this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Fri Mar 19 14:11:51 BRT 2021
Inovação | REDE SOCIAL
Clubhouse: o que essa rede social traz de novo?

Salas temáticas com discussões importantes, redes de networking e eventos online são alguns exemplos dos recursos mais explorados.

· 19/03/2021 · Atualizado em 19/03/2021
Imagem de destaque do artigo

Mesmo com poucos meses de vida, o Clubhouse é um sucesso no Brasil e no mundo. A startup já é avaliada em US$ 1 bilhão. Isso sem falar nos mais de 6 milhões de usuários cadastrados, utilizando a plataforma constantemente.

A rede social é um case de sucesso sobre inovação e empreendedorismo. Em uma época de valorização da interação facilitada e da praticidade do áudio, seus desenvolvedores associaram tudo isso a um espaço para produção de conteúdo.

Ao longo deste artigo, entenda como o Clubhouse funciona, conheça as novidades e veja como ele pode ajudar seu negócio. Confira!

O que é Clubhouse e quando surgiu

O Clubhouse é uma rede social exclusiva de áudio. Simples e dinâmico, permite o compartilhamento facilitado de mídias sonoras. A plataforma surgiu em 2020, fundada por Paul Davison e Rohan Seth, dois ex-funcionários do Google. 

Sua popularização foi só em 2021. Mais especificamente, após uma conversa que se tornou entrevista e demonstrou a praticidade de seus recursos. Em uma das salas da rede social, Elon Musk, criador da Tesla, conseguiu uma entrevista exclusiva com o requisitado Vlad Tenev, executivo do aplicativo de investimentos Robinhood. 

Tudo isso em um cenário de intensa disputa entre investidores, outros empresários e a própria mídia para conversar com o executivo. Desde lá, os números da plataforma não param de subir. A novata conseguiu superar, até mesmo, os resultados surpreendentes do TikTok. 

A título de curiosidade, na primeira semana de fevereiro, as buscas pela rede social de áudio cresceram 500% no Brasil. Paralelamente, dos dias 1 a 9 de fevereiro, a popularidade desta aumentou 4.900% quando comparada a todo o mês de janeiro.

Como a plataforma funciona

O Clubhouse permite a criação de salas para discutir temas variados. O usuário pode falar ou só ouvir o que está sendo debatido. Da mesma forma, pode criar uma sala pública ou privada, estabelecendo regras, tempo de duração e quem pode participar. Todas as interações acontecem ao vivo, por áudio. Não é possível gravar nem enviar outros formatos, como os vídeos.

Logo ao entrar, outra funcionalidade que chama atenção é a possibilidade de o consumidor poder escolher temas de interesse. Assim como em outras redes sociais, a partir dessa pré-seleção, o algoritmo da plataforma apresentará salas que estejam de acordo com o que foi marcado, sempre incentivando o usuário a passar mais tempo dentro da plataforma, interagindo com outros players

Um dos principais objetivos da rede é criar interações e espaços de debate. Mas nada impede, também, que o usuário siga outras pessoas, acompanhe o que elas postam e consuma conteúdo da mesma forma que faz em outras redes.

Para entrar na plataforma, você pode se inscrever na lista de espera ou receber um convite de um amigo. No momento, o aplicativo só está disponível para iOS.

Quais são as principais funcionalidades

A variedade de funcionalidades é um dos pontos fortes da plataforma. Para empreendedores e investidores, o Clubhouse vem se mostrando como uma oportunidade única para criar relacionamentos e se conectar com pessoas de todo o mundo e de todos os tamanhos.

Nela, profissionais de setores e cargos variados podem interagir em “pé de igualdade”. Em uma sala aberta, por exemplo, nada impede que um representante de uma startup tenha contato direto com investidores-anjo referência em todo o Brasil. Da mesma forma, que um aspirante no universo da tecnologia pode ter a oportunidade de conversar com Mark Zuckerberg, outro grande nome cadastrado na rede.

A seguir, separamos as principais funcionalidades da plataforma.

Eventos

Crie um evento sem sair de casa. Programe sua sala com características específicas, como duração, data e horário. Estabeleça um tema e convide pessoas que você sabe que podem se interessar pelo que será dito. Utilize o recurso para divulgar sua marca ou para criar networking.

Feed de atividades

Após responder quais os seus principais temas de interesse, acompanhe o feed de atividade com as salas que estão bombando a partir desse filtro. Para mais, no ícone de sino, você consegue gerenciar as notificações e acompanhar o que está acontecendo dentro da plataforma.

Veja seus contatos recentes que acabaram de ingressar, convites para participar de salas, principais atualizações da plataforma etc. Tudo isso de forma facilitada e com apenas um clique.

Convites

Convide pessoas e seja convidado para salas inesquecíveis. Crie grupos exclusivos e debata temas de interesse coletivo. Eventualmente, no envelope na lateral da tela, você acessa seus convites para a plataforma. Convide amigos e crie sua própria comunidade.

Salas

Qualquer pessoa pode criar uma sala e falar de um tema que domina. As salas permitem ter acesso a conteúdos que só seriam divulgados em grandes eventos. Em alguns grupos paralelos, usuários estão se unindo para criar grupos temáticos para discussão de assuntos pouco discutidos no Brasil.

Como utilizar o Clubhouse como parte da estratégia

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Podcaster (ABPod) em parceria com o IBOPE, 40% da população brasileira escuta podcasts. Embora as estatísticas sejam de 2019, evidenciam o crescimento do consumo de mídia sonora. Tanto é que, de acordo com as instituições, os números crescem cerca de 65% há quatro anos.

Isso sem falar nas buscas por voz, que já são uma das principais tendências. Dessa forma, fica evidente que a popularização do Clubhouse é resultado de um processo de mudança no consumo de conteúdo. Depois do auge do texto, seguido pelo sucesso das fotos no Instagram para, por fim, o renascimento dos vídeos com o YouTube e o TikTok, voltamos para a era dos áudios.

Aproveite as mudanças a seu favor. Veja algumas dicas para utilizar o Clubhouse na sua estratégia e melhorar seus resultados.

Faça networking

Participe de comunidades e se relacione com pessoas de diferentes áreas. O Clubhouse permite um contato direto entre empreendedores de todos os tamanhos. Em uma mesma sala, um líder empresarial e um empreendedor proeminente, de um mesmo setor, podem se unir para trocar ideias e criar conexões.

Faça networking. Crie redes de relacionamento. Fortaleça suas relações. Amplie suas perspectivas e eleve a qualidade do seu perfil profissional. Aproveite do alcance da plataforma para fortalecer sua presença digital e se destacar.

Evidencie temas de interesse para a marca

Crie salas temáticas. Planeje eventos. Aproveite a variedade de pessoas na plataforma para criar discussões ricas. Ou, que tal, unir usuários de diferentes localidades e graus de formação para conversar sobre assuntos com pouca visibilidade?

As discussões podem ser feitas em qualquer dia da semana, sem restrição de horário. Utilize a funcionalidade a seu favor para colocar sua marca em evidência.

Crie autoridade

Uma autoridade é uma pessoa de confiança. É o primeiro a ser lembrado ou lembrado em determinados assuntos. No Clubhouse, para construir a sua autoridade ou a da sua marca, você pode criar eventos ou palestras. Outro caminho é mediar debates sobre assuntos de interesse.

A estratégia aumenta o alcance e a visibilidade do seu negócio, conquista a admiração e o engajamento do seu público etc.

Humanize sua marca

A humanização consiste em adquirir valores humanos e gerar reconhecimento com o público-alvo. Como resultado, melhora o engajamento da marca, aproxima clientes e empresas, além de criar reais defensores do seu empreendimento.

Na rede social de áudio, existem várias formas de executar isso na prática, mas algumas chamam mais atenção. Crie salas para entender as dores dos seus consumidores e buscar soluções para os problemas deles. Coloque-os em contato direto com os tomadores de decisão da empresa. Faça com que o consumidor se sinta parte do cotidiano do seu negócio e demonstre que a empresa se importa com essa participação.

Quais são as vantagens para a empresa

Estar no Clubhouse é uma possibilidade de fazer negócios e prospectar clientes. A nova rede social promete ser um sucesso e revolucionar, mais uma vez, a forma como as pessoas se relacionam. Esse recurso, se trabalhado de forma correta, tem o potencial de aprimorar os resultados de uma empresa. Parte disso por possibilitar um diálogo sincero e rápido entre empresa e consumidor.

Em marketing 4.0, Philip Kotler explica que estamos na era do relacionamento. O consumidor não é mais passivo. Ele quer se relacionar e ter um contato próximo com as empresas de que é cliente. Seja para o mercado B2B (empresa para empresa), seja para o mercado B2C (empresa para o consumidor), a plataforma permite o contato direto entre partes.

Aproveite a proximidade para responder dúvidas, quebrar objeções e colher feedbacks. Faça a escuta ativa. Reflita sobre o que está sendo discutido para aprimorar sua solução e oferecer algo ainda melhor. O Clubhouse pode ser a chance que você precisa para aumentar sua base de clientes e potencializar seus resultados.

Como começar a aplicar

Sempre que uma novidade surge, é comum que empreendedores busquem formas de aplicá-la ao seu negócio, sem perder tempo. Porém, nem tudo o que é lançado, faz sentido para o cenário atual de um empreendimento e/ou para a sua estratégia digital.

Pense pelo lado das restrições da plataforma. Supondo que seu consumidor possua, na maioria, o Android como sistema operacional, por mais promissor que a rede possa ser, não faz sentido investir nela se o seu público-alvo ainda não está lá. De maneira idêntica, caso você decida produzir conteúdo, é preciso que esteja adaptado aos objetivos do seu planejamento.

Posto isso, antes de ingressar em qualquer tendência, estude o mercado, compreenda o cenário atual e veja se é pertinente para o seu negócio. Depois disso, bem como nas outras redes sociais, é hora de pensar numa linha editorial, nos canais de distribuição e de que forma integrá-la no seu planejamento.

O Clubhouse é uma das principais tendências para os próximos meses. Isso porque traz o dinamismo dos áudios, como uma variedade de recursos muito úteis para o setor empresarial. Um exemplo disso são as salas, uma ótima funcionalidade para criar networking. Por outro lado, antes de ingressar na plataforma e direcionar seus recursos, torna-se fundamental analisar se a mesma se enquadra à estratégia do negócio.

Quer saber mais sobre novidades do universo digital? Siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado