this is an h1

this is an h2

Thu Jul 21 14:49:42 BRT 2022
Leis | LEGISLAÇÃO
Artesanato indígena impulsiona negócios sustentáveis

Legislação estabelece regras para comércio de objetos produzidos por aldeias indígenas brasileiras.

· 14/07/2022 · Atualizado em 21/07/2022
Imagem de destaque do artigo

Cestos, cerâmicas e instrumentos musicais são alguns dos objetos produzidos pelas aldeias indígenas brasileiras que encantam por suas cores, beleza e originalidade. O sucesso desse artesanato já ultrapassou as fronteiras do país com produtos de encher os olhos. 

Os grafismos utilizados nas pinturas corporais, por exemplo, são parte da tradição indígena. Transpostos para tecidos, cerâmicas e madeiras, esses elementos refletem a alma de um povo, agregando um alto valor cultural a esses objetos. 

A comercialização do artesanato indígena tem público garantido, mas deve seguir as regras da legislação. O empreendedor tem uma série de produtos liberados para a comercialização, como cerâmicas, objetos têxteis, arte em madeira, entre outros. 

O empreendedor deve ficar atento para os produtos que têm comercialização proibida, isto é, aqueles com itens retirados de animais, com uso de penas, ossos, dentes e outros elementos. Esses componentes podem ser utilizados pelos indígenas nos seus rituais ou no dia a dia das aldeias, mas não podem ser adquiridos pelos não indígenas.

Um negócio responsável conquista e fortalece o relacionamento com os clientes, mostrando seu cuidado com o meio ambiente e a sociedade. Isso torna sua empresa mais competitiva e com um diferencial aplaudido pelo consumidor.

Nichos

Trabalhar com nichos de mercado tem vantagens para o negócio. O empreendedor pode atender demandas que dificilmente as corporações maiores têm condições de fazer. Conheça um pouco mais do consumidor de artesanato.

Perfil dos clientes de artesanato 

44,1% Moradores do próprio município 
21,3% Turistas de outros estados 
13,4% Turistas estrangeiros 
12,6% Moradores de municípios próximos
5,5% Outras lojas 
1,6% Não sabe 
1% Outros 

Fonte: Data Sebrae

Plano de negócio 

Ficou animado com as oportunidades que o artesanato indígena oferece? O Sebrae tem orientações para você ter sucesso no seu negócio. Confira também como aproveitar melhor as oportunidades do mercado e as ferramentas para alcançar boas vendas. 

Invista no artesanato indígena, pois, além de contribuir para propagar as ricas culturas dessas comunidades espalhadas pelo interior do país, você estará atuando para o desenvolvimento sustentável desses povos e fazendo bons negócios!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora