Empreendedorismo é uma característica essencial para que influenciadores digitais se destaquem ainda mais no Marketing de Influência.

Pequenos empresários, muitas vezes, se tornam influenciadores digitais do seu negócio. Uma pesquisa do Sebrae mostrou que 67% das pequenas empresas vendem nas redes sociais, aplicativos e sites. Para muitos foi natural começar a divulgar sua marca e a produzir conteúdo digital.
O Marketing de Influência traça estratégias para associar uma marca a uma autoridade da internet, o influenciador digital. Esse tipo de ação vem ganhando espaço porque o consumidor acaba confiando mais na indicação de um influenciador do que em uma propaganda direta, por exemplo.
Os pequenos negócios estão atentos e muitos empresários começaram a empreender também nessa carreira, tornando-se um influenciador digital. E esse é um mercado promissor. Um cálculo médio para microinfluenciadores, que têm de mil a 100 mil seguidores, é de R$ 15 para cada mil seguidores. Mas, dependendo do segmento e do engajamento, essa média pode aumentar.
Uma pesquisa divulgada na revista Época Negócios mostrou que um profissional no YouTube com 7 milhões de seguidores poderia receber até 300 mil dólares, e no Instagram, cerca de 150 mil dólares. Outra apuração do portal UOL mostrou que grandes influenciadores podem ganhar cerca de R$ 300 mil a R$ 500 mil mensais.
Atuação do influenciador
Mas como ganhar dinheiro sendo um influenciador? Existem algumas opções de atuação:
- Posts patrocinados: são uma das principais fontes de renda dos influenciadores. As marcas pagam para que eles divulguem os seus produtos ou serviços, indicando-os para a sua audiência.
- Marketing de afiliados: anunciar e vender produtos ou serviços de outras pessoas, empresas ou marcas. Em troca, o influenciador recebe comissões.
- Cursos online, palestras e mentorias: são formas de conquistar ou reforçar a autoridade do influenciador na sua área de atuação.
- Participação em eventos: muitos influenciadores viram celebridades e são convidados para participar de eventos em troca de cachês ou benefícios.
Ouça o podcast do Sebrae: Como gerenciar o negócio de influenciar pessoas
Empreendedorismo
O mercado de Marketing de Influência cresce vertiginosamente a cada ano no Brasil. O que muitos chamavam de passatempo ou hobby, hoje se consolida como uma das profissões mais promissoras do mercado. Mas, para que o influenciador digital tenha sucesso, não basta o número de seguidores. O engajamento ou a interação com o público também conta muito no valor recebido por campanha.
Um influenciador digital precisa ter uma visão empreendedora para enxergar o seu trabalho como uma empresa. A profissionalização do segmento pode melhorar as entregas para as marcas, aumentar os cachês do influenciador e sua base de seguidores, além de valorizar ainda mais o setor.
Pensando e se vendo como uma empresa, o influenciador digital deve ter em mente algumas frentes no seu negócio: administrativa, financeira, comercial e Recursos Humanos. Confira as principais dicas para o seu negócio como influenciador digital se profissionalizar e alcançar mais resultados:
- Área administrativa: tem como principais atividades os controles financeiros, como pagamentos e recebimentos, bancos e metas de faturamento. O influenciador precisa se organizar com o recebimento do seu cachê, comissões e cotas em redes sociais. Assim, se ele tiver uma equipe, precisará fazer pagamentos, além do investimento em equipamento e infraestrutura para produção do conteúdo.
- Recursos Humanos: o influenciador precisa pensar se é interessante atuar sozinho ou se é melhor contratar uma equipe para editar vídeos, por exemplo. Manter a frequência nas redes sociais demanda tempo e uma equipe pode ser importante para manter a constância da produção.
- Área comercial: geralmente, essa área fica responsável pelo atendimento ao cliente. Nesse ponto é importante pensar que o engajamento é manter um bom relacionamento com a sua audiência. Responder às demandas e interagir com o seu público é essencial.
Operacional: cuida da execução do serviço, ou seja, da produção de conteúdo, do controle de qualidade e gerenciamento da equipe de produção.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Marketing de Influência: Divulgue sua empresa com a pessoa ideal
Checklist para você aplicar o controle financeiro na sua empresa
E aproveite os cursos do SEBRAE:
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