this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Mobiliza SLZ é tributo à cultura, turismo e economia criativa
Inúmeras manifestações artísticas, culturais, inovadoras e que enaltecem as belezas e encantos da capital maranhense vão acontecer até o próximo dia 12.

“O Mobiliza SLZ é um movimento que busca a conexão de conhecimentos, saberes tradicionais e, principalmente, de pessoas, com suas ideias, aspirações, inspirações e criatividade. É feito por quem vive a cidade para mostrar o que ela pode oferecer de melhor, tanto para quem aqui reside quanto para quem nos visita, criando um ciclo de ligação e troca contínuas que irá reverberar e gerar mais conhecimento, saberes, interatividade e oportunidades”.

Abrindo, oficialmente, o Mobiliza SLZ no final da tarde deste sábado, 4, na Praça Deodoro, o diretor técnico do Sebrae Maranhão, agradeceu ao poder público, iniciativa privada e instituições parceiras, além de todos os que estão direta e indiretamente envolvidos nesse movimento em tributo à cultura, turismo e economia criativa da capital maranhense que, na próxima terça-feira, 8, comemora 409 anos.

“Este é um presente conjunto do Sebrae e de seus parceiros para a nossa querida cidade, lugar onde firmamos raízes, onde aprendemos saberes e compartilhamos afetividade. Que sejam dias de celebração a São Luís pelos seus 409 anos! Que sejam dias de celebração à vida, sem esquecer de todos os protocolos de segurança, porque ainda vivemos em tempos de pandemia!”, sinalizou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Raimundo Coelho, que além do diretor técnico, esteve acompanhado pelo vice-presidente, Celso Gonçalo e pelo diretor superintendente, Albertino Leal.

Representando o poder público municipal na solenidade, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Felipe Mussalém, ressaltou que a Prefeitura de São Luís, na pessoa do prefeito Eduardo Braide, vê o Mobiliza SLZ como contínuo. “A ideia é que esse movimento continue e não pare após os seus nove dias de duração, assim como não acaba nunca o amor que temos por nossa São Luís”.

Participaram também da abertura do Mobiliza SLZ autoridades municipais, conselheiros do Sebrae Maranhão, representantes empresariais e de Instituições de Ensino Superior, sociedade civil organizada e ludovicenses que abraçaram ao movimento.

Quer conhecer e participar deste movimento feito para quem ama a cidade de São Luís? Acesse, então, a programação completa do Mobiliza SLZ em www.mobilizaslz.com.br, escolha as ações que preferir e aproveite!

Primeiro dia

Em termos práticos, o Mobiliza SLZ – que acontece até o dia 12 de setembro, se dá por meio de um circuito com diversos eventos e ações, presenciais ou digitais, pautados nos três eixos formadores do movimento: cultura, turismo e economia criativa. Dentro desse tripé, o primeiro dia da programação contou com 17 ações, onde destacamos as seguintes:

Desafio “Do Design ao produto”

Voltado designers, makers e amantes do faça você mesmo (DIY) que estão sendo desafiados pela equipe da Agência Quadrante Brasil e Casa da Árvore Coworkin, em uma maratona intensa, com imersão total, o0nde passam pelos processos de cocriação, apresentação de ideias e construção de protótipos de produtos, usando equipamentos e materiais reais no ambiente de produção. Participam 12 equipes de três integrantes cada que passarão por duas rodadas eliminatórias.


Sobre O Tatame Lab

Produzindo Conteúdos Transformadores: Na Black Swan (Cohama), o dia de hoje foi de troca de experiências superbacanas com os integrantes da empresa maranhense Sobre o Tatame, que produz conteúdo no tripé Cidadania, Comportamento e Cultura. No Mobiliza SLZ, a empresa, criada pelo jornalista Jonas Sakamoto, compartilhou conhecimentos e saberes com mais de 30 produtores culturais, profissionais e estudantes da área de Comunicação e demais interessados nas temáticas, por meio de rodas de conversa e bate papos com seu staff de profissionais e Masterclass convidados.

Projeto Curumim

Um das primeiras programações do Mobiliza SLZ foi projeto Curumim, que funciona no Casarão Entre Nós, na Rua do Giz, Centro Histórico da cidade. A edição de hoje também marca a largada do projeto que une moda, comportamento, arte e criatividade para o público infantil, com oficinas de confecção de máscaras, yoga, cupcake, dentre outras. Segundo a organizadora Amanda Berthran, o projeto foi pensado para proporcionar uma programação de qualidade e vivências para o público infantil.

Cazumbá e Lendas Maranhenses

No São Luís Shopping, uma oficina de brinquedos de papel trouxe uma maneira lúdica e inovadora de apresentar personagens da cultura popular, lendas e histórias do Maranhão. Realizada hoje e amanhã, das 9h às 16h, a ação é gratuita e conta com até cinco sessões por dia, respeitando número limite de participantes por oficina.

Encontro de Brechós SLZ

Hoje foi dia de Feira do 26° Encontro de Brechós, na Praça do Reggae, no Centro Histórico, com expositores de brechós e artesanato, que ofertaram ao público o melhor da moda sustentável com intervenção. A ação vai acontecer novamente nos dias 10 e 11 de setembro, no mesmo local.
Oficina de Lettering Básico, com Wal Marques
Ministrada por Wal Marques a oficina trabalhou o teórico e a prática com introdução às técnicas do lettering – conceitos, composição, materiais, exercícios. A oficina aconteceu na empresa Na Fonte Coworking.

Grafitagem Equatorial MA

A Equatorial Maranhão, por meio do coletivo "Rua e Raiz", iniciou hoje a intervenção artística de grafi­tagem no muro de sua Subestação, localizada no Cohafuma. O projeto "Arte e Energia" utiliza o grafite para se comunicar com a sociedade, na valorização da arte urbana e do turismo, assim como à segurança e aos cuidados com a energia. Em 2021, o grupo já finalizou painéis em seis cidades maranhenses. No Mobiliza SLZ, o grupo de artistas trará mais beleza e alegria para a cidade, numa homenagem aos seus 409 anos.

Oficina Restauração

Como Reorganizar o seu Estabelecimento Gastronômico: O primeiro dia de Mobiliza SLZ também foi dia de falar de gestão gastronômica. A oficina online destacou como o setor de alimentação foi afetado com a crise da Covid-19 e como tem se reinventado para reconstruir um novo modelo de mercado, que também atenda aos novos hábitos de consumo, advindos com a pandemia. A oficina foi promovida pela Crivo Gestão Gastronômica, pela plataforma Meet.

Flash Day Casa Vanguarda

O Mobiliza SLZ trouxe neste primeiro dia uma ação para quem pensava em eternizar, no corpo, o amor pela cidade; fazer aquela tattoo carregada de significados ou utilizar as tendências no universo das tatuagens. Os tatuadores Lis Bodyart, Brena Souza e Leonardo Borges estiveram a postos na Casa Vanguarda Estúdio Tattoo para o Flash Day. E eles trouxeram novidades aos clientes: criaram coleções especiais, com monumentos de São Luís e ícones da nossa cultura! O Flash Day está na programação do Mobiliza SLZ até o dia 12. A Casa Vanguarda Tattoo fica na Av. Jerônimo de Albuquerque, pertinho do Viaduto da Cohab.

Passeio a Pé “Viva a Cidade Histórica: conhecer para preservar”

Nada como conhecer o início e o desenvolveu a cidade para entender o quanto preservar a sua memória arquitetônica é importante. A proposta embasou esta ação que integra um dos 86 eventos do Mobiliza São Luís. O passeio guiado começou no Palácio dos Leões, logo no início da tarde, e percorreu cerca de dois quilômetros das ruas do Centro Histórico de São Luís. Os participantes conheceram alguns fatos históricos e pontos turísticos da cidade, como a Catedral da Sé, o Palácio de La Ravardière, a Praça Benedito Leite, a casa de Graça Aranha, que já foi sede do Sebrae e o Largo do Carmo.

Cypher Afrodance SLZ

O fim de tarde do primeiro dia do Mobiliza São Luís, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico da cidade, foi com ritmos africanos. Lá, aconteceu o Cypher Afrodance SLZ, um evento focado nos ritmos e danças urbanas de origem africana, com músicas de Afrobeat. Organizado pelo ganês Joseph Osei, a ação teve por objetivo integrar os diversos tipos de danças urbanas encontradas em São Luís.

Beleza e Fúria

Espetáculo do Núcleo Atmosfera também esteve no primeiro dia de programação do Mobiliza São Luís. Realizado no recém-inaugurado Xama Teatro, no bairro Araçagy, a obra trouxe performatividades remotas, criadas pelos atores Rosa Ewerton Jara, Marina Corrêa, Gabi Miguel e Renato Guterres. O projeto é desenhado sob os universos visuais de Marlene Barros e Marçal Athayde e explora as associações entre criador e criatura e também forma e conteúdo. Esses vínculos, em si, carregam sentimentos de reconexão entre corpos e presenças.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?