As tendências estão sempre mudando e abrindo novos rumos e o mercado de alimentos segue em crescimento, porém com produtos inovadores
Apesar da crise financeira pós-pandemia, o mercado de alimentação vive momentos de prosperidade e ascensão. E a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos devido aos impactos positivos trazidos pelos aspectos socioeconômicos.
Com a mudança nos estilos de vida também surgiram novas possibilidades de investimentos. Entender como funciona essa demanda ajuda as empresas do setor a traçarem estratégias de negócios mais eficazes. Além disso, o ritmo de vida agitado das pessoas gera uma busca por produtos que facilitem o dia a dia.
Essa ascensão é consequência do crescimento de clientes mais exigentes e criteriosos. Dessa forma, aumenta-se também a busca por alimentos de qualidade e de boa procedência. Selos de qualidade, conquistados por meio de boas práticas de fabricação, armazenamento e conservação, passaram a ser mais valorizados. Os consumidores buscam informações relevantes, leem os rótulos e também pesquisam na internet sobre o produto.
Nesse sentido quem diversifica seus produtos e serviços sai ganhando. As empresas de sucesso são de quem busca inovar e se adaptar às mudanças de consumo para a expansão de negócio. A logística impõe que se cresce o público consumidor, cresce também a concorrência, e dessa forma sobressai o melhor produto e o atendimento mais especializado.
Caderno de Tendência Setor de Alimentos
Com base no impacto causado pelos novos formatos de alimentação sofrido pelo segmento, o Sebrae Alagoas criou um caderno de tendências específico sobre o assunto. Ideal para quem quer estudar o mercado, seja para aplicar técnicas na própria empresa ou para entender melhor as tendências.
Dietas inclusivas e focadas na imunidade e na longevidade, novas experiências no ato de comer e a projeção para o mundo digital ganham enfoque no mercado e demandam soluções e produtos. Serviços auxiliados pela tecnologia que auxiliam desde o sistema de gestão e autoatendimento, até a personalização da alimentação, está entre as principais tendências de alimentação fora do lar.
Outra questão citada no caderno é a busca por formas de escapar da rotina. Ou seja, ao escolher um local para se alimentar fora de casa, esse consumidor busca locais que promovam relaxamento, experiências diferentes e sensação de liberdade. De acordo com o levantamento 82% dos consumidores buscam locais abertos e ventilados, locais que contenham varandas, mesas ao ar livre e contato com a natureza.
Ainda no ponto da tecnologia, o uso das mídias sociais estão modificando totalmente a maneira como o consumidor adquire alimentos e produtos alimentícios. A evolução no fornecimento de produtos com sabor, cor e textura semelhantes à carne animal movimentam o mercado plant based (à base de plantas).
Para saber mais sobre as novas tendências e o mercado, acesse o Caderno de Tendências na íntegra.
O Sebrae oferece diversas soluções e oportunidades para você empreendedor. Conecte-se com a analista do Sebrae mais próxima da sua cidade: Cristina Moreira e Vânia Brito (Maceió), Suzy Santos (Arapiraca), Edilma Gonçalves (Penedo) e Flávia Regina (Delmiro Gouveia). Ligue ou envie um whatsapp para 0800 570 0800 e solicite o seu atendimento.
Foi um prazer te ajudar :)