Mon Oct 14 17:04:52 GMT-03:00 2019
Leis
Como imprimir o Documento de Arrecadação Simplificada DAS MEI
Saiba quanto você deverá pagar na sua contribuição mensal e como imprimir a guia.
  • O que é DAS?
  • Como é calculado?
  • Como emitir o DAS?
  • Atenção:

O que é DAS?

O DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, uma taxa mensal obrigatória e é como você, Microempreendedor Individual, vai pagar todos os impostos, sem burocracia. 

Os impostos para o MEI são especiais. Além de um valor baixo, ele é fixo, o que facilita bastante para planejar o seu pagamento.  

Para ficar regular e ter acesso a todos os benefícios que um MEI tem direito, você precisa: pagar o DAS em dia.

Como é calculado?

O Valor do DAS é calculado da seguinte forma:

5% do salário mínimo vigente, correspondente à Previdência Social (INSS).

R$ 1,00, correspondente a Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), se você desenvolver atividades de comércio e indústria.

R$ 5,00, correspondente a Imposto sobre Serviço (ISS), se você for prestador de serviço. 

É importante ressaltar que o Microempreendedor Individual pode, simultaneamente, desenvolver atividades econômicas de comércio e de serviço. Se essa hipótese acontecer, em uma única guia (DAS) constará a cobrança de todos os impostos mencionados a cima. 

Veja na demonstração a baixo:

 

MEIs – Atividade

       INSS - R$

       ICMS/ISS - R$

         Total - R$

Comércio e Industria - ICMS

46,85

1,00

47,85

Serviços - ISS

46,85

5,00

51,85

Comércio e Serviços - ICMS e ISS

46,85

6,00

52,85

 

O valor do Salário Mínimo é de R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais), por mês, conforme Decreto nº 8.948, de 29.12.2016.

O vencimento do DAS é o dia 20 de cada mês, passando para o dia útil seguinte caso incida em final de semana ou feriado.

Como emitir o DAS?

A emissão da guia de recolhimento mensal é feita pelo Programa Gerador do Documento de Arrecadação (DAS) para o MEI (PGMEI), através do Portal do Empreendedor.  

Veja como fazer isso:

Acesse o portal do empreendedor e siga os seguintes passos: 

1)  Selecione a opção: SERVIÇOS;

2)  Selecione a opção: PAGUE SUA CONTRIBUIÇÕA MENSAL;

3)  Selecione a opção: BOLETO DE PAGAMENTO;

4)  Informe o CNPJ e digite os caracteres que aparecem na imagem;

5)  Confirme os dados que apareceram na tela (Razão Social e CNPJ); 

6)  Selecione a opção: EMITIR GUIA DE PAGAMENTO (DAS);

7)  Selecione o ano-calendário para o qual deseja emitir a guia;

8)  Selecione o mês ou os meses para os quais deseja emitir as guias;

9)  Informe a data em que vai pagar o DAS;

10) Leia as informações importantes que aparecerão na tela; 

11) Selecione a opção: EMITIR DAS, essa opção gera um documento em formato PDF para pagamento na rede bancária credenciada;

12)  Selecione a opção: IMPRIMIR/VISUALIZAR PDF, 

Pronto. Seu DAS foi emitido de forma segura e poderá ser pago nos Bancos conveniados, casas lotéricas e/ou agências dos correios (Banco Postal).

Atenção:

É importante ressaltar que o MEI, não é obrigado a se filiar a nenhuma instituição ou pagar boletos enviados pelo correio, e-mail ou SMS por instituições, associações e/ou sindicatos. Sendo assim, caso receba este tipo de cobrança, NÃO efetue o pagamento, uma vez que, é indevida.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

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