Nunca é tarde para começar: aprenda a vender on-line com o mínimo de investimento inicial em sete dicas para começar.

A internet e a ascensão digital proporcionaram inúmeras possibilidades para entrar no mundo do empreendedorismo e iniciar negócios com pouco investimento, de forma totalmente on-line.
Vender on-line traz muitos benefícios, mas requer atenção e dedicação para entender tudo o que é necessário e que está por trás de uma loja virtual. É preciso atentar-se a quais investimentos serão necessários, quem serão os fornecedores, os clientes, como será o planejamento, entre outros fatores.
Aprender a vender pela internet tornou-se uma necessidade para negócios que buscam expansão, seja para os já existentes, ou para os que ainda estão sendo lançados no mercado.
O seu negócio está preparado para aproveitar a oportunidade de vender on-line? Siga estas sete dicas que ajudam a definir sues passos e prioridades.
1. Defina o que vender pela internet
Antes de saber como vender pela internet, você precisa definir o que deseja vender. Esse é o primeiro passo para você conseguir decidir todas as estratégias, incluindo o planejamento e identificação do seu público-alvo.
2. Entenda quem é seu público-alvo
Assim que definido o produto, o segundo passo para vender on-line é identificar o perfil do cliente. A partir do momento em que você conhecer seu cliente, irá se comunicar adequadamente e promoverá esforços para atendê-lo com excelência. É para o seu público-alvo que você montará as estratégias de vendas.
3. Estude a concorrência
Conhecer o mercado de atuação é essencial para o sucesso da sua empresa. Fazer uma análise de mercado, estudando o consumidor, o concorrente e o fornecedor, permitirá que você alcance suas metas nas vendas on-line.
Procure por bons fornecedores, avalie os preços praticados pela concorrência e os custos técnicos e de envio de mercadorias, e estude sobre canais de divulgação.
4. Saiba precificar seus produtos
A precificação de produtos é uma ação estratégica para assegurar que sua empresa permaneça no mercado. Isso porque ela envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividade para o negócio. Precificar deve ser parte do plano de lançamento de um produto no mercado.
5. Determine seus canais de vendas e invista na presença digital
Em quais canais você pretende vender on-line? Há a possibilidade de criar e-commerce, vender por meio de marketplaces, ou de perfis empresariais nas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.
É importante estar ciente de que, independente da escolha, se você deseja vender pela internet, precisa estar preparado para investir em estratégias de marketing, em marketing de conteúdo, tráfego pago e, inclusive, até pensar na contratação de influenciadores digitais para divulgar os produtos e serviços.
6. Ofereça diferentes métodos de pagamentos
Atualmente, é menos complicado oferecer diferentes tipos de pagamento, por conta das oportunidades gratuitas que surgiram com os pagamentos digitais. O pagamento via PIX e WhatsApp Pay, por exemplo, permitem mais facilidade, comodidade e agilidade nas transferências. Tente oferecer também os métodos tradicionais, como cartões de crédito, boletos bancários e débito.
Com o tempo, os pagamentos por criptomoedas poderão tornar-se bastante comuns, então, vale a pena a preparação para essa tendência.
7. Invista na qualidade da divulgação dos seus produtos
Na internet, o que vende o produto é a imagem. São necessárias fotos de qualidade para transmitir detalhes importantes sobre o item a ser comercializado. Procure aprender sobre técnicas de fotografia para valorizar as mercadorias e chamar a atenção do público.
Essas são só algumas dicas que podem te ajudar a vender on-line. Indicamos que você procure cursos no Sebrae e faça uma imersão nos mais atualizados conceitos sobre o tema a fim de conhecer como preparar a empresa para vender pela internet, ferramentas para impulsionar as vendas, estratégias para e-commerce, como operacionalizar a loja on-line e técnicas de relacionamento com o cliente e ações de pós-venda.
Confira os conteúdos a seguir para completar a sua preparação para vender on-line com sucesso:
Acesse o e-book Presença digital para quem é MEI
Saiba como fazer uma live commerce vendedora
Curso por WhatsApp: Quais os passos para a definição de produtos e serviços?
Principais problemas no varejo: erros na precificação do produto
Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Não atire para todos os lados: defina o seu público-alvo
Fonte: Sebrae em Santa Catarina
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