this is an h1

this is an h2

Inovação
NEON mobiliza participantes de todo o Nordeste
O evento reuniu mais de 10 mil pessoas e contou com caravanas organizadas de empreendedores e estudantes.

“Eu estou impactada com tudo que vi aqui”. Com essa frase Tatiana Barreta resume a sua participação no Nordeste On (NEOn), evento que aconteceu nos dias 1 e 2 de junho, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. A empreendedora de São Domingos do Azeitão, município que fica distante mais 600 km da capital, veio em busca de conhecer novas ideias e possíveis soluções que possam ser aplicadas em sua cidade.

De acordo com Tatiana, que veio com a caravana da unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, o principal atrativo para participar do evento foi a diversidade da programação, que em dois dias contemplou mais de 50 atividades. “Fui direto para área da educação e já encontrei ideias que vão ser de grande contribuição para os meus alunos, pensando na educação infantil. Mas já passamos nas áreas da robótica, alimentação, sustentabilidade e outras. Estou gostando muito das palestras e painéis. O evento está perfeito!”, comentou ela durante o evento.

Do Piauí, o diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, José Bringel Filho, veio com um grupo de empreendedores da cidade visando ampliar a rede de contatos e fortalecer o ecossistema de inovação que atua na capital. “Para mim, esse evento é divisor de águas, uma vez que saiu do eixo do Sul Sudeste. O evento viabilizou essas interações com empreendedores, com a criatividade. O potencial criativo do nosso povo nordestino demonstra o olhar que hoje os investidores e os negócios estão dando para nossa região”, reforçou.

O professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus de Imperatriz, Jhonny Santos da Silva, veio participar do NEOn com os alunos de dois projetos que unem aprendizado e empreendedorismo: a cooperativa-escola, composta pelos alunos dos cursos técnicos e a empresa júnior, voltada para cursos de ensino superior.

A partir desses projetos os alunos têm a possibilidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula e ainda oferecer serviços qualificados e mais acessíveis para comunidade. “Trazer eles para o evento foi a melhor forma que eu encontrei para ampliar os horizontes deles. Eles estão super empolgados, essa felicidade deles me empolga também. Estamos aproveitando ao máximo. A ideia é voltar com as nossas impressões e pensar o que poderemos estar incorporando do evento nas nossas atividades”, ressaltou o professor.

Marialice de Freitas, por sua vez, faz parte de um grupo de expositores da Paraíba. Desde 2021 está com a E-troka, uma plataforma de escambo digital que conecta, sem uso de dinheiro, pessoas que desejam anunciar produtos e/ou serviços com pessoas que desejam adquirir novos produtos e/ou serviços.

Para a empreendedora, o NEOn foi um evento diferenciado. “Neon foi completamente diferente de todos os eventos que a gente já participou. Foi uma experiência incrível, a gente conseguiu se conectar com outras pessoas, com possíveis clientes, com investidores, com aceleradoras. Então pra nós vai ser um marco. Mais uma oportunidade pra gente disseminar a nossa ideia, principalmente para o Nordeste que é o nosso público que a gente precisa inicialmente conquistar”, exalta.

Mobilização estadual

Ao todo foram mais de 700 pessoas, entre estudantes e empreendedores, distribuídas em caravanas mobilizadas por todas as unidades do Sebrae em todo o território maranhense. De acordo com Márcia Regina, responsável pelas caravanas, “o principal resultado dessa ação será o retorno dessa participação para os territórios em forma de novas propostas e desenvolvimento”, explica.

NEON

Alinhado com os objetivos do Pacto Global da ONU, do qual o Sebrae é signatário, o NEON, maior evento de inovação do Nordeste, foi Sustentável e Carbono Neutro, aliando a sustentabilidade com a construção de um planeta verde, mais consciente e melhor de se viver. Participaram conosco deste desafio, as startups Compensei e E+ Reciclagem.

Foram patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.

Apoiaram a realização do NEON, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?