ESTRATÉGIA DE MERCADO

Leia os boletins de mercado de cada setor e atualize a sua empresa

Ao aplicar a Inteligência Competitiva às operações empresariais, é possível melhorar as estratégias de atuação e, com isso, a competitividade e os lucros.

Transformações culturais, demográficas, tecnológicas e político-institucionais interferem no sucesso dos negócios. Organizações e empresas de qualquer porte e segmento devem estar atentas a essas mudanças e aplicar as informações do mercado ao dia a dia, para garantir a sobrevivência em uma economia altamente competitiva.

Os empreendimentos, até mesmo os de micro e pequeno porte (MPE), deparam-se com o desafio de criar, utilizar, compartilhar informações e conhecimentos com o apoio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

Esse processo é denominado Inteligência Competitiva (IC), um processo de aprendizagem definido pela competição. Com base em dados do mercado, permite a otimização da estratégia corporativa em curto e longo prazo.

A fim de aprimorar a competitividade dos empreendimentos brasileiros, o Sebrae produz com periodicidade constante conteúdos para nutrir os pequenos negócios de informações de inteligência competitiva em vários segmentos de atuação.

O Sebrae preparou conteúdos específicos para os segmentos de mercado abaixo. Conheça os documentos que podem contribuir para o sucesso do seu negócio acessando a página de cada segmento:


Se preferir, você também pode navegar pelo Blog Mercados ou receber o conteúdo do seu segmento diretamente no seu e-mail. Basta clicar na imagem ao lado.