A definição do cliente, sem dúvida é a etapa mais importante do planejamento do seu negócio. Todas as decisões são por ele e para ele.

Por maior que seja a vontade de atender todo mundo, a sua empresa não terá esta capacidade operacional, muito menos terá condições de atender a necessidade de todas as pessoas.
Acertar nas decisões de negócio nem sempre será fácil, porém se você conseguir identificar qual segmento de mercado sua empresa irá se dedicar, você encontrará o caminho certo para seguir.
Veja:
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Onde os clientes moram?
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Como eles são – idade, gênero, escolaridade, profissão, renda?
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Família grande ou pequena?
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O que gostam de fazer?
Se seus clientes forem outras empresas, considere:
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Qual o ramo de atuação?
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Número de empregados?
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Quanto tempo estão no mercado?
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Qual a capacidade de pagamento?
Interesse e comportamento do cliente
É importante perceber a necessidade de compra. Avalie em qual momento o consumidor procura pelo seu produto ou serviço.
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Qual frequência de uso do produto ou serviço?
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Em que quantidade compram?
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Onde costumam comprar?
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Que preço o cliente paga por esses produtos ou serviços, atualmente?
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O que faz o cliente decidir pela compra; preço?
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A qualidade?
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A marca?
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O prazo de entrega?
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As condições de pagamento (dinheiro, cartão de crédito, carnê)?
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O relacionamento com o cliente?
Encontre as respostas e defina um grupo de pessoas ou empresas com características e necessidades parecidas e trate-os de maneira especial.
Você terá mais condições de oferecer um atendimento de qualidade, se estiver concentrado em ser a solução dos problemas de seus clientes.
Se eles tiverem semelhanças fica mais fácil acertar o preço que eles podem pagar, o tipo de produto, o prazo de entrega e tantos outros. Dedique-se a fazer o melhor, com carinho, para uma fatia do mercado. É provável que seu cliente se identifique com o seu negócio e volte mais vezes.
Por Mayara Fernanda dos Santos - Analista do Sebrae no Amapá
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