this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas
Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande inaugura 10 de novembro
Inauguração ocorreu no dia 10 de novembro, às 14h, no Regalos do Interior, com incentivo à valorização do turismo

A Cantina Hammerich atua há 16 anos com cultivo de uvas, cana de açúcar e com a produção de seus derivados: vinhos, venda de uvas in natura, açúcar mascavo, rapaduras, melado, cachaças e licores. Localizada na Linha Clovis, interior do município de Lajeado Grande, a 1000 metros do portal de acesso à cidade, a destilaria integra o roteiro turístico da “Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande”.

A novidade foi lançada no dia 10 de novembro, às 14 horas, no Regalos do Interior, com o objetivo de valorizar o turismo e a cultura local, destacando as riquezas de propriedades e empresas rurais do município. A Rota é uma iniciativa que integra a estratégia na área do turismo do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. Durante o lançamento, serão apresentadas as propriedades integrantes, os atrativos disponíveis e os contatos para agendamento de visitas.

O empresário rural Sestilio Darci Hammerich conta que os visitantes terão acesso a todos os itens produzidos na destilaria, conforme o período de safra e maturação. “No tocante a destilaria, produzimos a cachaça, e a partir dela os licores finos, as cachaças envelhecidas em barris de carvalho”, relata. Segundo Hammerich, a produção de vinho iniciou em 2005, primeiramente para consumo próprio, e depois iniciando o cultivo de uvas e a produção para venda. Já as atividades com açúcar mascavo começaram em 2016, e com a Destilaria em 2017.

“Em nossa propriedade estaremos oferecendo a visita técnica guiada, sobre o cultivo de uvas e cana de açúcar, a explanação dos processos produtivos junto as áreas de fabricação e, por fim, a degustação dos produtos, conforme disponibilidade da safra”, pontua. A diretora de Administração Talya Caregnatto destaca que a proposta de turismo rural iniciou como estratégia para unir a ovinocultura, que é uma atividade econômica em ascensão, com as belezas naturais, as características das propriedades rurais e a hospitalidade dos moradores de Lajeado Grande. “Os turistas poderão visitar algumas propriedades rurais onde terão contato com os animais e com a gastronomia através de pratos à base de carne de ovelha e de produtos da agricultura familiar”, destaca.

CAMINHOS TURÍSTICOS

A “Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande” terá em seu roteiro turístico várias propriedades rurais. Entre elas, uma que tem como atividade principal a ovinocultura e derivados, outra que trabalha com derivados de cana-de-açúcar, uma que produz gin e licores, uma que fabrica queijos coloniais e temperados, uma com produtos orgânicos e cafés coloniais e outra com um pôr do sol magnifico.

 

“Além disso, as artesãs de Lajeado Grande, que estão elaborando itens característicos e indenitários relacionados a essa rota são beneficiadas com capacitações gratuitas. Essa é mais uma alternativa para agregar valor ao turismo e a cultura local”, observa o prefeito de Lajeado Grande, Anderson Elías Bianchi.

As oficinas têm como objetivo fortalecer o setor produtivo da economia criativa, incentivar a confecção de itens que potencializam as vocações regionais, buscar parcerias e novos mercados e oportunizar capacitação para o aprimoramento da estética e da funcionalidade dos produtos criados a partir da cultura local. Até o mês de dezembro, estão previstos cinco encontros nos quais as artesãs locais desenvolverão produtos com a identidade do município.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o turismo representa a essência de um município, assim como é o caso de Lajeado Grande. “O Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, visa contribuir para que a prefeitura reconheça essa essência e qualifique o turismo com estratégias que valorizem as belezas naturais, os empreendedores, neste caso, principalmente os rurais, e divulgue o potencial de cada segmento promovendo, assim, o desenvolvimento econômico sustentável, o que refletirá na melhoria da renda e na qualidade de vida dos cidadãos de Lajeado Grande”, concluiu.

 

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?