this is an h1

this is an h2

Tue Mar 14 15:29:35 BRT 2023
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Como fazer um planejamento de processos de sucesso?

Quer entender como fazer um planejamento de processos eficiente? Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Leia aqui!

· 14/03/2023 · Atualizado em 14/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com a tamanha competitividade atual do mercado, é fundamental se organizar para ter bons resultados. Nesse sentido, quando se fala em gestão, o primeiro passo é estruturar um planejamento de processos de sucesso. Mas como fazer isso na prática?

Pensando em ajudá-lo nessa empreitada, preparamos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre como fazer o planejamento de processos de maneira eficiente e viabilizar o crescimento do seu empreendimento no médio e no longo prazo. Continue a leitura e confira!

O que é o planejamento de processos?

O planejamento de processos é a organização de um fluxo de trabalho eficiente dentro de uma empresa ou de um setor. Ou seja, a ideia é analisar cada etapa necessária até que uma entrega seja feita para aumentar as chances de sucesso do seu negócio, elevando a sua produtividade e o seu nível de eficiência.

Quais são os benefícios do planejamento de processos?

No entanto, como um negócio realmente pode se beneficiar ao investir no planejamento de processos? Em resumo, o seu empreendimento pode tirar proveito de uma série de vantagens, como o aumento do controle de tudo que está sendo feito e a garantia do cumprimento de um cronograma, por exemplo.

A partir desses dois aspectos, a tendência é de que os riscos envolvidos sejam reduzidos significativamente. Além disso, os profissionais devem se engajar ainda mais em suas atribuições, já que estarão cientes do que exatamente precisam fazer em suas funções para que bons resultados sejam atingidos.

Quais são as etapas que o compõem?

Afinal, o que deve ser analisado para ajudar na estruturação de um fluxo de processos? A seguir, confira cada uma das etapas!

Iniciação de projeto

O ciclo de trabalho de um processo começa com a etapa de iniciação. Aqui, o intuito é definir todos os detalhes — do objetivo final aos custos envolvidos, incluindo ferramentas que serão usadas e integrantes da equipe que vão trabalhar em sua execução.

Nessa fase, também é estabelecida a viabilidade do projeto e avaliados quais serão os recursos utilizados para permitir que o trabalho seja, de fato, executado.

Planejamento

Em seguida, vem a etapa de planejamento. Ou seja, após definir as metas e os objetivos, é o momento de determinar como fazer para alcançá-los.

Qual vai ser o prazo para a execução de cada uma das etapas? Quais serão os profissionais responsáveis por executá-las?

Esse momento é fundamental, já que é preciso esclarecer quais são as regras a serem seguidas e o que esperar de cada profissional envolvido no projeto. Além disso, é necessário determinar qual deve ser a entrega e quais são as datas estipuladas.

Estamos falando do estágio em que se deve tirar qualquer dúvida remanescente e garantir que todos tenham as informações e os recursos necessários para realizar os seus respectivos trabalhos.

Execução

Aqui, as etapas de planejamento ficaram para trás. Agora é o momento de executar. Essa é a fase mais longa, porém a mais importante para assegurar que tudo dará certo.

Afinal, é preciso ficar de olho em cada uma das tarefas e garantir que o cronograma esteja sempre de acordo com o que foi definido inicialmente. As dúvidas devem ser esclarecidas, e a equipe deve focar a execução.

Monitoramento e controle

No entanto, não é porque as tarefas foram delegadas que o trabalho deve acabar. Para o gestor, é preciso seguir monitorando cada uma das ações executadas.

No caso de PMEs, por exemplo, essa é uma etapa muito importante e que requer grande atenção. Afinal, geralmente, a execução fica com uma equipe reduzida, que abraça diferentes atribuições ao mesmo tempo e conta com gestores que também colocam a mão na massa, dividindo-se entre monitoramento e execução.

É o momento ideal, portanto, para utilizar métricas com o intuito de otimizar o controle, garantir que nada saia do planejado e sanar as dúvidas dos colaboradores ao longo do processo, caso necessário.

Encerramento

Com o projeto entregue ao cliente ou a stakeholders internos, finalmente, chegamos à fase de encerramento. Agora é o momento ideal para reconhecer os pontos positivos e negativos de todo o processo.

É preciso, então, fazer uma avaliação completa de tudo que foi feito para, assim, conseguir encontrar pontos de melhoria para as próximas ações.

Como fazer um planejamento de processos de sucesso?

Agora que você já entendeu mais sobre a importância do planejamento de processos, que tal descobrir como desenvolver uma estratégia de sucesso? Confira!

Implementação de novos canais

Dois dos primeiros pontos que precisam ser analisados para um trabalho de gestão de processos são a qualidade e a eficiência dos canais utilizados. Afinal, são eles que vão conectar todos os profissionais e, consequentemente, os processos.

Ou seja, é necessário definir as plataformas que vão ser empregadas para uma comunicação mais direta e eficiente entre todos os pontos ao longo da execução de um projeto.

Preparação da equipe

A sua equipe também precisa estar preparada para que tudo funcione conforme o que foi planejado. Não adianta definir as funções de cada um ao longo de um processo, mas não oferecer o treinamento e a capacitação necessários para que os profissionais executem as tarefas de acordo com as expectativas.

Assim, o gestor é o responsável por garantir que todos estejam sempre sincronizados em relação ao que deve ser feito. O planejamento inicial pode ser excelente, mas não vai funcionar sem que todas as partes da engrenagem estejam em sincronia.

Na prática, cada colaborador deve saber o que precisa ser feito para conseguir atingir a performance que se espera.

Definição de metas adequadas

As metas também são essenciais e devem ser estabelecidas da forma certa. Reflita: de que adianta criar metas muito simples de serem alcançadas apenas para falar que foram atingidas? Ou mesmo de que vale estipular números que dificilmente se tornarão concretos? Acredite: isso só vai causar frustração na sua equipe.

Sendo assim, é necessário analisar a situação da sua empresa e o desempenho dos concorrentes e entender mais sobre o panorama do seu mercado. A partir da análise dessas informações, fica mais fácil construir um planejamento que tenha metas adequadas.

Ou seja, elas devem considerar números que podem ser alcançados com todos os esforços da equipe e com um uso apropriado dos recursos.

Monitoramento de resultados

Nesta era da transformação digital, o monitoramento também precisa ser constante. É esse trabalho que vai garantir uma execução precisa de cada etapa ao longo de um processo produtivo.

Os gestores devem acompanhar de perto cada um dos pontos até que se chegue ao resultado final, pois, só assim, será possível identificar eventuais fatores que demandam melhoria. Nesse sentido, existem métricas que podem tornar esse processo mais fácil, garantindo que o desempenho de todos os processos e dos profissionais seja acompanhado.

Ao notar desvios, o gestor conseguirá atuar de forma mais ágil e precisa. Assim, poderá evitar que aquele pequeno problema se torne muito maior e prejudique a performance do processo como um todo.

Padronização

A gestão de processos passa diretamente por um trabalho de padronização. O intuito é determinar um modelo para que cada tarefa seja executada ao longo das operações de uma empresa.

Em meio aos elementos que podem ser padronizados, estão o formato de envio de comunicações ao cliente, as documentações e a forma como os pontos necessários para a conclusão de cada atividade são acompanhados. Todas as etapas dos processos internos precisam ser analisadas e padronizadas.

Adoção de soluções tecnológicas

A tecnologia está cada vez mais presente em nossa sociedade. Então, por que seria diferente no mercado corporativo?

Quando falamos em gestão de processos, na verdade, ela é ainda mais relevante. Afinal, são essas ferramentas que podem garantir uma eficiência maior para a execução de cada uma das tarefas e acelerar todo o processo.

A boa notícia é que existem soluções tecnológicas para os mais diferentes processos dentro de uma empresa. A área de vendas pode se beneficiar de uma ferramenta, enquanto o setor administrativo também pode otimizar os seus resultados recorrendo a outro recurso, por exemplo.

Ou seja, toda a organização ganha com o uso de soluções específicas e inovadoras.

Digitalização de processos

Para se tornar uma empresa digital, é preciso não apenas utilizar as ferramentas e soluções tecnológicas, mas também fazer com que o digital esteja presente nos processos. Por que, por exemplo, perder horas de trabalho de um vendedor e dificultar o controle da sua equipe com contratos em papel? Já refletiu sobre isso?

No caso de PMEs e de times menores, essa situação pode ficar pior ainda. Afinal, todo tempo economizado é valioso para se dedicar a uma tarefa mais importante para o negócio.

Em casos assim, é possível utilizar uma solução de assinatura eletrônica para otimizar o processo de assinar e de armazenar todos os documentos que fazem parte do acervo da empresa. Dessa forma, a sua execução é "transferida" para o universo online e tudo fica armazenado na nuvem após a finalização, por exemplo.

A verdade é que a digitalização dos processos é cada vez mais importante no mercado e implica a automação de etapas geralmente manuais, que tomam muito tempo e são extremamente burocráticas — a preparação e a aprovação de toda a documentação necessária para fechar um negócio são algumas delas. Nesse contexto, parte importante do processo de planejamento de processos é a tecnologia, concorda? Assim, a grande questão se torna a colocação dessa cultura em prática.

Quer ajuda nessa missão? Então, confira outro dos nossos conteúdos e saiba como implantar uma cultura digital na sua empresa com apenas 5 passos!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?