this is an h1

this is an h2

Mon Apr 11 17:10:17 BRT 2022
Organização | GESTÃO DO PROCESSO PRODUTIVO
Corte custos com resíduos em restaurantes e bares

Coleta integrada a reaproveitamento de lixo pode gerar créditos e evitar problemas com fiscalização

· 11/04/2022 · Atualizado em 11/04/2022
Imagem de destaque do artigo

Estabelecimentos que vendem alimentos e bebidas geram grandes quantidades de resíduos recicláveis e não recicláveis, que precisam ter a destinação correta para evitar multas e problemas com a fiscalização em grande parte das cidades brasileiras. O que parece um problema, porém, pode se tornar uma vantagem se o empreendedor usar  as ferramentas certas e aderir a serviços que oferecem “cashback”, ou descontos, por meio de empresas ou aplicativos de gestão de lixo.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305) foi instituída ainda em 2010, mas muitas cidades têm criado regras mais duras que atingem mesmo os pequenos estabelecimentos. Em São Paulo, por exemplo, o decreto municipal nº 58.701 de 2019 obriga que comércios que produzem mais de 200 litros de lixo por dia a contratar empresas privadas para a remoção dos resíduos. Isso é o equivalente a apenas dois sacos grandes de resíduos.

Cashback

Atentas a esse cenário, muitas empresas começaram a oferecer serviços e plataformas de gestão de resíduos, para que o proprietário do bar e do restaurante tenha uma preocupação a menos e ainda ganhe créditos pelo material que é reciclado ou serve de combustível para biogestores.Um exemplo é a recente parceria feita pelo iFood com a GreenPlat, startup de software que define melhores alternativas para serviços do tipo, inicialmente para estabelecimentos da capital paulista. 

Além de garantir a destinação correta e resolver toda a burocracia, o serviço permite o recolhimento de papelão, plástico, alumínio, vidro, lixo sanitário, orgânicos e até mesmo o óleo de cozinha que serão reaproveitados por meio de reciclagem, compostagem e geração de energia. A reciclagem garante, posteriormente, um crédito ou “cashback”.

Várias opções

Serviços do tipo são prestados por várias outras empresas e estão disponíveis também em várias outras cidades do Brasil. O próprio COO (diretor de operações, na sigla em inglês) da GreenPlat, Raphael Guiguer, afirma que atende empresas de vários setores e portes por meio da Plataforma Verde, mesmo que não sejam usuárias do iFood. “Porque resíduos têm valor. Quando entendemos o quanto geramos de reciclável, de não reciclável, entendemos como pode destinar esse resíduo de forma mais econômica”, diz. 

Normalmente, por meio de ferramentas automatizadas é possível mapear a fonte de resíduos, quais são mais gerados, o que permite até mesmo ao empreendedor entender como reduzir a geração dos resíduos e economizar. Esse ganho aparece tanto na redução do lixo que é transportado quanto na obtenção de créditos pelo reaproveitamento do material.

Tempo real

Guiguer lembra que plataformas como a que oferece permitem escolher se a coleta será diária, ampliar a demanda para dias de maior movimento e ter controle sobre toda a documentação. “Você consegue trazer uma gestão descomplicada para a gestão do dia a dia dos restaurantes. Sabemos que o empreendedor tem mil coisas para fazer, desde gerir o estoque, a equipe, a cozinha, o cardápio e a gestão de resíduo acaba sendo mais uma preocupação, que não é a prioridade.”

Consciência Ambiental

O serviço indica a empresa com menor custo para aquele endereço e para o tipo de resíduo gerado. Todos os tipos de lixo são levados na mesma coleta, o que também evita que ocupe espaço no estabelecimento para armazenamento. “A partir dessas informações, consigo atuar do lado da educação ambiental, dos colaboradores que estão ali na cozinha, no almoxarifado, no salão, para que saibam o que é reciclável, separem tudo. E quanto melhor for a separação, mais economia no dia a dia.”, diz Guiguer.

Leia mais:

iFood faz parceria com startup para reduzir custos operacionais para restaurantes parceiros

Tendências do Setor de Alimentos e Bebidas para 2022

Venda mais usando E-mail Marketing

Telegram

 

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de alimentos e bebidas: siga as comunidades Sebrae, no Telegram.


Sebrae Bares e Restaurantes

Acesse: https://t.me/sebraebareserestaurantes


Sebrae Varejo de Alimentos e Bebidas

Acesse: https://t.me/sebraevarejodealimentos


Sebrae Mei de Alimentação

Acesse: https://t.me/sebraemeialimentacao


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora