this is an h1

this is an h2

Pessoas
Fortalecer o turismo na Chapada das Mesas é alvo de caravana do Sebrae
A iniciativa percorreu os municípios de Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão, Carolina, Estreito e Imperatriz.

O Sebrae Maranhão promoveu, entre os dias 23 e 26 de maio, a “Caravana Turismo em Foco”. O evento, voltado para empreendimentos turísticos e áreas afins, teve por objetivo discutir ações voltadas para estruturação e fortalecimento do turismo no polo Chapada das Mesas. A ideia foi compartilhar experiências e elencar elementos que irão subsidiar o trabalho das agentes de roteiros turísticos dessas cidades.

O objetivo é ampliar o apoio aos negócios dessas cidades a partir dos conceitos de inovação e economia criativa. O turismo promove oportunidades de empreendedorismo não apenas diretamente para o setor, como impacta positivamente na alavancagem de muitos outros tipos de negócios. O turismo criativo e colaborativo impulsiona diretamente o artesanato, a gastronomia, os serviços culturais, as artes. Sendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico sustentável.

“Essa Caravana Turismo em Foco do Sebrae foi interessante para reativar os municípios turísticos, apresentando os projetos do Sebrae e no caso em particular o Agente de Roteiros Turísticos que agora foi contemplado com mais uma consultora, que contribuirá com as ferramentas especializadas para melhoria de produtos, um dos eixos de atuação do projeto, além de dar continuidade com as intervenções com ações de governança. Na oportunidade, foram apresentados os resultados obtidos em 2022 e pactuados as novas frentes de trabalho para 2023”, relata Sandra Miranda, agente de roteiro turístico Sebrae.

O Polo Turístico da Chapada das Mesas é um território estratégico considerando que a atividade turística é um dos segmentos relevantes para a economia da região. Porém, ainda existe muito a ser explorado, sendo necessário trabalhar a atividade com a perspectiva do empreendedorismo. O Sebrae Maranhão, em parceria com o poder público e instâncias de governança, tem atuado com ações de capacitação, análise e prospecção para novos negócios e roteiros.

A analista do Sebrae, Sandra Barcelos, ressalta que o foco do trabalho para 2023 é em apoiar a implementação dos planos de trabalho dos municípios contemplados pelo projeto. “Nossa fala foi voltada para cada município, cada um deles possui suas características e vamos trabalhar a partir da realidade deles. O próximo passo é dar sequência aos planos que já existem nesses conselhos municipais de turismo, principalmente, priorizando ações e utilizando as diversas ferramentas e soluções que o Sebrae Maranhão tem para dar conta dessas demandas”, reforça.

Os encontros foram desenvolvidos por meio da parceria das Unidades do Sebrae de Balsas e Imperatriz e contou com a presença dos atores que fazem parte do turismo local, a exemplo de representantes dos conselhos municipais de turismo, poder público, empreendedores turísticos e outros. A “Caravana Turismo em Foco” percorreu as cidades de Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão, Carolina, Estreito e Imperatriz.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?