this is an h1

this is an h2

Wed Nov 24 09:02:43 BRT 2021
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Dicas para tirar sua empresa do vermelho

Trouxemos 6 maneiras de ajudar seu negócio

· 24/11/2021 · Atualizado em 24/11/2021

Um dos principais objetivos de qualquer negócio é manter as finanças equilibradas. Contudo, às vezes os pagamentos se acumulam e as despesas são maiores que as receitas. Nesse caso, é preciso conhecer formas para tirar sua empresa do vermelho.

Felizmente, há uma série de mecanismos e ações que podem ser tomados para ‘virar o jogo’ e fazer com que não haja acúmulo de dívidas e, consequentemente, a possibilidade de fechar o empreendimento.

Pensando nisso, trazemos, neste artigo, 6 dicas que podem ajudar a tirar sua empresa do vermelho.

 

Confira!

1. Renegocie as principais dívidas

Quando você possui o poder de negociação, é possível renegociar as dívidas, estendendo-as para um prazo maior, mesmo que isso signifique pagar mais. Também, encontre um meio para que esses pagamentos sejam viáveis ao seu negócio.

Outra forma nesse contexto é quitar dívidas com juros altos através de novos financiamentos, mais brandos e que possuam um período maior de parcelas.

2. Erradique todo gasto desnecessário

Há uma série de pequenos custos que o setor corporativo possui que podem ser cortados para recuperar o fôlego financeiro. Por exemplo, a troca de papéis e impressões por processos totalmente digitais já reduz um gasto com insumos de escritório.

Outras medidas, como a racionalização de água, luz e telefone, por exemplo, podem ser feitas por todos. Uma dica importante: nunca corte itens necessários para a sua equipe, pois eles que te ajudarão a sair dessa situação.

3. Analise suas finanças diariamente

Em sintonia com o que falamos acima, é preciso que você acompanhe diariamente a situação das suas finanças. Saber o que entrou e saiu, qual foi o volume e o resultado do período te ajuda a traçar as melhores estratégias.

O principal mecanismo a se ter controle é o fluxo de caixa: com ele, você saberá qual seu poder de, por exemplo, renegociar as dívidas ou investir no que está dando resultado.

4. Foque em ações com os clientes

Às vezes, vender itens pelo preço de custo, para girar o estoque e atrair mais clientes é um dos passos que te ajudam a sair do vermelho. No começo, você não terá grandes lucros, mas ao menos terá um alívio financeiro e prospectará novos consumidores.

Nesse ínterim, buscar alternativas para a inadimplência, como descontos na dívida ou meios alternativos de pagamentos podem fazer toda a diferença.

5. Planejamento a médio e longo prazos

Nada irá adiantar buscar sair do vermelho de uma hora para a outra. É preciso, nesse caso, ter paciência e projetar uma recuperação a médio e longo prazos. Para isso, o planejamento é indispensável.

Crie metas, trace indicadores para os próximos meses, busque soluções de mercado para a recuperação posterior – tudo, sempre, sem atropelar nenhuma etapa.

6. Conte com ajuda especializada

Há uma série de especialistas e profissionais que podem te ajudar a arrumar as contas. Contudo, é preciso ter o entendimento que terceiros podem interferir na rotina produtiva do seu negócio – e o empresário precisará ter a mente aberta para isso.

Afinal, um olhar externo pode te ajudar a encontrar, definitivamente, onde está o verdadeiro problema que oneram as finanças do seu negócio e que medidas podem ser tomadas.

Navegue pelo nosso site e saiba como podemos te ajudar nesta e em muitas outras situações.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora