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Pessoas | FUNCIONÁRIOS
Aprenda a cobrar seus colaboradores de forma assertiva

Em algum momento, você já deve ter tido dificuldade em cobrar seu funcionário. Se você é líder e não tem experiência na hora de dar um feedback, fique por aqui.

· 23/03/2023 · Atualizado em 06/04/2023
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Listamos alguns pontos importantes para você aprender a cobrar o seu colaborador de forma assertiva. Selecionamos as melhores dicas do especialista Rotiery Martins. 

Cobrar dos colaboradores pode ser uma tarefa desafiadora para muitos líderes, uma vez que nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio entre ser firme e assertivo sem ser autoritário ou desrespeitoso. Além disso, muitas vezes, o líder pode sentir-se desconfortável em cobrar porque pode temer uma reação negativa do colaborador, ou recear prejudicar a relação de confiança que tem com ele. Outra dificuldade comum é a falta de clareza na definição das metas e expectativas, o que pode gerar confusão e resistência por parte do colaborador. Por fim, é importante lembrar que cada colaborador é único, e, portanto, pode requerer abordagens e estratégias diferentes para que o líder possa extrair o melhor de cada um.

É importante lembrar que se a cobrança pode parecer ruim, a falta dela pode ser muito mais prejudicial. É por meio de uma cobrança correta que os objetivos podem ser alinhados e os resultados alcançados com muito mais facilidade.

O primeiro ponto é assumir o seu papel. Você como gestor, como líder, deve manter as pessoas fazendo aquilo que elas têm que fazer. Você precisa manter a organização da sua empresa e da sua equipe para fazer com que a empresa dê resultado. Sua função é como a de um maestro em uma orquestra. É preciso manter cada um em seu papel para que a música seja corretamente tocada. E para isso, cada pessoa precisa desempenhar a sua função, executar aquilo para o que foi contratada. Para ser um bom líder, é importante ter clareza sobre o que se espera de cada membro da equipe e comunicar essas expectativas de forma clara e objetiva. Além disso, é preciso ter a habilidade de identificar quando um membro da equipe não está atendendo às expectativas e abordar a situação de forma assertiva. Isso pode envolver dar feedback construtivo, fornecer treinamento adicional ou simplesmente estabelecer prazos e expectativas claras para o desempenho. É importante lembrar que cobrar de maneira assertiva não significa ser rude ou desrespeitoso. Em vez disso, significa ser claro, direto e focado em encontrar soluções para melhorar o desempenho e alcançar os objetivos da equipe.

O segundo ponto é compreender que você não é amigo na hora de gerenciar uma equipe. Muitas vezes, os líderes se perdem porque misturam amizade com profissionalismo. Você pode ser amigo das pessoas, mas deixe claro que você tem uma postura de liderança, e que como empreendedor você precisa cobrar, ser justo e garantir o funcionamento da sua loja. É possível construir um relacionamento amigável respeitando as diferenças hierárquicas e separando as relações pessoais das profissionais. Dessa forma, você pode criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, confiante e cooperativo, o que pode trazer benefícios para a sua empresa e para todos os colaboradores.

O terceiro ponto importantíssimo é a forma como você vai abordar. Você tem que deixar clara a responsabilidade de cada colaborador. Qual é a responsabilidade de cada funcionário? Quando você deixa claro essa responsabilidade, você precisa analisar se a pessoa está executando ou não aquela função para a qual ela foi contratada. 

Nesse momento, você tem, como líder, o papel de cobrar essa pessoa, dar treinamento e direcionamento para que ela realmente execute a sua função. Uma tática bastante indicada para cobrar um funcionário é primeiro elogiá-lo, depois cobrá-lo, explicando no que ele precisa melhorar, para, então, trazer um exemplo de alguma situação em que você também tenha errado. Isso faz com que o colaborador confie em você e reflita sobre a situação na qual ele foi chamado a atenção. Você elogiou no que ele é eficiente, falou do problema, e você trouxe uma realidade sua ou de alguma outra pessoa. 

Outra forma eficaz de cobrar um funcionário é incentivando e reconhecendo o seu trabalho quando ele estiver fazendo um bom trabalho. É importante não apenas apontar os erros e pontos fracos, mas também destacar as qualidades e pontos fortes do colaborador, para que ele se sinta motivado e valorizado. Um ambiente de trabalho positivo e colaborativo é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de todos os funcionários, e isso só é possível por meio de uma liderança eficaz que saiba cobrar e incentivar seus colaboradores de forma equilibrada e justa. Tenha em mente que a cobrança deve ser direcionada à conduta ou desempenho do funcionário e não à sua personalidade ou caráter.

Também é importante deixar claras as consequências em caso de não cumprimento das expectativas e, ao mesmo tempo, oferecer feedback positivo quando o colaborador alcançar um bom desempenho. Lembre-se, a cobrança é parte integrante do processo de liderança e deve ser feita de forma justa e respeitosa.

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