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Fri Apr 28 18:06:58 BRT 2023
Planejamento | COMPETITIVIDADE
Oportunidades de mercado: principais técnicas e como identificar!

As oportunidades funcionam como uma lacuna que pode ser aproveitada para gerar novas ações. Saiba como!

· 28/04/2023 · Atualizado em 28/04/2023
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Ter um crescimento sustentável e rentabilidade não é garantia de que, futuramente, a sua empresa continuará existindo. Até porque, o mercado muda, novas tecnologias aparecem e, até mesmo, a preferência dos clientes transforma-se. 

Por isso, atentar para as oportunidades de mercado é uma característica essencial para conseguir permanecer e até crescer em momentos de crise. Porém, como fazer isso? Aqui, resolvemos separar as principais dicas de como enxergar as melhores oportunidades e alavancar o seu negócio. Entenda!

O que são as oportunidades de mercado?

As oportunidades de mercado podem ter duas definições: funcionam como uma lacuna ou uma oportunidade. Se estamos falando da primeira, representa um espaço vazio no mercado, algo que não foi visto por ninguém e que está lá esperando um empreendimento trazer a luz. 

Um exemplo é o smartphone. Essa ideia só se tornou algo real quando a Apple, ou melhor, Steve Jobs, viu essa lacuna no mercado. Como uma oportunidade, podemos dizer que é quando o empreendedor já tem uma solução e percebe que esse é o momento de trazê-la à tona.

Qual é a diferença entre uma ideia e uma oportunidade?

É bastante normal que uma ideia seja vista como uma oportunidade, até porque, à primeira vista, um insight parece uma grande descoberta. Porém, é preciso tomar cuidado com essa empolgação. Afinal, mesmo a melhor ideia do mundo precisa de uma análise, e, nesse momento, separamos uma simples idealização de uma oportunidade. 

A principal diferença é que, enquanto a primeira não dá certeza se pode ou não funcionar, a segunda é completamente viável, isto é, tem total chance de ser um sucesso, só precisa da estratégia certa.

Por que é importante atentar a isso?

Qualquer empresa que quer longevidade sabe como é importante estar alinhada às tendências do mercado. Qual é a melhor forma de fazer isso, senão aproveitar as oportunidades?

Trata-se de uma das maneiras mais fáceis de se manter em qualquer setor. No entanto, mais do que isso, é a chance de crescer e se tornar relevante. Até mesmo, de ser um empreendimento pioneiro, como é o caso da Apple, Ford, Toyota, Tesla, entre tantas outras empresas que, com suas atuações, mudaram o mercado.

Como identificar oportunidades no mercado?

Bem, já entendemos como as oportunidades são muito importantes para qualquer negócio. Mas o mais interessante é que elas também podem impulsionar um empreendedor a transformar a sua empresa completamente. Só que é necessário saber identificá-las. Como?

A seguir, vamos ver as principais maneiras de se reconhecer as oportunidades. Entenda!

Olhe para a sua empresa

Quando falamos sobre olhar para o seu negócio, é necessário fazer uma análise bastante detalhada do momento atual de sua empresa. Até porque as informações que você adquirir desse processo serão essenciais para quando começar a buscar as oportunidades.

Você deve prestar atenção, especialmente, aos pontos fortes, pois eles serão o seu alicerce quando começar a olhar para o que falta no mercado. É a partir deles que poderá analisar se tem ou não condições de atender ao que estão procurando.

Então, aconselhamos, inicialmente, fazer uma boa avaliação de suas estratégias, de quais foram as melhores ações da sua gestão, dos feedbacks, das críticas antigas e do que a sua empresa tem de diferencial quando comparada com as concorrentes.

Segmente os consumidores

Agora que conhece bem a sua empresa, podemos ir para alternativas mais direcionadas à busca de oportunidades. Os possíveis consumidores são uma fonte muito rica para entender o que está faltando. Por isso, é essencial segmentá-los. Algumas características são muito interessantes e podem ajudar nesse processo, como sexo, nível de escolaridade, idade, educação, profissão, região de moradia, nível da renda.

São informações que ajudarão a montar um perfil, mas você deve ir além: quais são os objetivos desse consumidor? O que ele busca quando procura por produtos do seu setor? O que sente falta? Essas são boas perguntas e que podem ajudar a ter insights que futuramente se transformarão em oportunidades.

Identifique deficiências do mercado

Após analisar os consumidores de uma maneira geral, é um bom momento para avaliar o mercado. Especialmente, os pontos em que tanto você como os seus concorrentes não conseguem satisfazer os clientes.

Já adiantamos que essa não será uma tarefa fácil e precisará avaliar bem o setor como um todo, assim como as particularidades da categoria para identificar com precisão o que falta e de que forma a sua empresa pode ajudar.

Analise novas tecnologia

Uma maneira de identificar as oportunidades do mercado é fazer uma boa avaliação das mudanças que ocorrem. Isto é, as transformações de cenários, os desenvolvimentos tecnológicos e até científicos são um sinal muito claro de que há possíveis lacunas se formando.

Nós temos grandes exemplos desse tipo de situação. A internet foi um sinal e um espaço que trouxe e ainda traz muitas possibilidades. Veja que ela impulsionou não só o compartilhamento de dados, como também a criação dos smartphones, assim como de serviços que hoje são essenciais para a sobrevivência de indústrias inteiras, como os streamings de música e entretenimento.

Sendo assim, atentar para as inovações é um passo essencial, até porque pode indicar o que será preciso transformar nos processos de seu negócio de forma que a sua empresa esteja sempre pronta para as tendências.

Estude o ambiente mercadológico

Esta dica pode ser facilmente confundida com a ideia de analisar as deficiências do mercado, mas o ideal é enxergá-la como um complemento. Aqui, a busca não é só pelo que falta, é também aquilo que o mercado já proporciona. Existe muita oportunidade em melhorar algo que já existe.

Portanto, é interessante olhar as transformações de uma maneira geral, inclusive, de setores que possuem uma grande influência no mercado, como situações geopolíticas, mudanças na economia ou de líderes de estado, entre outros.

Avalie o mercado internacional

Outra forma de conseguir enxergar as oportunidades é por meio de uma avaliação do que outros países estão fazendo quando se trata do seu setor. A percepção que esses lugares possuem é completamente diferente e representa uma mudança de ritmo e até de rendimento em comparação ao lugar em que o seu negócio está.

Procure avaliar todas as características de mercado internacional quando se trata do seu setor. Como as empresas estão? Há bastante demanda? Existe alguma tendência que só há lá? Como funciona o marketing? Quais são as necessidades específicas dos consumidores estrangeiros? Entre outras.

As respostas podem, inclusive, ajudar a observar se a sua empresa já não tem soluções que possam atender a esses clientes.

Preste atenção aos seus clientes

Em alguns tópicos anteriores, destacamos a importância de segmentar os consumidores. Porém, essa ideia implica avaliá-los de uma maneira mais geral, inclusive, aqueles que nem são os seus clientes. Agora, queremos que você procure olhar de uma maneira mais direcionada para o que já conquistou.

Utilize o contato próximo com os seus consumidores para fazer pesquisas e perguntas que possam lhe ajudar a enxergar oportunidades. Veja o que eles sentem que falta ou o que você poderia melhorar. Nesse caso, analisar as reclamações referentes à sua empresa é uma boa forma de encontrar dicas.

Identifique a validade

Digamos que finalmente encontrou a grande ideia, mas, como já falamos anteriormente, para ela ser uma oportunidade, precisa ser viável. Esse é o momento ideal para que você analise se realmente é o que procura.

Explorar será a ferramenta fundamental para isso, até porque é importante verificar se essa “oportunidade” pode realmente atender ao que o consumidor precisa. Além disso, fazer essa análise é essencial para ver se a viabilidade dessa ideia garante-se com o passar do tempo.

Faça uma avaliação dos riscos

Então você já descobriu que essa ideia é, na verdade, uma oportunidade. Ela responde a uma demanda de seus consumidores, tem oportunidades de durar e ainda atende às tendências. Pois bem, agora é o momento ideal para avaliar outro elemento que faz parte de qualquer ação num negócio: os riscos.

Em qualquer passo que der, especialmente para as oportunidades, os riscos devem ser considerados. A sua empresa precisa estar preparada para todo o tipo de situação, desde tudo dar muito certo, até mesmo, que algo atrapalhe e faça mudar a rota.

Nesse contexto, que tipos de riscos podem acontecer: desde uma crise no seu setor, até mesmo influências de decisões econômicas ou perceber que a oportunidade não era a melhor ideia. Seja o que for, deve-se considerar todas as possibilidades.

As oportunidades de mercado é uma forma do empreendimento sair da sua zona de conforto. Elas funcionam como um impulso para que todos os que participam do negócio estudem novas possibilidades de fazer a empresa crescer. E, muitas vezes, é a única forma de garantir longevidade.  

Buscá-las deve ser uma ação que faz parte da estrutura e do pensamento da gestão. Com esse objetivo, além de avaliar o que acontece no mercado regional, é muito importante também prestar atenção a outros lugares e estudar bem o comportamento dos consumidores e concorrentes. Dessa forma, a empresa estará preparada para encontrar as melhores oportunidades.

Este texto foi útil? Então, continue aprendendo: acesse o nosso Ebook Você sabe identificar as forças e as fraquezas de sua empresa?


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