Práticas simples criam um canal de comunicação com a clientela e ajudam a manter e aumentar a frequência dos clientes no salão de beleza.

Um dos primeiros passos para ter um empreendimento de sucesso é atrair a clientela. Uma vez conquistados, é ideal que os frequentadores continuem voltando - e é aí que entram as estratégias de pós-venda.
Muitas ações podem garantir a satisfação e a fidelização dos clientes. Algumas podem ter baixo custo e outras podem ser feitas sem gastos adicionais. De qualquer forma, investir para manter a frequência dos consumidores é necessário e compensador
O pós-venda é uma prática muito positiva, especialmente para os pequenos negócios, segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP, Caroline Minucci. Para ela, um empreendimento de menor escala pode desenvolver o relacionamento com os consumidores de forma mais livre e natural. Comerciantes que conhecem os vizinhos por nome, por exemplo, já estão aplicando essa estratégia no dia a dia.
“A pequena empresa aproveita mais que a grande e [o pós-venda] só custa tempo. Tem investimento zero se o empresário resolver fazer por conta. Você pode usar WhatsApp e outras ferramentas gratuitas”, explica Minucci.
Além de garantir o retorno dos frequentadores, essa estratégia também ajuda a expandir a clientela. Se uma pessoa sai satisfeita e indica o empreendimento para amigos e familiares, surge uma ótima chance de crescimento.
Comunicação é fator-chave
Ainda que um pós-venda eficiente possa ser feito de diversas formas, o foco é sempre o mesmo: manter a comunicação com os consumidores.
Até mesmo ações simples fazem a diferença para os clientes. Após o atendimento, você pode enviar um e-mail ou mensagem agradecendo a preferência. Além de criar uma conexão com os frequentadores, essa prática ajuda a manter o seu negócio na memória deles.
Datas especiais, como feriados e mudanças de estação, também oferecem oportunidades parecidas. A chegada do verão, por exemplo, aumenta a busca por salões de beleza, então um lembrete dos serviços estéticos oferecidos pode chamar a atenção da clientela.
Para algo mais personalizado, mande parabéns no aniversário de cada cliente. Dependendo da situação, descontos ou brindes podem ser os “presentes” que vão assegurar o retorno da pessoa ao seu estabelecimento.
Mas isso tudo depende de coletar as informações necessárias dos frequentadores, claro. Por isso, lembre-se de sempre perguntar aos clientes se eles gostariam de informar seu e-mail, número de WhatsApp ou outro meio de contato para manter a comunicação.
Benefícios e pesquisas de satisfação
Como diferencial, benefícios e promoções passam a ideia de que o seu estabelecimento é a melhor escolha da região. Ofereça, por exemplo, preços melhores nas sobrancelhas para quem fizer um penteado.
Programas de fidelidade e clubes de vantagens também são muito atrativos. Aproveite os canais de comunicação para anunciar ofertas de acordo com a frequência dos clientes, como um serviço de pedicure gratuito após determinado número de visitas para a manicure. Oferecer benefícios para quem indica novos clientes é outra boa forma de aumentar a clientela.
Uma ferramenta excelente para o pós-venda é a pesquisa de satisfação. Com ela, empreendedores podem ouvir direto da fonte quais os pontos fortes e fracos de seu negócio. Enquanto os elogios ajudam a mostrar o que está dando certo, as críticas são oportunidades para adaptar e aperfeiçoar os serviços prestados. Até clientes insatisfeitos podem ser reconquistados com ações direcionadas para solucionar ou compensar algum problema no atendimento.
Comece a praticar o pós-venda
Com este guia sobre o pós-venda, empreendedores podem escolher as estratégias mais adequadas para o seu salão de beleza e para promover a fidelização da clientela. Um investimento mínimo pode render grandes resultados na retenção dos frequentadores e garantir um negócio financeiramente saudável.
Para ajudá-lo ainda mais nesse processo, o Sebrae produziu este artigo:
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