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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
As vantagens do omnichannel no mercado B2B

Saiba como o omnichannel pode ser utilizado para aumentar o potencial de vendas junto ao público do mercado B2B.

· 18/10/2022 · Atualizado em 19/10/2022
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Experiências integradas a partir dos diferentes canais de atendimento que a empresa oferece - loja física, loja virtual, redes sociais, WhatsApp, chats, e-mails, entre outras formas - constituem o que se chama de omnichannel, ou seja, é quando a comunicação entre os diferentes canais passa a ser unificada. Isso, normalmente, é oferecido pela empresa aos clientes no mercado B2B, mas será que também tem a mesma relevância no mercado B2C?

B2B? B2C? Já ouviu falar dessas siglas? Calma! É bem mais simples do que você possa imaginar! B2B é uma sigla em inglês (business to business). O termo diz respeito a empresas que vendem para outras empresas. Já o B2C (business to consumer) refere-se às empresas que comercializam os seus serviços ou produtos para o consumidor final.

Entre as vantagens de adotar a estratégia omnichannel no mercado B2B, podem ser citadas a usabilidade em diferentes plataformas, a retenção de clientes ao gerar uma experiência melhor, melhoria no processo de vendas, aumento do ticket médio, humanização do atendimento, além do crescimento da taxa de fechamento.

É claro que quem tem seu foco no mercado B2B possui um modelo de vendas voltado a impactar outras empresas, ou seja, oferecer serviços ou produtos que sejam transformados até a chegada ao consumidor final, portanto, normalmente, essas empresas trabalham com venda em grande escala, os clientes são mais exigentes e estão mais atentos aos detalhes.

O processo de venda é mais complexo e mais longo do que no mercado B2C, exigindo pré e pós-venda diferenciados, além do marketing diferenciado, o que, em uma estratégia omnichannel, pode ser facilitado, tendo em vista as possibilidades de produção de conteúdo especializado, como artigos, blog posts e e-books; o envio de e-mails marketing e a publicação de conteúdo nas redes sociais.

Atenção, porém, para um grande desafio: de nada adianta oferecer muitos canais ao cliente e não conseguir dar conta de atendê-los. O omnichannel terá um impacto positivo se você tiver um atendimento impecável ao cliente, pois somente oferecer um atendimento integrado, mas sem excelência ou diferencial não consegue fidelizar o cliente.

Dicas para atuar no formato omnichannel

  • Invista na tecnologia e promova uma transformação digital em seu negócio.
  • Capacite a equipe para trabalhar com as novas ferramentas.
  • Utilize um sistema integrado, centralizando os dados em uma única plataforma.
  • Personalize o atendimento ao cliente e melhore a experiência dele.

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