this is an h1

this is an h2

Thu Dec 02 11:49:00 BRT 2021
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Natal: Dicas para aumentar suas vendas

O Natal está chegando e os pequenos negócios têm a oportunidade de ampliar as suas vendas.

Logotipo do Sebrae

Sebrae-MT

· 02/12/2021 · Atualizado em 02/12/2021
Imagem de destaque do artigo
Introdução

A Serasa Experian publicou em setembro de 2021 um estudo sobre as expectativas do comércio para o Natal. A análise aponta que 64,6% das MPEs já antecipam que os resultados das vendas neste período do ano serão superiores ao ano passado. A perspectiva é devido ao efeito que a pandemia teve na economia como um todo, que começa agora a ser mitigado.

As vendas de final de ano são um grande momento para as MPEs e é preciso saber como capitalizar essa oportunidade. Para conseguir esse feito, sua empresa precisa estar alinhada com as tendências de mercado e preparada para a demanda das comemorações.

Outro estudo sobre o período de festas, este realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revela que o público mais propenso a receber presentes no Natal são os filhos. Sendo esses 62% do público-alvo para presentes. Informações de pesquisas como essa devem ser utilizadas para orientar as campanhas e estratégias de venda.

Natal: Dicas de vendas
  • Preparação da equipe: Independentemente de seu modelo de negócios, as vendas de final de ano são um momento promissor, porém difícil e estressante para a equipe. Seu quadro de funcionários precisa estar treinado e preparado para o aumento de demanda. É necessária a criação de um cronograma especial para atender ao fluxo de clientes no período natalino, especialmente no caso de lojas de departamento. Este ano a expectativa é de que 77% dos consumidores voltem a presentear, superando os índices do ano passando e chegando próximo ao alcançado pré-pandemia.
  • Contratação de funcionários: Caso o seu quadro de funcionários não consiga preencher as horas de trabalho necessárias para o período de festas, é necessário planejar a contratação de colaboradores temporários. Essa manobra comum neste período ajuda em muito a movimentar a economia e é uma oportunidade na constante busca por novos talentos. Segundo a Serasa Experian, 48,1% das MPEs planejam contratar novos funcionários para complementar a equipe neste fim de ano, e dentre essas empresas 82,3% têm a intenção de manter os novos funcionários após o período de festividades. Um bom indicador de reaquecimento do mercado.
  • Estudo de público-alvo: Entender o comportamento de seu público é um passo que o deixará muito mais perto de alcançar os números de vendas desejados. Você pode utilizar softwares e pesquisas para manter um conhecimento atualizado de como os seus clientes se comportam, determinar valor de ticket médio, e realizar comparações que ajudem a criar estimativas de vendas para o período e se preparar de acordo.
Expanda suas vendas

A pesquisa realizada pela CNDL indica que 45% dos consumidores pretendem comprar pela internet os presentes de Natal, e que 79% farão ao menos a pesquisa de preços pela internet.

Logo, se faz necessária uma infraestrutura online robusta para as vendas de seus produtos. Mesmo que não pratique o e-commerce, sua loja precisa ao menos aparecer nas buscas de seus clientes. Mas, claro que a realização de vendas online ajudará ainda mais a levar seus produtos aos seus potenciais consumidores.

Para aprender tudo sobre a realização de vendas pela internet, o SEBRAE-MT disponibiliza gratuitamente o E-book “Como vender mais online”, com dicas detalhadas de como aprimorar essa modalidade de vendas em sua empresa.

Dentre as muitas ferramentas disponíveis para essa modalidade de vendas para o Natal e outras datas comemorativas, vem se popularizando o uso do WhatsApp para o comércio digital. O SEBRAE-MT preparou um material especialmente para o empreendedor que deseja aprender como utilizar o aplicativo comercialmente. Confira as dicas no E-book “Aprenda como criar catálogo no WhatsApp Business”.

Uma festa de vendas

Existem alguns segredos para capitalizar o período de festas, conquistando e encantando clientes de forma que esse aumento nas vendas não seja temporário.

Essas dicas podem ser aplicadas para qualquer relação comercial entre empresa e cliente, mas é importante sempre pensar em qual o seu meio e adaptar suas estratégias para tal.

São três os principais passos:

  1. Atrair novos clientes: Este passo é feito através de estratégias de marketing, como o marketing de conteúdo, muito utilizado na internet. Conhecer o seu cliente permite produzir postagens com as quais o consumidor se identifique. Fazer com que sua marca seja próxima da identidade de seu cliente ajuda a torná-lo não apenas um cliente casual, mas um cliente fidelizado.

 

  1. Reter clientes convertidos: Ao adquirir novos clientes é preciso que estes não sejam um engajamento momentâneo, assim a empresa pode visar lucros de longo prazo. Para isso, é necessário manter sua marca relevante e o seu marketing bem direcionado para que o cliente já cativado chegue ao nível de encantamento.
  2. Aumentar o faturamento: A partir do momento que se atinge o encantamento de clientes, a sua marca caminha naturalmente para um aumento de faturamento. Neste nível o cliente chega ao ponto de defender sua marca ativamente e recomendá-la para colegas. É o nível de engajamento desejado por toda empresa.

Para aprender todas as minúcias de retenção de clientes e como encantar consumidores, não deixe de conferir gratuitamente a vídeo aula do SEBRAE-MT “Como transformar fãs em vendas”, por Luciano Larossa.

De olho no calendário

Não é apenas o período natalino que movimenta as vendas. Cada feriado e festividade atrai um público diferente e promove a venda de produtos variados. Manter um olho no calendário é a melhor forma de antecipar períodos de grande fluxo de consumidores e estar sempre preparado para esses momentos.

Com atenção às datas comemorativas, e seguindo as dicas do SEBRAE-MT, sua empresa estará no caminho certo para encantar clientes e aumentar o faturamento não só no Natal, mas muito além das festas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?