this is an h1

this is an h2

Tue Apr 12 14:56:20 BRT 2022
Inovação | PRODUTIVIDADE
Ferramentas de inovação e produtividade: confira as 5 melhores opções!

Por meio das ferramentas de inovação e produtividade, o profissional poderá reorganizar processos e implementar mudanças significativas no seu negócio.

· 12/04/2022 · Atualizado em 12/04/2022
Imagem de destaque do artigo

Inegavelmente, a tecnologia trouxe grandes melhorias para um melhor desempenho das atividades empresariais. Diante disso, o profissional teve acesso a ferramentas de inovação e produtividade que impactam consideravelmente o dia a dia de cada um deles. Trata-se de um investimento que colabora fielmente com a otimização dos seus resultados.

De modo geral, essas ações são muito importantes nos dias de hoje. Afinal, por meio da organização estratégica do seu negócio, o empresário melhora seu rendimento e dá total foco às tarefas que facilitam o alcance de suas metas. Logo, é essencial incluí-las no seu horário de expediente em busca de valorizar seu diferencial competitivo.

Sob esse ponto de vista, mostraremos, nos tópicos seguintes, algumas opções bastante pertinentes que farão uma grande diferença no seu processo de evolução. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

A importância de recursos para melhorar a produtividade

Com a chegada da transformação digital, muitas empresas tiveram a oportunidade de melhorar seus processos internos. Afinal, foi possível reduzir a quantidade de trabalhos manuais e apostar na automação para tarefas repetitivas que fazem parte das rotinas profissionais.

Nesse caso, reduz-se os erros humanos e valoriza-se a padronização na execução de tarefas. Consequentemente, ganha-se mais credibilidade por conta da presença da qualidade no serviço que o empresário e a equipe prestaram. Logo, é muito importante contar com certas ferramentas de inovação e produtividade.

Por meio desse investimento, a marca fica suscetível a análises de pontos de melhorias e identificação de gaps que impedem a evolução do seu negócio. Atualmente, esses aspectos são bastante importantes para identificar uma resolução e resolvê-los na intenção de garantir a satisfação do público e o destaque na concorrência.

Aliado a isso, não podemos esquecer a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ao passo que ela já está em vigor no nosso país e permite que a empresa aja de maneira preventiva a não comprometer as informações relacionadas à sua lista de clientes. Ou seja, é outro aspecto fundamental na valorização do investimento no digital.

As principais ferramentas de inovação e produtividade

A implantação dessas ferramentas de inovação e produtividade na sua rotina de trabalho são de extrema importância. Entretanto, é fundamental que toda a equipe, ou o próprio empresário, passe por um treinamento a fim de conhecer a fundo as funcionalidades e características de cada dessas alternativas.

Como bem sabemos, a qualificação profissional é uma forma de ampliar os conhecimentos e valorizar a prestação de serviços. Afinal, o indivíduo aprende novas ferramentas, fica por dentro de tendências e opta por uma opção que agrega valor no crescimento do negócio. Conheça algumas delas nos subtópicos a seguir.

1. Sistema de gestão

Em busca de estabelecer bons fluxos de trabalhos e melhorar o desempenho das atividades operacionais, uma das ferramentas de inovação e produtividade com maior relevância na atualidade é o sistema de gestão empresarial, o que muitos já conhecem como Enterprise Resource Planning (ERP).

Em suma, trata-se de um software inteligente que possibilita que o empresário controle de maneira estratégica todas as atividades que fazem parte do negócio. Desde informações com relação à área de vendas até dados que correspondem ao estoque, tudo está em uma única plataforma e de modo simplificado.

Além disso, é possível integrá-lo com o Customer Relationship Management (CRM), uma ferramenta muito importante nos dias de hoje para fortalecer a sua relação com a clientela e focar em práticas que aumentam a relevância da sua imagem e o façam pensar na sua marca no momento da decisão de compra.

Paralelamente a isso, o uso desse programa permite a melhoria da sua gestão financeira, uma maior transparência na conferência e análise de dados e a segurança das informações. Ou seja, trata-se de uma opção bastante vantajosa e que permite a construção de um ambiente com melhores condições de trabalho.

2. Análise SWOT

Existem metodologias mais eficazes no crescimento do seu negócio. Entre elas podemos citar a análise SWOT, uma das ferramentas de inovação e produtividade que mostram uma ampla visão do seu negócio dentro de um cenário competitivo.

Em suma, trata-se de um método que busca estabelecer informações sobre aspectos internos e externos da sua empresa. Cada sigla representa uma condição que sua marca deve analisar. Ou seja, forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Dessa forma, é possível identificar cenários nocivos e fazer uma tomada de decisões com base no que será melhor para a saúde da organização. Além disso, é uma ótima maneira de reconhecer riscos e maximizar suas vantagens competitivas para melhorar seus resultados no mercado.

3. Matriz para a gestão de tempo

Como bem sabemos, o tempo é bastante preciso, e é necessário saber gerenciá-lo da melhor maneira possível. Caso contrário, o profissional acumula funções, não faz uma boa delegação de tarefas e pode até comprometer as empresas devido a distrações com relação ao cumprimento de prazos.

Sob esse ponto de vista, é fundamental focar em uma matriz para a gestão de tempo, que organiza suas tarefas de modo estratégico. Dito isso, o profissional deve classificar a tarefa por meio de três etapas. 

A primeira é a importante, aquelas atividades que precisam de um bom planejamento para não comprometer o resultado. A segunda é a urgente, com características a serem resolvidas o quanto antes em busca de não colocar o empresário em situações de risco. Já a última é a circunstancial, com o caráter cômodo e que não deve sobrepor-se às outras. 

Ao agir desse modo, é possível otimizar o tempo e usar ferramentas tecnológicas que ajudam na resolução dessas atividades.

4. Aplicativos para controle financeiro

O controle financeiro é bastante importante na vida de um empresário. Afinal, é necessário saber com exatidão sobre as despesas e os gastos do seu negócio, bem como seguir regimes tributários e boas práticas para que a marca esteja na legalidade.

Entre as opções disponíveis no mercado, podemos citar o Organizze. Ele consegue listar gastos essenciais e fazer uma divisão entre suas contas pessoal e profissional. Além dele, tem o Money Lover, considerado um dos melhores aplicativos de finanças.

Ele dispõe de uma sincronização de dados com outros dispositivos, constrói um calendário financeiro e apresenta demais funcionalidades que deixam a sua rotina ainda mais organizada.

5. Evernote

Aqueles que estão em busca de ferramentas de inovação e produtividade, na certa, querem mudar hábitos na intenção de atingir determinadas metas. Para isso, foque no aplicativo Evernote. Por meio dele, você poderá coletar, salvar, organizar e compartilhar, com outros membros da sua equipe, informações diversas sobre o seu negócio.

Além disso, é possível trabalhar com ele de maneira offline, digitalizar documentos importantes e fazer a integração com outros sistemas que fazem parte da sua rotina. O plano básico é gratuito. No entanto, existe a versão Premium, por R$ 9,00/mês, e a Business, por R$ 24,00 por mês/usuário.

A utilidade dessas ferramentas no seu dia a dia

A princípio, o investimento nessas ferramentas de inovação e produtividade trarão vantagens a longo prazo na sua cultura organizacional. Primeiro, porque elas permitem uma boa integração dos humanos com as máquinas. Ao passo que esses recursos vieram não para substituir o trabalho do individual, mas para agregar ainda mais valor aos resultados.

Além disso, tais softwares e aplicativos são bastante benéficos e melhoram até mesmo aspectos da vida pessoal dos indivíduos. Por exemplo, o app Opal melhora consideravelmente a produtividade dos usuários, principalmente daqueles que dispõem de telefones celulares de doom scrolling.

Essa prática faz com que o sujeito tenha mais disposição e comprometimento com suas atividades. Consequentemente, essa medida impacta de maneira positiva na qualidade do sono e ajuda a equilibrar os níveis de estresse. Ou seja, são muitas vantagens no seu crescimento e expansão do negócio.

A organização do tempo por meio do celular

No que lhe concerne, o smartphone é uma peça bastante presente no nosso dia a dia. Serve tanto para realizar tarefas profissionais quanto pessoais. Aliado a isso, existem pessoas que sofrem de distrações no trabalho, e esse aspecto pode impactar negativamente o rendimento delas no horário de expediente.

Diante disso, além do uso desses exemplos de ferramentas de inovação e produtividade, é interessante também focar em boas práticas que ajudam a organizar as atividades do cotidiano. Atualmente, é possível conferir o tempo médio gasto nas redes sociais e fazer metas para limitá-lo.

Por meio da análise SWOT, você poderá, por exemplo, ter uma maior dimensão do que falta para atingir ou superar metas. O Evernote também é bastante útil nesse caso e, com certeza, promoverá uma maior organização diária. Logo, foque nessas tarefas e use a tecnologia a seu favor.

Por meio deste artigo, você aprendeu como as ferramentas de inovação e produtividade ajudam a agregar cada vez mais valor à sua empresa. Ao implantá-lo na sua rotina, você verá o quanto é importante valorizar a organização e a valorização de ampliar o conhecimento. Consequentemente, é possível inovar e acompanhar as mudanças de mercado.

Desperdiçar tempo e recursos só atrasa o avanço da sua marca. Por isso, continue conosco e conheça ferramentas para você criar seu plano de negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora