Entenda a mudança de cenário pós-covid e como aproveitar os novos hábitos de consumo, vendendo seus produtos na internet.

A pandemia do coronavírus espalhou-se por todo o mundo e gerou medidas de isolamento social, em 2020, a fim de evitar a proliferação da covid-19. A baixa circulação de pessoas naquele período afetou os micro e pequenos negócios, que sofreram com a queda no consumo.
O e-commerce, então, ganhou força e passou a ser uma excelente opção de venda, pois o consumidor habituou-se a receber suas compras em casa, com a maior praticidade e comodidade.
Muita gente teve sua primeira experiência com compras on-line, e quem tinha alguma resistência passou a dar uma chance.
Para acompanhar esses novos hábitos de consumo, é importante que o empreendedor aproveite a oportunidade para entender como o cliente procura, age, espera e gasta pela internet.
É importante, então, ficar atento às mudanças de comportamento e hábitos do consumidor.
Comportamento de compra
Os consumidores estão priorizando a compra on-line de itens essenciais:
- As vendas de supermercados, tiveram um aumento de 16%, e a taxa de conversão média no setor aumentou 8,1%.
- As visitas a sites de saúde (como alimentos naturais, vitaminas e higiene) aumentaram 11%, e as vendas dispararam 27%.
- A visita a páginas de utensílios domésticos teve um aumento de 33%.
- Além de todos os tipo de delivery, que tiveram uma alta taxa de procura.
Os setores não essenciais precisaram se fortalecer como marca, pois o consumo retornou após a crise. Por isso, cresceu ainda mais a importância do propósito. As empresas e as marcas precisam tomar muito cuidado para não serem vistas como oportunistas pelos seus consumidores, que estão mais sensíveis.
Sem sombra de dúvidas, todos precisaram reinventar-se, focando a experiência do cliente e agregando valor na decisão de compra. Por isso, vale lembrar que o e-commerce não vende produtos, ele envia soluções!
Lembre-se: É importante tratar seus clientes como pessoas e mostrar para eles que existem pessoas do outro lado da tela também.
Como vender on-line
A seguir, nós separamos algumas dicas para você ter sucesso nas vendas na internet.
Evite estratégias caras
As estratégias precisam ser simples, não é hora de pensar em crescimento exponencial nem em estratégias caríssimas. É possível começar a vender on-line sem necessidade de grandes investimentos. Crie, ouse, saia da sua zona de conforto.
Comunique-se com os seus clientes
Garanta que os seus clientes ficarão sabendo que você está implementando um novo formato de vendas. Não adianta nada fazer delivery se o seu consumidor não souber disso.
Explore os formatos disponíveis
Para quem é do ramo da alimentação, existem os apps de entrega de comida. Alguns têm uma cobrança de admissão. Caso esteja dentro do seu orçamento e faça sentido para o seu negócio, eles podem ser uma excelente alternativa. Caso esteja com as finanças apertadas, use a ferramenta que tem na mão: o WhatsApp, que pode ser uma aliado. A versão Business permite montar um catálogo de produtos e atender diretamente os pedidos.
Para os negócios que ainda não estão na internet, o Google Perfil de Empresa é uma ótima alternativa. Cadastre-se na plataforma e exiba informações da sua empresa como telefone, endereço, fotos etc., dando mais credibilidade ao seu negócio.
De olho nas plataformas
Plataformas como o Zap Commerce facilitam o processo de vendas por redes sociais. É fácil, você cadastra produtos, preço, vendedor e já pode começar a comercializar logo na sequência. Outra plataforma de rápida configuração e abertura é o Ebanx Beep, na qual consegue montar um e-commerce em poucas horas.
Diversifique os canais de venda
Para atender os menos familiarizados com a tecnologia, vale também receber os pedidos pelo telefone. Lembre-se: quanto mais canais de comunicação, melhor.
Pense em longo prazo
Vender on-line pode ser simples e, a longo prazo, é rentável. O delivery é a solução ideal para as empresas se adaptarem à nova realidade.
Foi um prazer te ajudar :)