this is an h1

this is an h2

Pessoas
Pratos inéditos farão parte do 3º Festival Gastronômico de Tubarão
O evento, realizado pelo Sebrae/SC, Prefeitura e Associação Empresarial (Acit) do município, acontece do dia 12 a 27 de novembro

O terceiro Festival Gastronômico de Tubarão (FGT) está repleto de novidades. Nesta segunda-feira (3), os restaurantes prepararam 11 pratos inéditos, que farão parte da edição, para uma sessão de fotos no Armazém João Nicca e no Museu Ferroviário. O evento, realizado pelo Sebrae/SC, Prefeitura e Associação Empresarial (Acit) do município, acontece do dia 12 a 27 de novembro.

 

O FGT propõe incentivar o desenvolvimento econômico, cultural, gastronômico e turístico de Tubarão. Neste ano, a edição com a temática “Uma viagem pelos Sabores e Cultura de Tubarão, a bordo do Trem Rubi”, terá o Museu Ferroviário como cenário para a realização de três almoços organizados entre as locomotivas, além do circuito pelos demais restaurantes participantes, considerado uma tradição.

 

“Estamos inovando em mais uma edição do Festival Gastronômico, promovido em parceria com a Prefeitura. O programa faz parte das ações do Tubarão é Mais, que possui uma conexão com diversos eixos, como a gastronomia, o turismo e o comércio, além de estar também conectado com as ações do bairro Oficinas. Nosso objetivo é levar o empreendedor ao sucesso e impulsionar o desenvolvimento do município a partir de iniciativas que apoiam os segmentos econômicos”, destaca a analista de negócios do Sebrae/SC, Renata Goulart.

 

Hoje, após a primeira e segunda edição do FGT, os empresários contribuem para o fortalecimento do Núcleo de Gastronomia da Acit, por meio da união dentro da categoria. “A organização dentro desse setor é um dos grandes resultados desse evento, que vem sendo promovido há três anos, antes não víamos isso. Estamos inovando cada vez mais e trilhando grandes caminhos para que as pessoas conheçam o potencial gastronômico, turístico e cultural da nossa cidade”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo.

 

A temática

A temática “Uma viagem pelos Sabores e Cultura de Tubarão, a bordo do Trem Rubi”, foi escolhida para homenagear a memória ferroviária, preservada no museu da cidade. Segundo o coordenador do Núcleo de Gastronomia da Acit, Felipe Pinelli, o circuito terá pratos inspirados nas locomotivas a vapor da Ferrovia Tereza Cristina.

 

“A meta é proporcionar a cada edição, a evolução da gastronomia e cultura em Tubarão, mostrando para as pessoas sobre as diferentes técnicas de alimentos, pratos, lugares para visitar dentro da cidade. Nesta semana tivemos uma etapa muito importante para o Festival, podemos observar o prato especial criado por cada restaurante para a edição e todos, representando a temática do museu ferroviário”, enfatiza o coordenador do Núcleo de Gastronomia da Acit, Felipe Pinelli.

 

A iniciativa conta com o apoio do Museu Ferroviário e da Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV). Durante os três finais de semana do Festival, a programação contará com eventos gastronômicos especiais no local, junto a passeios de trem e visitas guiadas ao museu.

 

“O Festival Gastronômico já é visto como um grande sucesso na cidade. Temos excelentes restaurantes situadas na região e agora, na aliança da gastronomia com a história da ferrovia, as pessoas poderão apreciar pelos pratos ao lado das locomotivas que fazem parte das raízes do município”, conclui o coordenador dos Passeios de Trem do Museu Ferroviário, Jefferson Vitorino.

 

Os restaurantes

Amarillo Bistrô; Armazém & Bistrô João Nicca; Bistrô do Bepe; Black Cave; Casa do Doce; Céu da Boca; HaiBier; ImmigratoRistorante&Emporio; Hotel Sandrini; NonnaSiça Pizzaria e Scatolla Cozinha Italiana, são os restaurantes inclusos na 3ª edição do FGT. Os chefes locais serão responsáveis pela preparação do menu saboroso, recheado de opções e pratos inéditos.

 

Texto: Letícia Ortolan/NZBT Comunicação

Fotos: Divulgação/Fernando Zequinão

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?