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Wed Mar 22 17:25:36 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Beleza natural e amor-próprio são tendências em 2022

Uma das principais apostas globais de consumo para o ano de 2022 foi a importância de fazer o seu cliente se sentir confiante.

· 03/02/2022 · Atualizado em 22/03/2023
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Por décadas, as mulheres iam aos salões de beleza especialmente para mudar sua aparência. Costumava-se dizer que quase nenhuma mulher gosta dos próprios cabelos, ao menos da forma que a natureza os fez.

Quem tinha cabelo liso, enrolava, frisava, fazia permanente e enchia os novos cachinhos de laquê, para que durassem algum tempo. Quem tinha cabelo crespo fazia toucas, alisamentos com formol e escovas com produtos químicos fortíssimos. Morenas descoloriam, loiras se tornavam ruivas e assim por diante.

Valorizar a beleza natural

A tendência de valorizar a beleza natural encontrou campo fértil na pandemia, quando cachos renasceram e fios grisalhos ganharam vida. Assim, o que era um caminho sem volta ganhou velocidade e força, e hoje as mulheres procuram os salões para extrair da própria aparência o que ela tem de melhor, ao invés de modificá-la. 

Nas diversas categorias de Beleza, considerando varejo, serviço e indústria, tivemos no final de 2022, aproximadamente 1,3 milhões de CNPJs, na sua maioria salões e profissionais de beleza, sendo 1,2 milhões de MEIs.

Vale a pena pensar em formas de oferecer um serviço diferente, sob medida, para essa mulher brasileira que está orgulhosa da própria beleza.

Individualidade e autenticidade como valores

A individualidade e a autenticidade são valores pessoais que, segundo aponta a principal pesquisa de tendências globais de consumo, realizada pela consultoria Euromonitor, foram insumos importantes para que empresas aumentassem suas vendas em 2022.

Cansadas de tentar se adequar a modelos previamente reconhecidos, as pessoas não querem mais adaptar-se. Querem, isso sim, serem aceitas da maneira que são.

O estilo de vida na vanguarda mundial é, hoje, o estilo próprio. Autocuidado e inclusão,  sentir-se bem na própria pele e reafirmar o senso de identidade valem mais do que estar na última moda. A conexão profunda e sincera, produtos que evocam bem-estar físico, emocional ou espiritual são capazes de fidelizar o cliente. 

Corpo e mente querem bons produtos, que tragam prazer. E nada é mais empoderador que assumir a beleza natural. Pesquisa da Opinion Box, realizada entre agosto e setembro de 2022, apontou que 96% dos entrevistados valorizam produtos não testados em animais, veganos e naturais.

No momento da compra, 9 em cada 10 consumidores dão preferência a ingredientes naturais, apesar de este não ser um critério de escolha. Isto se dá pela crença de que esse tipo de produto reduz o risco de alergias (25%) e tem menos químicos (25%). 

Salões de beleza e a indústria de produtos de beleza já estão cada vez mais adotando os produtos clean beauty, veganos, naturais e orgânicos, que atendam a exigência deste consumidor cada vez mais consciente e que façam as pessoas se sentirem bonitas sem maiores artifícios. A inclusão, diversidade e aceitação são bastante valorizadas no universo da beleza.

Produtos que ajudem os consumidores a se sentirem realizados, positivos e autoconfiantes vão criar identificação, a níveis profundos, com a marca.

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