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Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Perguntas frequentes

Saiba tudo sobre o Cidade Empreendedora

· 24/02/2022 · Atualizado em 24/02/2022
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Respostas
  • O que é o Programa Cidade Empreendedora?

É um programa que a Unidade de Políticas Públicas inicia a sua execução agora em 2022. O programa tem o intuito de organizar as demandas por eixos de desenvolvimento e direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local, através da realização de várias ações do SEBRAE Piauí e demais parceiros ajudem a Gestão Pública na realização de boas práticas para o desenvolvimento municipal.

  • Quais são e como se deu a escolha dos 21 municípios?

Neste primeiro momento o SEBRAE Piauí priorizou os municípios que não o Planejamento Estratégico com foco no Desenvolvimento Econômico. Não há ações que funcionem para pelo menos eixos do Desenvolvimento são imprescindíveis como ações de saída. 

1. Realização do workshop

2. Implantar a Sala do Empreendedor e nomear o Agente de Desenvolvimento

3. Implantação do Empreendedorismo na escola. 

  • Como o município pode participar?

O município que tiver que participar pode entrar em contato com a Unidade de Políticas Públicas ou qualquer regional, e solicitar por meio de Ofício enviado a Direx Super para a realização do Planejamento Estratégico em sua cidade (sem ofício deve ter definido o local, o compromisso com a logística do evento e confirmação da presença da equipe da gestão pública durante os dois dias de evento).

  • O que o município ganha com a participação no Programa Cidade Empreendedora?

Com o desenvolvimento de adesão ao Programa Cidade Empreendedora terá um atendimento focando os eixos, e essa nossa atuação será contínua, o que possibilitará aos empreendedores potenciais e atendimento personalizado conforme suas demandas durante todo o ano, e não somente pontuais.
O gestor será no formato de eixo/
público Inclusão Desenvolvimento produtivo – formação para os pequenos produtores e pessoas que queiram iniciar uma atividade produtiva e sejam atendidos projetos de inclusão de renda
da liderança - capacitação para o público e assessores
Ação de compras públicas– consultorias e para a equipe de compras e para os selecionados como vantagens do município quando na aquisição em aquisição do comércio local.
Ação de Marketing Setorial (Mercados e Feiras) – atendimento para qualificação dos feirantes de mercados públicos e planejamento de eventos que dinamizem o comércio local.
Desburocratização/Gestão Pública – apoio à gestão pública para que implemente soluções que facilitem a vida do cidadão

  • Quais as soluções públicas, desburocratização disponibilizadas nos Combos Básico, Intermediário e Avançado?

As soluções serão implementadas conforme as particularidade e necessidades de cada município. Porém fizemos uma trilha organizada em 3 três anos que será dividida por ciclo de ano para realização de cada combo.

  • Quais as soluções de cada combo?

Conforme explicado na questão anterior as soluções sofrem adequação conforme necessidade, mas o percurso básico será o seguinte:

  • Ano 1 - SOLUÇÕES BÁSICAS
    • Ações de planejamento;
    • Implantação da Sala do Empreendedor;
    • Formação do Agente de Desenvolvimento;
    • Capacitação das Lideranças;
    • Formação dos Professores para Implantação do Empreendedorismo na escola.

Todos os municípios que iremos trabalhar em 2022, já estão em fase de implantação ou já implantado os eixos do atendimento básico.

  • Ano 2 - SOLUÇÕES INTERMEDIÁRIAS
  • Nível intermediário – Neste momento daremos prioridade a seguintes iniciativas:
    • Capacitação das Lideranças;
    • Implantação/orientação para Compras Públicas;
    • Promoção da Inclusão Produtiva;
    • Ações de Marketing Setorial.
  • Ano 3 - SOLUÇÕES AVANÇADAS

Ações que contribuem para fortalecimento da marca da prefeitura com ações de apoio para modernização da Gestão Pública com a Desburocratização e iniciativas de Inovação e sustentabilidade para os setores econômicos e a gestão, e ainda proposições de ações para fomentar no município iniciativas de Cooperativismo e Crédito.

Em todos os combos está inclusa a consultoria de preparação e inscrição do município para o Prêmio Prefeito Empreendedor em todos os anos da Premiação.

  • Os municípios que estão participando agora já têm o Combo Básico?

Sim, o combo básico é composto dos seguintes eixos/ soluções. Mas também iremos fazer ações de manutenção e fortalecimento destes eixos em todos os momentos do atendimento ao município.

  • Qual o período de execução do Combo Intermediário que será levado para o município em 2022? Quando começa e quando termina?

Nosso cronograma de atividades tem oferta de ações por ano, e cada ano teremos novas ações executadas e ainda reforço nas atividade necessárias para o município alcançar os resultados previstos.

  • Tem uma programação de ações específicas para todos os municípios participantes ou será caso a caso?

No Cidade Empreendedora teremos uma linha de atendimento conforme os eixos, mas as realizações acontecerão em consonância aos setores/públicos prioritários para o município. Lembrando que a agenda de atividades é customizada para cada município, pois cada local tem um nível de maturidade e de atuação diferenciado e necessidades diferentes.

  • O município participante terá responsabilidades na execução do CE? Quais serão as responsabilidades?

Cabe ao município sensibilizar os públicos a serem atendidos a cada ação, e a organização da logística para cada evento. E a sala do Empreendedor será o ponto de apoio do SEBRAE e a Gestão Pública nessas ações.

  • Quem em cada município será o responsável em acompanhar as ações que serão realizadas?

O Agente de Desenvolvimento e os técnicos do SEBRAE nas Regionais serão apoio para execução das atividades, e a Unidade de Políticas Públicas do qual o projeto é originário.

  • Quem da UPPDT será responsável em fazer a gestão do PCE? Quem dará suporte?

A gestão do Projeto será de responsabilidade da UPPDT e a analista Patricia Lemos é a gestora do Projeto.

  • Em 2023, os municípios participantes do Combo Intermediário terão o Combo Avançado?

A cada ano de projeto atenderá um grupo de municípios com as ações do combo

  • Em 2023 novos municípios poderão aderir ao PCE?

Sim, No segundo semestre de 2022, teremos novas vagas para outros municípios interessados em aderir ao Programa para inicio em 2023.

  • Quanto o município vai pagar por cada combo de ações (Básico, Intermediário e Avançado)?

Este ano de 2022 nossa atuação terá a contrapartida econômico-financeira, onde o SEBRAE faz a contratação dos consultores e facilitadores e o município faz a parte logística do evento (local para realização do evento, lanches e outros materiais necessário para realização de eventos), bem como a sensibilização do publico participante.

  • Qual a Unidade do SEBRAE/PI responsável pelo Programa Cidade Empreendedora?

A Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial - UPPDT.

  • Qual o papel da Unidade Regional do SEBRAE/PI ao qual pertence o município participante? Haverá um analista da UR responsável?

Aos Escritórios Regionais fica a incumbência e compromisso da efetivação das ações da agenda com a Prefeitura, e marcar as datas de realizações das capacitações.

  • Quem contratará e pagará as ações que serão levadas para os municípios?

As contratações ficarão a critério da UPPDT e se tivermos outras demandas locais podem ser realizadas e custeadas pela Regional.

  • Quais consultores estão aptos para levarem as soluções?

Os consultores que fizerem as certificações do Cidade Empreendedora que hoje se encontram disponíveis para os credenciados do SGF na UC SEBRAE.

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Quer saber mais?

Para mais informações procure a Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae no Piauí, através dos telefones (86) 3216 1395, das 08 às 12 e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira.

Você poderá também entrar em contato através dos nossos canais de atendimento on-line.

Nosso Whatsapp:
0800 570 0800

 

Fale com o Sebrae:
www.pi.sebrae.com.br


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