this is an h1

this is an h2

Pessoas
Programa PGA entrega certificados às empresas participantes
O PGA é um programa que atende micro e pequenas empresas da região

Após 16 meses de capacitação, 09 empresas receberam nesta segunda-feira (24) o certificado de conclusão do PGA - Programa de Gestão Avançada promovido pelo Sebrae/SC. O ato aconteceu na sede do Sebrae em Chapecó e reuniu, instrutor (padrinho), empresários e consultores. O PGA é um programa que auxilia organizações e empresas para uma administração estratégica, voltada aos resultados. Ele reúne todas as áreas gerenciais (planejamento estratégico, marketing, pessoas, processos e finanças) buscando promover um crescimento organizado das empresas de pequeno e médio porte. Esse é o maior programa em extensão de tempo que o Sebrae/SC tem, são 16 meses de capacitação, com uma atuação muito forte da consultoria in loco e com a capacitação técnica com consultores especialistas em planejamento estratégico.

De acordo com o Analista Técnico do Sebrae/SC, Arildo Jacóbus, as empresas participaram de consultorias individuais, conforme o estágio gerencial de cada empresa em suas temáticas. Depois disso, ele explica que são criadas soluções para que as empresas possam, além do crescimento natural delas, ter um ordenamento e uma programação da integração das áreas gerenciais, voltados ao planejamento estratégico. “Normalmente se faz um planejamento, muito mais, na questão do próprio empreendedor, mas as áreas de apoio não participam. Por isso a importância do PGA, que reúne todas as áreas gerenciais com foco no planejamento estratégico voltado ao crescimento das empresas”, comentou. 

O PGA é um programa que atende micro e pequenas empresas da região. Esta turma teve a participação de 09 empresas, sendo elas, AL Vidros Indústria de Esquadrias (Santa Helena), Barriga Verde Produtos de Limpeza (São Miguel do Oeste), Iopoint Tecnologia (São Miguel do Oeste), Portal Med Segurança e Saúde do Trabalho de Joaçaba, Grupo Lima – Tecnologia em Segurança e Telecomunicações, Construáguas Materiais de Construção de Águas Frias, Grupo Isolar de Chapecó, Dicel Esquadrias de Chapecó e SC Postes de Chapecó. Jacóbus destacou que no último encontro, aconteceu a apresentação dos resultados, das melhores práticas e foi também um momento para que os empresários pudessem se conhecer para integração. “As empresas estão em um nível que podem ser clientes ou até mesmo fornecedores de produtos e serviços uma para a outra. Foi um momento de muita troca e compartilhamento”, esclareceu.

 

Próximas turmas

 

Para 2023, o Sebrae/SC pretende oferecer duas turmas no PGA. Para as Micro e Pequenas empresas terem acesso, basta fazer uma pré-inscrição no sebrae.sc/pga que o Sebrae encaminha uma equipe para atendimento. Jacóbus comenta que por ser uma capacitação mais longa, afinal são no total 228 horas, sendo que 152 horas são de consultoria individual, as empresas precisam se dedicar, pois a implantação de uma nova cultura de planejamento estratégico tem um certo tempo de maturação. “As empresas que desejam participar das próximas turmas, precisam estar consolidadas, em expansão e com a partir de 20 colaboradores, onde cada um já tenha definida de sua função na parte gerencial (pessoas, finanças, processos e planejamento)”, finalizou.

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?