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Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Dia dos Namorados: estratégias para a data mais romântica do varejo

Prepare-se para aproveitar as vendas do Dia dos Namorados, a data mais romântica do varejo.

· 05/06/2020 · Atualizado em 08/03/2024
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O Dia dos Namorados só fica atrás do Natal e do Dia das Mães. Com o clima de romance no ar, as pessoas certamente sairão às ruas para comemorar e trocar presentes, e a sua loja não pode ficar de fora dessa grande oportunidade. Prepare-se!

Além das ações do ponto de venda, não esqueça de manter foco nas oportunidades de vendas eletrônicas. Se ainda não pensou e planejou vender pela internet, a hora é agora. As pessoas, hoje, estão mais receptivas a vendas por meio de lojas virtuais, pela comodidade e praticidade que essa modalidade oferece.  

Preste atenção às dicas para ampliar as vendas que estão descritas a seguir e comece logo a providenciar as mudanças que irão deixar sua loja super preparada para vender mais e ampliar os resultados:

Já pensou em chamar seus clientes para uma ação de Dia dos Nmorados? Isso mesmo! Envolva seus clientes, criando e distribuindo para a sua comunidade conteúdos temáticos que sejam interessantes, relevantes e conectados com a necessidade do momento. Utilize Instagram, Facebook, Tik Tok, Whatsapp, Telegram nas suas campanhas, assim você gasta pouco e alcança seu público.

  1. Prepare bem seu espaço físico! 

 O Dia dos Namorados é uma fonte inesgotável de inspirações. Traga este clima de romance para a sua loja!

Sua loja precisa se comunicar, falar com seu cliente que é atraído pelas estratégias de propaganda e marketing. Suas instalações devem ser acolhedoras, e o atendimento deve estar alinhado com os princípios de foco no bem-estar do cliente. 

O Dia dos Namorados é uma fonte inesgotável de inspirações. O ponto de venda precisa ser reestruturado para que este clima de romance chegue à sua loja, um novo espaço físico para proporcionar experiências de compras e soluções mais versáteis e geradoras de satisfação aos consumidores.

  1. Ressalte os benefícios dos seus produtos

A briga por preços não é boa ação nos negócios, mas pode ser amenizada quando seu negócio mostra que os seus produtos têm valor além do que ele está pagando financeiramente; inove, use a criatividade e mostre como a sua marca pode servi-lo e resolver as dores e desejos dele, por meio dos benefícios que oferece... 

Prepare bem a sua equipe e desenvolva competências para oferecerem um atendimento qualificado, além de capacidade para trabalharem com vendas consultivas, onde o centro da questão é ajudar o cliente a decidir. Isso significa que o vendedor se torna o especialista, e o atendimento complementa o valor do produto em si 

Essa prática melhora e potencializa a experiência do cliente por meio do entendimento de suas necessidades, expectativas e desejos, possibilitando o aumento do tíquete médio e dos itens por compra. Cliente satisfeito compra mais e tem a tendência de indicar a empresa para parentes e amigos.

 Prepare a sua equipe acessando o curso Atendimento ao cliente: “Aprenda sobre os procedimentos de atendimento em uma empresa e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados de um negócio.”

  1. Ofereça vantagens!

Aproveite esta estratégia para gerar contato e estimular vendas adicionais futuras. Afinal de contas, sempre é bom dar aquele empurrãozinho para o cliente retornar à sua loja e tornar-se um consumidor fiel. Veja abaixo:

  • Crie promoções que estimulem o retorno do cliente. Que tal usar um cupom de desconto para a próxima compra? Além de gerar um estímulo para a volta ao  ponto de venda, ele é um excelente gancho para a sua equipe trabalhar o pós-venda e novas compras adicionais.
  • Quando for relembrar ao seu cliente sobre o cupom de desconto, faça da forma mais criativa. Que tal enviar sugestões de compras que estejam em sintonia com o produto que foi adquirido? Quem não gosta de se sentir especial, recebendo comunicações personalizadas em vez de receber simples lembretes de descontos? Veja mais a seguir:
  • Associe frete grátis a partir de valores mínimos de compra, se for o caso;
  • Use promoções progressivas para vender mais;
  • Ofereça comodidades, como estacionamento;
  • Sabe aqueles seus clientes que não têm namorado? Que tal fazer uma ação “presenteie você mesmo” para quem ainda não foi flechado pelo cupido?

Estimule a criatividade da sua equipe com o curso: Como ter ideias criativas e inovar na prática?

  1. Preparação

Planejar é importante para você não ser pego de surpresa e perder oportunidades de negócios. Preste atenção a esses tópicos:

  • Não deixe tudo para a última hora! Em média, 15 dias antes da data é o tempo que os casais reservam para procurar o presente ideal;
  • Planeje suas campanhas com antecipação para ser lembrado como uma boa escolha na hora da compra do presente;
  • Prepare, também, as suas ferramentas e os seus canais de contato com os clientes: mantenha páginas de perfis atualizadas, dê respostas ágeis e interaja bastante. Isto é o mínimo que seu cliente espera na hora de fazer contato com você por esses canais.
  • Busque aumentar o ticket médio sem deixar de oferecer opções complementares. A venda adicional, que inclui produtos de menor valor, colabora para aumentar os indicadores de tíquete médio e itens por tíquete; apesar destes produtos terem preço menor, geralmente, possibilitam maior margem. 
  • Dê destaque, tanto em loja física quanto virtual, aos produtos de maior procura. Caso ainda não atue no ambiente virtual, dê uma olhada nesse vídeo que separamos para você: Como bombar o seu negócio nas redes sociais.
  • Você sabia que 66% dos brasileiros são ativos nas redes sociais? Nessa onda, estão consumidores em busca de produtos e serviços para comprar na internet.”

O Sebrae dispõe de uma infinidade de cursos para ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acesse o portal do Sebrae.

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