenvolveram novos métodos, transformaram a gestão, comercializaram novos produtos, fizeram mais com menos recurso e potencializaram a competitividade.

Ciclo III

Ciclo IV

Links úteis   

Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)  

Prêmio Nacional de inovação (PNI) 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)  

Por fim, esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre os Agentes Locais de Inovação e as suas respectivas ações e conceitos. Lembre-se, o Sebrae está disponível para auxiliar você em sua jornada empresarial. 

Para ter acesso a essas e outras iniciativas do Sebrae, o empresário pode entrar em contato por meio do 0800 570 0800 ou pelo nosso WhatsApp, caso deseje Converse online, por chat ou e-mail, com os técnicos do Sebrae para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio. É gratuito!

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora