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Empreendedorismo
Sebrae-MA e Instituto Rio Moda promovem Webinários para cadeia da moda
Serão seis webnários que irão até 3 de dezembro.

Uma parceria entre o Sebrae no Maranhão e o Instituto Rio Moda, com apoio da Yara Brasil, vai garantir capacitação e troca de experiências com especialistas sobre os principais desafios da indústria e varejo de moda e confecções neste momento de retomada das atividades no pós pandemia.

Seis webinars, programados entre os dias 17 de novembro e 03 de dezembro (sempre de 17h30 às 18h30), vão reunir especialistas vinculados ao Instituto Rio Moda e empreendedores desses segmentos.

Entre os temas que serão abordados, estão: gestão de negócios de moda, comércio eletrônico e vendas on line, produção sustentável, marketing de influência e gestão de marcas e relacionamento com clientes. De acordo com ela, a escolha dos temas atende às  necessidade dos diversos segmentos da economia maranhense vinculados à indústria, varejo e serviços focados nos segmentos de moda e confecção.

A programação inclui um tempo para interação entre especialistas e participantes, perguntas e respostas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos links abaixo:

NOVEMBRO

17/11/2020, às 17h30

TEMA: E-commerce – Aborda técnicas e estratégias que levam à diferenciação por meio do e-commerce, da criação do plano de negócios a um atendimento eficaz. O e-commerce é uma realidade e a moda é a segunda categoria mais representativa em volume de pedidos, o que mostra haver muita oportunidade no ambiente online.

 

Gustavo Batista – Professor da ComSchool, Customer Success Manager na VTEX. Atuou na Duty Cosméticos, gerenciou toda operação de E-Commerce da S2 Holding (Cantão, Redley e Bisi) e foi Head de E-Commerce na Reserva. Formado em Administração pela UFRJ, com MBA em Marketing Digital pela Infnet. Em 2017, ganhou o prêmio da ABCOMM (voto popular) de Melhor Profissional de E-Commerce.

Inscrições pelo https://bit.ly/webmaecomme

 

19/11/2020, às 17h30

TEMA: Upcycling como processo criativo – Apresenta o processo de upcycling como abordagem do design para a sustentabilidade da cadeia produtiva de moda. Por meio de uma metodologia técnico/criativa, desconstruindo e reconstruindo, serão desenvolvidos novos produtos a partir de peças de refugo.

 

 

Agustina Comas – Graduada pela Escuela Universitaria Centro de Diseño de Montevideo. Desde 2008 trabalha com upcycling. É fundadora da marca COMAS, voltada à produção de peças que usam como matéria-prima sobras da indústria de confecção. É professora da disciplina Design e Sustentabilidade no IED São Paulo e atua como estilista e consultora para a indústria têxtil e de confecção.

Inscrições pelo https://bit.ly/webmaupcy

 

24/11, às 17h30

TEMA: Marketing de influência em moda – Para influenciar alguém, você deve saber primeiro o que influencia essa pessoa. Webinar ressalta a importância de conhecer a própria história e saber contá-la, em uma abordagem que identifica e atinge influenciadores dentro de um mercado. Influenciadores que formam comunidades chamadas de Decison Maker Ecosystems e são segmentadas de acordo com expertise e propriedade em determinados assuntos.

Pedro Pirim – Jornalista pela PUC-Rio. Vem colaborando com marcas como Melissa, Redley, Ipanema, Reserva e Wöllner, tanto em programas de engajamento como na área de marketing de influência para reposicionamento, além de criar novos produtos, experiências e conteúdo. Passou também por empresas como Redbull e Addict.

Inscrições pelo https://bit.ly/webmamktinflu

 

26/11, às 17h30

TEMA: Estratégias e processos sustentáveis em moda – Para onde vai o mercado? Que respostas temos? Quais estratégias são possíveis? A era do consumo supérfluo acabou. Olhe para sua marca e identifique, o que é bom, o que é justo e o que é limpo. O bom é o conforto, pertencimento ao afeto, à memória, produção, local e empatia. O justo está relacionado à justiça ao respeito aos trabalhadores e ao seu reconhecimento e, também, à necessidade de recompensar adequadamente os produtores. O limpo é o uso de fibras renováveis, biodegradabilidade, a eliminação do desperdício de tecidos, design e fins úteis às sobras.

Lilyan Berlim – Doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ e Mestre em Ciências Ambientais pela UFF. Especialista em Arte. Autora do livro Moda e Sustentabilidade, uma reflexão necessária. Graduada em Letras. Curadora da Mostra de Moda e Design Sustentáveis do Paraty Eco Festival, Docente em cursos de graduação, Gestora do curso Moda Contemporânea em Paris, ministrado na ESMODE Paris.

Inscrições pelo https://bit.ly/webmaestraepro

DEZEMBRO

01/12, às 17h30

TEMA: Branding e processo criativo de produto de moda – Definir claramente a identidade da marca é o primeiro passo para a construção do Branding. São definidos os pilares essenciais que nortearão todo o processo de planejamento para que a marca tenha a cara do mercado que pretende atingir. A diferenciação competitiva com foco estratégico pode vir através de: correta seleção dos pontos de diferenciação; qualidades distintivas de produto; Aspectos mensuravelmente identificáveis.

Má Riecken – Com mais de 10 anos de experiência em consultorias de estratégia de marca e comunicação atendendo à clientes de diferentes indústrias como Ambev, Drogaria São Paulo, Itaú, Porto Seguro, Jequiti e BASF. Formada em Industrial Design pelo Istituto Europeo di Design e pós graduada em Branding pelas Faculdades Integradas Rio Branco, hoje trabalha como COO na Brand Gym. Líder de projetos e equipes - seu papel é garantir o resultado e expectativa do cliente com uma entrega consistente, estratégica e de qualidade.

Inscrições pelo https://bit.ly/webmabrandepro

 

03/12, às 17h30

TEMA: Gestão de relacionamento com clientes de moda – Customização, personalização; Repertório; Desejo, emoção, criatividade; Empatia e tecnologia; Seleção e Treinamento (técnico x comportamental) abordando Autonomia x Competência; Vendedor x Consultor; Employee Experience; Posicionamento; Editorias consistentes; Escuta e monitoramento; Transparência, humanização e aprendizado contínuo serão os conceitos abordados no webinário.

Patrícia Rodrigues – Graduada em Comunicação Social, Pós-Graduada em Gestão de Negócios em Moda e com extensões em Branding, Antropologia do Consumo, Coolhunting e Gerenciamento de Projetos, possui experiência profissional em organizações como Mercatto TIM, Chifon, Luigi Bertolli, Rock in Rio, entre outros.

Inscrições pelo https://bit.ly/webmagesrelacio

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