this is an h1

this is an h2

Thu Oct 13 10:53:19 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Saiba mais sobre as tendências do mercado da moda

O mercado que mais sofreu no período de pandemia, está voltando aos eixos e traz novas tendências para os consumidores

· 13/10/2022 · Atualizado em 13/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Todos sabem que a pandemia afetou a economia de todos os setores, mas em paradoxo ao consumo de produtos essenciais como alimentação e saúde, o mercado da moda entrou em uma crise e precisou de mais tempo para se reestabelecer. Com a diminuição do consumo de moda, muitas lojas precisaram fechar as portas.

Entretanto, mesmo com tantos desafios, os empreendedores vêm passando por adaptações e mudanças para reestabelecer o controle. Inovação e sustentabilidade são os principais atributos do setor no momento. Canais de vendas sofreram alterações e muitas empresas passaram a replicar tendências do mercado internacional, no Brasil.

Esse é o momento em que a indústria está com os olhos totalmente voltados para os dados dos clientes, para a partir deles criarem as coleções de produtos. A coleta de informações se dá nas redes sociais e da internet. Além disso, uma forte tendência atual é a inclusão e representatividade. As marcas vêm promovendo discussões e possuem modelos que fazem parte de uma minoria até então invisibilizada.

Em relação à comunicação, as empresas foram obrigadas à investir em automação, tecnologia e inteligência digital. Muitas lojas físicas foram obrigadas a fecharem as portas e a partir daí o “E-commerce” ganhou força.

Caderno de Tendências de Moda

O setor da moda vem sendo impactado por temas sociais como inclusão e diversidade, além de pautas ambientais e vem se tornando um setor mais ético. Movimentos de transformação são as principais tendências do momento, e englobam temas sobre: sociedade, economia, política, meio ambiente e tecnologia.

Entre os estilos e tendências trazidos no caderno, a moda dopamina, estilo Y2K e moda gótica são a sensação entre as gerações e em especial a Z. Apresentar a personalidade através de roupas coloridas ou góticas estão em alta. Moda essa resgatada dos anos 80 e 2000.

Um estilo que também está retornando é o Y2K com peças de veludo, saltos grosso, jaquetas jeans deslumbrantes, pulseiras de contas, “T-shirts”e muito mais. “Essas tendências demonstram um resgate ao passado com a impressão de personalidade e peças com o objetivo de elevar o humor e a expressão”, como diz no caderno de tendências.

Outra onda que tem movimentado o crescimento do mercado é a “Influency Economy”, que são consumidores inspirados na vida de seus influenciadores. As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta para gerar o desejo e a identificação do consumidor.

O movimento “body positive”, que é de liberdade de autoexpressão e desconstrução de padrões, também está em alta e têm ganhado ênfase nas campanhas de marketing. As pautas sociais estão cada vez mais presentes na moda.

Algumas questões também trazidas pelo caderno de tendências são o desperdício gerado pelo “fast fashion” e o fim da adaptação de roupas esportivas. As marcas estão acompanhando o ritmo das mulheres que estão cada vez mais inseridas no mundo do esporte.  Além disso, o bem-estar atrelado a uma roupagem confortável também está em alta.

Por fim, temas como hiperpersonalização guiada e metaverso também são citados, explicando como podem impactar nesse mercado.

O Sebrae e o Mercado da Moda

Bem como em todos os setores, o Sebrae busca sempre a inovação e melhorias para os empreendedores do setor de moda. Dessa forma, estão disponíveis em nossas plataformas, conteúdos, cursos e eventos para que os empresários aprendam potencializar seu negócio.

Se você está em busca de alinhar seu negócio com as mudanças atuais, saiba mais sobre as soluções apresentadas pelo Sebrae através da nossa Central de Relacionamento 0800 570 0800.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como o Sebrae pode ajudar você? Conecte-se com a analista do Sebrae mais próxima da sua cidade: Carol Ávila (Maceió), Suzy Santos (Arapiraca), Edilma Gonçalves (Penedo) e Lidyane Lira (Delmiro Gouveia).

 

Caderno de Tendências de Moda


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?