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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Aproveite as melhores estratégias de varejo para baixa renda

Aumente suas vendas valorizando o seu cliente e apostando em benefícios e bom atendimento.

· 24/06/2022 · Atualizado em 12/07/2022
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Definir estratégias para atuar no varejo de baixa renda é essencial para quem quer aproveitar essa oportunidade e ter sucesso nesse imenso mercado. Mais de 50% da população brasileira é de baixa renda. É um mercado imenso, que começou a ser valorizado a partir da década de 1990, com a abertura e a estabilidade econômica.

Passo 1

Ter ciência da estrutura e porte da sua empresa. De acordo com os objetivos do seu negócio, você pode definir melhor os seus investimentos e ações prioritárias.

Passo 2

Conhecer o perfil do seu consumidor. Para qualquer nicho ou segmento, o varejista precisa entender quem é o seu cliente e quais são os seus interesses. Com o varejo de baixa renda não poderia ser diferente.

Muitos acreditam que a única estratégia para o varejo de baixa renda é o menor preço. Mas, será que isso é verdade? O consumidor de baixa renda, realmente, procura os menores preços, mas, segundo especialistas, porque eles não têm opções de escolha. O orçamento familiar costuma ser pequeno e eles acabam dando preferência para o melhor custo benefício.

Por outro lado, o cliente de baixa renda tende a ser mais fiel às marcas e lojas, justamente porque ele não tem margem no seu orçamento para experimentos ou erros. E, aqui surge mais uma oportunidade: trabalhar no relacionamento com o seu cliente.  

Especialistas também levantam a questão da baixa autoestima e do senso de marginalização desse perfil de consumidor. Muitos se sentem inferiorizados por serem de baixa renda. Conhecendo essa característica, muitos varejistas apostam no atendimento sem preconceitos, na confiança e em instalações agradáveis. 

Outro mito sobre o cliente de baixa renda é que ele só compra produtos de segunda linha. Isso nem sempre é verdade. O consumidor está mais exigente e quer opções, mesmo que no final decida por uma mais barata. O varejo valoriza o seu cliente e investe num bom relacionamento quando oferece diferentes opções de marcas para ele.

Estratégias

Existem diferentes estratégias que podem ser avaliadas, de acordo com os objetivos e custos para o seu negócio. Vamos conhecer algumas:

  • Estratégia com ênfase em preço baixo

Os negócios que trabalham com essa estratégia oferecem preços muitos baixos, chegando a ter preços de 8% a 10% mais baixos que a concorrência. Eles conseguem manter os preços competitivos porque acabam economizando em outros itens do composto mercadológico. Eles têm pouca variedade de produtos ou serviços, um atendimento reduzido e instalações modestas.

  • Estratégia com ênfase em benefícios;

As empresas que atuam com ênfase em benefícios buscam conquistar o cliente com um bom atendimento, boas instalações, um pacote de benefícios atraente e uma boa variedade de produtos e serviços. Pesquisas revelam que essa estratégia agrada ao consumidor, que acaba avaliando a empresa como de preços baixos. 

  • Estratégia com ênfase na proximidade

Geralmente, empresas de pequeno porte, como comércios de bairro, usam a estratégia com ênfase na proximidade. Elas acabam aproveitando a proximidade física para ter um relacionamento mais próximo com o cliente. Nem sempre seus preços são os mais competitivos, porque eles têm um menor poder de negociação com os fornecedores. Mas, eles acabam oferecendo flexibilidade no pagamento e, com isso, ganham alguma vantagem competitiva.

Infográfico

Saiba mais

Para saber mais, leia o texto a seguir:

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