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Thu Mar 09 15:46:07 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Confira 4 ferramentas que ajudam nas vendas online

Quer começar a investir no meio online para expandir o suas vendas? Então, comece descobrindo quais ferramentas digitais podem ajudá-lo!

· 09/03/2023 · Atualizado em 09/03/2023
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Cada vez mais, a tecnologia se mostra um recurso decisivo para o ganho de vantagem competitiva no mercado e, principalmente, para elevar o número de vendas no universo digital — o que, certamente, é o objetivo maior de todos os empreendedores. No entanto, a pergunta que surge nesse mesmo ponto é: "De que maneira é possível converter mais?".

Seja um proprietário do seu próprio e-commerce, seja um empresário que ainda está dando os primeiros passos para adentrar o mercado do comércio eletrônico, a grande verdade é que, para alcançar os resultados projetados, mais e mais, torna-se indispensável explorar as inúmeras estratégias que têm o potencial de impactar positiva e significativamente o faturamento do seu empreendimento. Sim, estamos falando das ferramentas para vendas online. Neste material, elencaremos as principais!

Continue a leitura e descubra como — sem a necessidade de investir valores exorbitantes — é possível engajar mais prospects, fechar mais negócios e ter a gestão operacional da sua empresa facilitada. Vamos lá!

Por que vale a pena recorrer às ferramentas digitais para impulsionar o número de vendas?

Antes de efetivamente elencarmos as principais soluções com as quais você pode — e deve — contar para se diferenciar no meio digital, é importante entender os benefícios mais expressivos de apostar nessas ferramentas que, além de tudo, ainda ajudam na otimização dos seus processos internos.

Integração das etapas do processo de vendas

Um dos aspectos positivos de investir em soluções digitais é ter a chance de contar com a integração das etapas das transações comerciais. Afinal, por meio da utilização de um software (ou até de dois mais sistemas integrados entre si), torna-se viável interligar as vendas desde o estágio de chegada do cliente em potencial à sua plataforma até a emissão da nota fiscal da compra realizada.

Crescimento mais célere do número de vendas fechadas

Se uma das suas principais dúvidas diz respeito às estratégias ideais para elevar o número de vendas no meio digital, possivelmente, você encontrará a resposta de que precisa aqui. A partir de uma solução de vendas automatizada, com dados e estágios integrados, todo o processo comercial é otimizado.

Isso ocorre porque todas as informações importantes para que o processo tenha continuidade estão armazenadas no próprio sistema. Então, esse controle facilitado dos dados e a autonomia de acesso viabilizam que os integrantes da sua equipe trabalhem de maneira mais acertada e segura, o que, por sua vez, impacta em dobro a elevação do número de vendas.

Análise da performance de cada etapa do processo

As ferramentas automatizadas possibilitam também uma avaliação bem mais criteriosa e detalhada de cada etapa das transações comerciais, além, é claro, de permitirem que as vendas online sejam mais bem organizadas. Acontece que os dados referentes a cada compra são armazenados e, posteriormente, é possível cruzá-los e analisá-los. Assim, torna-se possível captar eventuais desvios em um pequeno intervalo de tempo e, inclusive, projetar e implementar melhorias.

Redução das chances de deslizes

Uma vez programadas, as ferramentas para vendas online trabalharão baseadas na repetição de tratativas perante ocorrências similares. Assim, as chances de haver erros na execução de determinadas atividades são reduzidas — o que, por outro lado, não é garantido quando se trata de equipes humanas no comando, executando repetidamente as mesmas tarefas.

Quais são as 4 principais ferramentas para vendas online que podem fazer a diferença no seu dia a dia?

Até aqui, foi possível compreender que os e-commerces são, na verdade, segmentos mercadológicos que surgiram a partir da evolução da tecnologia. Em razão disso, torna-se difícil alcançar o sucesso no meio digital se o empreendedor não for receptivo às inovações que surgem para manter o seu negócio competitivo nesse universo online. Portanto, diante dessa necessidade, as ferramentas para vendas online se mostram as melhores alternativas para atingir uma visibilidade maior, entregar um atendimento de excelência e vender mais.

Por isso, a seguir, elencamos algumas das principais que poderão ajudá-lo a alcançar esses propósitos. Vamos conferir?

1. Prepi

Desenvolver e colocar no ar — seja em sites, seja em redes sociais — uma plataforma de vendas em um curto período de tempo tornou-se um dos desafios que se revelaram para os varejistas após o início do período pandêmico. Além disso, para pequenos e médios empreendimentos, esse passo parecia ser um obstáculo ainda maior.

No entanto, foi justamente nessa onda de oportunidades que a startup pernambucana Prepi vem surfando desde então. Reunindo um conjunto de serviços pensados para auxiliar as organizações a venderem mais, o aplicativo dispensa a contratação de profissionais para o gerenciamento das mídias, viabilizando a gestão de estoque por confirmação, as vendas, as entregas e, inclusive, a integração entre os posts nas redes e na página institucional.

Com atuação, em especial, no varejo de acessórios, moda e calçados, o nascimento do app deu-se a partir da percepção dos empreendedores de que as lojas vinham enfrentando dificuldades em trabalhar com as mídias. Atualmente, a Prepi disponibiliza ao público três planos distintos, com preços acessíveis e a possibilidade de testagem gratuita por um período de sete dias, como é possível conferir no site da startup.

2. Netzee

Recentemente incorporada ao time de parcerias da Tray — que tem o propósito de escalar oportunidades e soluções nas mais diversas esferas empresariais —, a Netzee ganhou um grande destaque nesse ambiente de soluções disponibilizadas aos lojistas. Isso aconteceu tanto pela implantação de e-commerces de diferentes portes quanto pela criação de layouts para a loja de temas.

Contudo, vale ressaltar que a Netzee nasceu como uma agência de e-commerce que tinha como objetivo principal a construção de soluções para lojistas que atuam no meio digital, a fim de facilitar e de diminuir a necessidade de investimento de recursos financeiros para a entrada de empreendedores de médio e de pequeno porte nesse universo online.

3. Estoque NOW

Com apps disponíveis tanto para o sistema Android quanto para o sistema iOS, o Estoque NOW é uma plataforma completa para o controle de locações de produtos e para a emissão de pedidos online. Com o sistema, é possível criar uma espécie de catálogo virtual para que os seus clientes possam emitir os pedidos pela Internet. Assim, você só precisa cuidar da divulgação da sua loja virtual, e a Estoque NOW cuida de todo o restante.

Com a possibilidade de testar o serviço de modo gratuito por um período de dez dias e com a oferta de planos a partir de R$ 59,90 mensais, você pode ter o controle da sua empresa na nuvem e gerir o seu negócio de absolutamente qualquer lugar em que esteja. A seguir, conheça alguns dos principais benefícios da Estoque NOW:

  • mais visibilidade para a sua loja, afinal, com o catálogo virtual, o seu negócio estará disponível ao seu público-alvo 24 horas por dia, viabilizando que os eventuais prospects conheçam as mercadorias comercializadas sem a necessidade de saírem de casa;
  • consulta de disponibilidade de itens, haja vista que o próprio sistema informará se os produtos que os clientes desejam alugar estão disponíveis para as datas desejadas;
  • integração com o Instagram, já que é viável integrar o seu catálogo do Estoque NOW com o Instagram Shopping, inclusive marcando as suas mercadorias nas fotos publicadas na rede social;
  • monitoramento das estatísticas de acesso, o que é possível fazer a partir do app, de modo a analisar o tráfego de visitas que o seu catálogo vem recebendo;
  • implantação facilitada, pois, por meio do catálogo, se torna possível começar a alugar os produtos pela Internet em poucos minutos, e toda a configuração necessária, inclusive, é realizada na conta que você mantém na solução etc.

4. Delivery Direto

Com mais de 3.000 restaurantes como clientes, a proposta do Delivery Direto é desenvolver um aplicativo próprio para o seu empreendimento, visando a entregar a melhor experiência possível para os seus clientes. Assim, você tem a chance de expandir o seu negócio, oferecendo entregas em domicílio, mas sem precisar pagar comissões a marketplaces que oferecem esse tipo de serviço, de uma forma fácil e que não atrapalha a sua operação.

A plataforma atende a todo tipo de restaurante — independentemente do porte do estabelecimento — e entrega, entre outras diversas funcionalidades, as seguintes:

  • como facilidades para o seu cliente — o agendamento de pedidos e o acompanhamento por e-mail, o monitoramento do tempo de entrega, a possibilidade de repetir o último pedido realizado etc.;
  • para a fidelização do seu público — a recompensa aos clientes mais fiéis, a possibilidade de pagamento de forma segura e prática (com apenas um clique), a emissão de estatísticas e relatórios completos etc.;
  • para a organização do seu delivery — a centralização dos seus pedidos (sejam eles feitos pelo WhatsApp, sejam eles feitos pelo telefone, sejam eles feitos pelo Facebook), a possibilidade de integração com os maiores PDVs, a viabilidade de gerir motoboys e pedidos de balcão etc.;
  • para aumentar as suas vendas — o envio de e-mail marketing, a realização de campanhas de indicação automáticas, o envio de notificações por SMS etc.

Como visto, as ferramentas para vendas online podem ser excelentes aliadas para a otimização de processos internos, refletindo, por sua vez, nos resultados alcançados, como o aumento do número de vendas fechadas. Para tanto, basta que você avalie quais soluções fazem mais sentido de acordo com o seu nicho de mercado e com o seu público, analise o impacto que elas podem gerar no seu dia a dia — quando possível, experimentando o acesso gratuito disponibilizado — e, ao constatar a eficácia, invista na contratação.

Percebeu como apostar em automação e inteligência pode fazer a diferença nos seus resultados, especialmente elevando a sua vantagem competitiva perante a concorrência? Agora, aproveite a visita ao blog e entenda também como fazer o seu e-commerce vender mais!


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