this is an h1

this is an h2

Organização
Dirigentes do Sebrae no MA participam de eventos em Brasília
Posse dos novos dirigentes da Abase e lançamento do Comitê sinalizam compromissos do Sebrae com o futuro do País tendo como base os pequenos negócios.

Representada pelos diretores Superintendente e Técnico, Albertino Leal e Mauro Borralho, respectivamente, a diretoria Executiva do Sebrae no Maranhão acompanhou dois importantes momentos do Sistema Sebrae nesta semana (dias 21 e 22 de junho), marcos da gestão estratégica da instituição.

Em Brasília-DF, os executivos maranhenses acompanharam a posse dos novos dirigentes da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase), que reuniu autoridades, convidados, a diretoria do Sebrae Nacional e representantes das 27 unidades estaduais.

A Abase terá à frente, no biênio 2023-2025, o catarinense Anacleto Ângelo Ortigara (SC); como vice-presidente, Vinícius Nobre Lages (AL), como diretor Financeiro, Jarbas Luis Meurer (TO), como diretora Técnica, Rosemary Soares Antunes Rainha (DF) e como diretor de Relações Institucionais, Rubens da Costa Magno Júnior (PA).

A posse contou com homenagens aos ex-dirigentes da Abase, palestra sobre Inteligência Artificial: impactos para as MPE’s e para a gestão do Sebrae e o ponto alto, desataque para a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, o maranhense Reynaldo Soares da Fonseca, que abordou a importância do Sebrae e a função do Judiciário em decisões que podem afetar as micro e pequenas empresas.

Na ocasião, o presidente Anacleto Ortigara, destacou metas relativas ao planejamento estratégico que o Sebrae Nacional realiza em todas as regiões do país. “Vamos buscar o melhor para os Sebrae´s, em total sintonia com todos os Estados, com os interesses do País e o compromisso de fortalecimento dos pequenos negócios”, afirmou o presidente.

O superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, enfatizou a relevância desse momento para o Sistema Sebrae. “Acompanhamos, com entusiasmo, a posse da nova diretoria da Abase e o lançamento do Comitê ESG, que demonstram o compromisso do Sebrae com o País e o Maranhão. Mais uma vez o Sistema Sebrae lidera importantes processos de transformações, atuando com um olhar estratégico e planejado, focando resultados e transformações, pensando no equilíbrio do planeta e na sustentabilidade econômica e dos pequenos negócios, tudo isso alinhado com o propósito de construção de uma instituição cada vez mais forte e atuante”, explicou o executivo.

compromisso

Em um segundo momento, os dois dirigentes maranhenses estiveram presentes no lançamento do Comitê ESG (dia 21 de junho), com participação de autoridades e especialistas de renome no Brasil, do presidente Décio Lima e diretores do Sebrae Nacional e das unidades estaduais.

O lançamento reforçou o compromisso do Sistema Sebrae com os pequenos negócios e a sociedade. Por meio do Comitê, a instituição começa a implementar uma agenda ESG em nível nacional em toda a cadeia de relacionamento do Sistema Sebrae, incluindo fornecedores, clientes, colaboradores e parceiros.

A iniciativa marca o início da construção de um programa nacional baseado nos pilares ambiental, social e de governança. Internamente, o Comitê deve trabalhar para incorporar a temática na cultura organizacional e nos valores da instituição, além de monitorar e avaliar programas, projetos e ações do Sistema Sebrae relacionados à ESG. A atualização de um Diagnóstico de Sustentabilidade e a produção de relatórios com boas práticas servirão como diretrizes para construir um programa nacional baseado nos pilares ESG.

Para o diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, “trata-se de um momento de grande significado para o Sistema Sebrae, que deseja incorporar em sua atuação cotidiana questões ligadas à sustentabilidade planetária, ampliação da competividade dos pequenos negócios e um mundo mais inclusivo, mas também de grandes oportunidades”, afirmou.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?