VOCÊ AINDA NÃO VENDE ONLINE? ESSE É O MOMENTO PARA COMEÇAR!
Aprenda a utilizar os principais canais digitais como o Google Meu Negócio, Mercado Livre, OLX, Elo7 e redes sociais, que ajudam a sua empresa a vender mais.

A pandemia do COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS – provocou impactos devastantes sobre os pequenos negócios.
A recomendação de isolamento da população tem causado efeitos desastrosos nesses empresários em pontos de venda presencial. Neste momento, as compras online podem ajudar a alavancar as vendas e minimizar o prejuízo.
Consumidores em casa terão mais tempo e necessidades para compras e contratação de serviços.
Com esse cenário e para apoiar os pequenos negócios no uso da internet como ferramenta de apoio à comercialização de produtos e serviços, preparamos um conteúdo com os principais canais digitais como Google Meu Negócio, Mercado Livre, OLX, Elo7 e redes sociais, que podem ajudar as empresas venderem mais.
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O perfil empresarial no Instagram é uma ferramenta valiosa para aumentar a visibilidade do seu negócio. São mais de 1 Bilhão de usuários no mundo conectados e interagindo pelo Instagram. Essa rede social se tornou um elemento essencial para alguns nichos de empresas – principalmente aquelas que mexem com elementos visuais como moda, gastronomia, estética ou eventos. Com uma estratégia de marketing bem desenhada e executada é possível conseguir excelentes resultados. O uso das mídias sociais hoje é essencial para os negócios. O Instagram é uma poderosa e prática ferramenta. O significado de “ser social” diz respeito ao viver em sociedade. Dessa forma, podemos compreender o porquê de muitas estratégias em redes sociais muitas vezes falhar naquele quesito que deveria ser o mais importante: a relação com as pessoas. Se uma rede social é composta de pessoas, já sabemos que para atingir o fator relevância em uma estratégia, uma marca deverá criar atributos para aproximar mais o seu conteúdo das pessoas, ou melhor, dizendo, do público ao qual interessa atingir. Por isso que o conjunto de ações realizadas através dos canais sociais não deve ser realizado com o intuito de aumentar apenas as vendas da empresa e sim, para ajudar na promoção da marca através de ações que possam aumentar a divulgação da empresa e ainda o engajamento do seu público-alvo com a marca. Quel tal melhorar seu perfil no Instagram e colocar sua empresa na rota do engajamento social? São 10 dicas para você implantar hoje e começar a ter resultado o mais breve.
O crescimento do número de empreendedores que se dedicam ao preparo de alimentos caseiros vai ao encontro da procura dos consumidores em cultivar hábitos saudáveis, somado à busca por economia e falta de tempo para preparar as refeições. As opções de comidas rápidas e altamente calóricas (fast food) e a falta de cuidado no manuseio dos alimentos em restaurantes fez com que as marmitas voltassem a fazer parte da rotina das pessoas. A alimentação fora de casa é responsável por cerca de 25% dos gastos das famílias brasileiras, de acordo com os dados do IBGE. E com elas, a garantia de um preparo criterioso e com equilíbrio dos nutrientes. O crescimento da procura por refeições caseiras possibilitou que os empreendedores que atuam no setor de alimentos passassem a ver com outros olhos esse nicho. Fique atento às responsabilidades Para garantir que a sua empresa tenha destaque entre os milhares que estão no mercado, deve-se estar atento ao que pode ou não ser aplicado à realidade do seu negócio. Além de explorar esses fatores, quanto às ofertas de cardápios, é essencial adotar alguns cuidados para dar início ao seu empreendimento: Estrutura É necessário projetar quantos pratos serão feitos diariamente para pensar qual área deve ser disponibilizada. É importante considerar espaços como cozinha, depósito e sanitários, além de garantir que os alimentos serão armazenados adequadamente. Caso você conte com funcionários, é importante também dispor de um vestiário/espaço para descanso. Conforme orientações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), os banheiros e vestiários não podem estar próximos (de forma direta) das áreas de preparo e de armazenamento dos alimentos. Localização No momento da escolha do local onde ficará o seu estabelecimento, é necessário analisar qual será a logística de entrega das refeições. Caso haja delivery, é essencial dispor de um estacionamento para os motoboys. É importante considerar também se o espaço cumpre as exigências das vistorias dos órgãos reguladores e apresenta uma localização acessível aos clientes e funcionários (com transporte público próximo e estacionamento). Matéria-prima ou equipamentos Os cuidados com os produtos refrigerados e congelados devem ser redobrados, considere que eles devem ser armazenados de maneira imediata após a compra. Estar atento às condições das embalagens é outro ponto importante, os recipientes amassados, abertos, enferrujados ou rasgados devem ser descartados. É preciso estar atento ao prazo de validade dos produtos e à sazonalidade das frutas e legumes utilizados nas marmitas, para que esse fator não comprometa a aquisição de produtos e não onere o orçamento. Buscar preços mais competitivos com fornecedores e atacadistas pode ser uma alternativa. Exigências Busque um profissional que o auxilie e oriente sobre a legislação tributária pertinente ao negócio. Procure os órgãos que lhe fornecerão os registros necessários para dar início à sua atividade. No caso do alvará, a Vigilância Sanitária do seu município pode fornecer as orientações necessárias para a emissão e demais informações. Se você deseja obter seu CNPJ e quer elucidar as principais dúvidas sobre a formalização, procure o Sebrae de sua região. Saiba mais sobre as exigências relacionadas a empresas que atuam no setor de alimentação no portal da Anvisa. Normas técnicas Conheça algumas das normas técnicas específicas para o fornecimento de marmitas: ABNT NBR ISO 22000:2006 ABNT NBR 15635:2015 ABNT NBR 15074:2004 ABNT NBR 14230:2012 ABNT NBR 15842:2010 Quer saber mais? Acesse o conteúdo na íntegra aqui. Para compreender melhor como e onde focar o seu negócio, é essencial realizar uma pesquisa de mercado. Consulte quais pontos devem ser analisados no momento de realizar essa pesquisa acessando o material produzido pelo Sebrae. Confira também o conteúdo de Ideia de Negócio, que explica, passo a passo, como montar uma empresa de fornecimento de marmitas. Tenha acesso gratuito aos materiais e mantenha-se atualizado sobre as principais tendências do setor de alimentos e bebidas.
Uma das áreas mais importantes de qualquer negócio é a de marketing e vendas. Um negócio sem visibilidade é um negócio que não tem muitas chances de alavancar. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece a sua marca ou o seu nome, o seu sucesso está em risco. As mudanças tecnológicas que vêm surgindo permitem que pequenas empresas e marcas entrem na disputa pela atenção do consumidor. Isso faz com que se promover seja algo mais próximo da realidade de um Microempreendedor Individual (MEI). A internet é a principal ferramenta para aumentar os resultados de visibilidade e comerciais de micro e pequenas empresas. Ela consegue quebrar barreiras de acesso a públicos específicos e diminuir os custos para uma marca, já que pode expor o seu produto ou serviço em milhares de sites, redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas. 7 passos para vender da internet Para não perder nenhuma oportunidade, separamos sete passos básicos que podem ajudar na hora de começar a se inserir nesse mundo digital. Vamos lá: Um dos pontos altos do mundo digital é o fácil acesso à informação. Aqui, podemos fazer pesquisas profundas sobre quem é o público consumidor, que tipos de conteúdos ele acessa, com os quais ele mais interage. Em que canais ele está mais presente? Ele usa muito as redes sociais? Ele faz muitas pesquisas no Google? Essas informações podem valer ouro na hora de pensar em uma boa estratégia de marketing digital. Não basta saber quem são seus concorrentes. É importante entender como eles estão atuando na hora de vender. Que canais eles estão usando? Que tipos de conteúdo estão sendo gerados? Isso está funcionando? Ele está vendendo mais? Onde é que os concorrentes estão acertando? E onde é que estão errando? Com esse conhecimento, podemos pensar em todas as oportunidades existentes para alavancarmos uma marca. É importante, sempre, respeitar o que é a sua marca e os valores que entende como essenciais para a construção dela. Procure preservar a identidade do seu negócio e a importância para você e para a sociedade. Existem na internet inúmeros canais que podem ser explorados, como Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, Twitter, além de anúncios em sites de conteúdo ou de notícias, entre muitos outros. Escolha o melhor para o seu negócio de acordo com o seu público-alvo e seus objetivos. Na internet existem muitas marcas tentando se vender de forma constante e insistente. A disputa de atenção é grande, portanto, seja criativo nos anúncios e use todo o diferencial da sua marca para atrair o público para a sua loja. Planeje para que você tenha verba para investir no marketing da sua marca, seja em canais, ferramentas ou propagandas. Expor a sua marca de forma constante e consciente é sempre importante para o seu negócio crescer a cada dia. Os dados devem sempre ser seus melhores amigos. Acompanhe todo tipo de resultado para saber como está investindo o tempo e os recursos da sua empresa, se precisa fazer algum ajuste na sua estratégia de marketing ou se está tudo correndo como deveria. Em geral, ao analisar os dados de marketing digital do seu negócio, você deveria ser capaz de responder as seguintes perguntas: Entenda a importância de ter um planejamento e um cronograma das atividades de mídias online. Saiba como aplicar o marketing digital no seu negócio e alavancar os resultados da sua empresa. CTA: Faça já o download dos e-books Marketing Digital.
O SEBRAE atende produtores rurais? Sim, desde que o produtor possua UMA das inscrições abaixo: com CNAE relacionado à atividade agropecuária; Inscrição Estadual de Produtor Rural, Pessoa Física (ou Jurídica); DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF; RGP - Registro Geral da Atividade Pesqueira; NIRF - Número do Imóvel na Receita Federal. O SEBRAE oferece linha de crédito rural? O SEBRAE é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento e orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio. Além disso, auxilia o empreendedor rural no desenvolvimento de um plano de negócios para demonstrar a viabilidade do novo empreendimento rural e apresentá-lo para a instituição financeira que tem interesse em obter a linha de crédito. Como o SEBRAE apoia o segmento de orgânicos? Esta atuação ocorre através da realização de ações de consultorias, missões, certificação, cursos, oficinas e palestras, estruturadas por um projeto de atendimento individual ou coletivo, a um custo subsidiado. O SEBRAE-DF em especial oferece o serviço de certificação por auditoria, em parceria com uma empresa certificadora credenciada no Ministério da Agricultura e, assim como as consultorias e instrutorias, subsidia parte do valor cobrado pela empresa.