this is an h1

this is an h2

Tue Aug 02 14:26:21 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Conheça a planilha amiga de finanças para o MEI

Veja como a planilha amiga de finanças para o MEI pode ajudar a melhorar o controle e a encontrar formas de otimizar os resultados do seu negócio

· 02/08/2022 · Atualizado em 02/08/2022
Imagem de destaque do artigo

Se você é MEI (Microempreendedor Individual), certamente já sabe que um dos seus calcanhares de Aquiles é o controle financeiro. Muitos não separam, por exemplo, as finanças pessoais das do negócio, além de várias outras falhas cometidas no dia a dia. Mas tudo fica bem mais fácil quando você se depara com uma planilha amiga de finanças para o MEI.

É fato que gerenciar as finanças de uma MEI pode não parecer uma tarefa fácil, afinal de contas, envolve o controle das formas de pagamento, o gerenciamento das notas fiscais, a necessidade de conhecer o fluxo de caixa, de anotar tudo o que entra e sai, além de várias outras demandas que acabam surgindo na sua rotina.

É exatamente por essa razão que vamos apresentar, agora, uma planilha amiga de finanças para o MEI, pois ela vai ajudar a ter um controle maior e dominar as finanças da empresa de uma vez por todas. Continue acompanhando o texto e confira!

Quais são as vantagens de ser MEI?

A formalização como MEI é muito importante, pois proporciona Cidadania Empresarial. Uma vez formalizado seu empreendimento, você poderá relacionar-se com todo tipo de cliente, seja pessoa física, seja jurídica, inclusive, com o poder público.

Além da Cidadania Empresarial, essa formalização oferece proteção previdenciária para o empreendedor e sua família, pois passará a contar com todos os benefícios previdenciários, como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, o salário maternidade para a mulher empreendedora, e a família ficará assegurada com a pensão por morte e o auxílio reclusão.

Lembrando que a formalização é feita de forma ágil, de qualquer computador que tenha acesso à internet, sem custo algum, completamente gratuita.

Por que o MEI precisa cuidar das finanças?

Bom, o empreendedor tem a necessidade de garantir o lucro no negócio. Portanto, esse acompanhamento das finanças proporcionará maior probabilidade do desenvolvimento de ações para atingir esse objetivo, bem como permitir o atendimento a declarações fiscais com exatidão.

Esse controle das finanças de um MEI pode ser realizado de diversas maneiras. Você pode, por exemplo, pegar um caderno e anotar tudo: clientes, vendas, gastos, formas de pagamento etc. Ou então fazer tudo isso de modo bem prático, fácil e rápido: utilizando uma planilha amiga de finanças para o MEI.

Tal controle pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente, dependendo sempre da necessidade de cada negócio. Caso você tenha uma loja ou algum tipo de comércio, pode controlar as vendas todos os dias e, em seguida, fazer um resumo do mês. O que importa mesmo para o MEI é criar o hábito de fazer essa tarefa com disciplina, pois não há milagres.

Quais são os maiores erros que os MEIs cometem cuidando das finanças?

Bom, alguns erros cometidos pelos MEIs têm ocasionado vários problemas no negócio. Veja os principais:

  • o dimensionamento dos preços de forma desordenada;
  • os gastos sem controles;
  • a mistura com suas despesas pessoais.

Por que as planilhas financeiras podem auxiliar em um melhor controle no dia a dia?

O registro das informações permite que o empreendedor tome decisões com maior segurança. E, claro, para ter a agilidade que o mercado exige hoje em dia, utilizar as planilhas financeiras torna isso possível. Mas você ainda deve estar se perguntando: como elas vão ajudar a otimizar os resultados da empresa?

É simples responder essa pergunta, pois, uma vez que os controles financeiros fornecem informações atualizadas sobre a operacionalização do empreendimento, consegue-se ter o acompanhamento e realizar a correção de rumos de forma rápida, fazendo com que os resultados sejam ampliados.

Quais são os benefícios de utilizar uma plataforma amiga das finanças?

Ter plena consciência da real situação do empreendimento proporciona ao gestor o aproveitamento de forma adequada das oportunidades, bem como o desenvolvimento de ações para minimizar ou eliminar os efeitos de uma ameaça identificada no mercado.

Usando uma plataforma amiga das finanças disponibilizada pelo Sebrae, você consegue fazer contas de forma automatizada, visualizar a realidade do negócio, investigar pontos de melhorias e muito mais.

Vale destacar que o foco das ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae é a simplicidade. O objetivo é fazer com que mais pessoas usem essas ferramentas no controle financeiro da empresa, para obter resultados melhores. A planilha amiga das finanças para o MEI pode ajudar a melhorar o controle e encontrar formas de otimizar os resultados do negócio.

Como o Sebrae ajuda o MEI a controlar as finanças?

Podemos afirmar que o Sebrae auxilia o MEI no controle das finanças ao desenvolver ações e ferramentas no sentido de capacitar o empreendedor a construir um entendimento delas e se apoderar na gestão de seu empreendimento.

Em sua maioria, os empreendedores não utilizam ferramentas para gestão financeira, pelo fato de acharem difíceis, de não terem tempo, ou de não saberem utilizar. Mas esse não é um problema aqui, já que o foco é a simplicidade que proporciona consciência sobre o negócio e apoia no desenvolvimento de ações corretivas, permitindo um melhor resultado do negócio e absorvendo conceitos para implementação de melhorias em sua gestão.

Não é novidade para ninguém que um dos itens mais relevantes para qualquer empreendedor é fazer o controle das suas finanças. Buscar conhecer e estudar bastante sobre essa questão é indispensável para que a empresa tenha sustentabilidade. Então, se o empresário quiser obter resultados positivos no negócio, vai ter que começar a estruturar os seus controles financeiros.

Há duas ferramentas muito essenciais para o controle de qualquer empreendimento: uma é o Demonstrativo de Resultados, que segue o conceito econômico; outra ferramenta é o Fluxo de Caixa, no campo do conceito financeiro.

É preciso deixar claro que o MEI não tem que investir em um sistema caro e complexo para controle. É possível usar planilhas no próprio notebook. Assim, ao fazer esses controles, tem-se um conhecimento bastante aprofundado do próprio negócio.

Em qual momento da empresa é preciso controlar as finanças?

Independentemente do momento em que o empreendimento esteja, controlar as movimentações é o que vai garantir maior tranquilidade e segurança no dia a dia, além, é claro, de diminuir os riscos de endividamento.

Tendo um bom plano financeiro, você vai conseguir ter dados e números sobre as finanças do seu MEI em mãos; ter uma visão bem clara de aonde o empreendimento quer chegar e o que deve ser feito; tomar decisões mais assertivas e fáceis; e, claro, reconhecer o cenário atual e desenvolver estratégias para ter um posicionamento melhor no mercado.

Se seus objetivos são lucrar mais, entender melhor como o dinheiro está fluindo no caixa e criar estratégias para manter esse fluxo sempre positivo, saiba que você precisa contar com uma planilha amiga de finanças para o MEI, para fazer contas e visualizar melhor a realidade financeira da sua empresa.

Gostou de saber mais sobre a planilha amiga de finanças para MEI e quer ter um conhecimento aprofundado do seu negócio? Então, entre em contato conosco para saber mais detalhes!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora