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Mercado e Vendas | VENDA
Estilos de compras de mulheres e adolescentes geram oportunidades

Estilo e hábitos de mulheres e adolescentes mostram personalidades e comportamentos que podem gerar oportunidades de compra e estratégias para um novo mercado.

· 07/01/2014 · Atualizado em 28/11/2022
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Mulheres

Uma das mudanças mais importantes no perfil do consumidor nos últimos anos é resultante do aumento significativo do número de mulheres no mercado de trabalho, cujo percentual de crescimento é superior ao de homens. 

O aumento do nível de escolaridade do sexo feminino justifica em partes essa transformação, além de refletir diretamente no ganho e no potencial de consumo desse segmento.

Em razão dessa crescente ascensão, as mulheres desenvolveram estilos na hora de comprar. Veja algumas características:

  • Dedicadas: buscam bens de consumo ligados à saúde e ao bem-estar. Têm entre 25 e 40 anos, escolaridade de nível médio ou superior, trabalham fora e usam cartão de crédito como forma de pagamento.
  • Hedonistas: consomem por prazer, desejo, marca e status. Trabalham por conta própria e preferem pagar suas compras em dinheiro.
  • Pressionadas: reclamam da falta de valorização de seu trabalho e sentem-se discriminadas quando não estão arrumadas. Têm entre 36 e 45 anos e se identificam tanto com as lojas de rua quanto com as de shoppings.
  • Resolvidas: valorizam a marca de suas roupas e, embora amem o trabalho, prezam a qualidade de vida. Têm acima de 46 anos e gostam de atenção permanente dos vendedores.
  • Sobreviventes: adeptas da compra racional e prática. Com menos de 25 anos, são universitárias ou têm ensino médio completo. Preferem comprar calçados em lojas de departamentos e se adaptam bem ao autosserviço.

O nicho de produtos que abrange cuidados íntimos e linhas de produtos para incontinência urinária representa um setor do mercado feminino que tem se mostrado rentável e que ainda não foi explorado com afinco. Veja alguns exemplos do que pode ser comercializado nesse segmento:

  • Itens de cuidado diário, como protetores diários, sabonete íntimo e lenços umedecidos.
  • Produtos para o período menstrual, que incluem absorventes externos e absorventes internos.
  • Produtos para incontinência urinária, que englobam protetores e absorventes para escapes de urina leves a moderados, roupas íntimas descartáveis e fraldas geriátricas para incontinência intensa e severa.

A categoria de cuidados íntimos vem se expandindo mais que outras de cuidados pessoais, então é preciso considerar o crescimento da população idosa e entender as necessidades das consumidoras a fim de oferecer produtos com maior valor agregado a esse público.

Por serem de consumo íntimo e fora dos padrões de moda e beleza intensamente explorados pela mídia, esses detalhes podem possibilitar grandes oportunidades e gerar fidelização com a marca. 

Adolescentes

As transformações pelas quais a sociedade vem passando também influenciam outros públicos consumidores.

Mudanças sociais, econômicas e tecnológicas impactam significativamente os adolescentes, que precisam ser analisados como um segmento específico e importante do mercado.

Veja alguns dados importantes sobre eles:

  • Amadurecimento precoce: meninas estão menstruando mais cedo - há 10 anos, isso ocorria entre 14 e 15 anos; atualmente, entre 12 e 13 anos.
  • Geração shopping: shopping centers costumam ser o ponto de encontro, diversão e alimentação dessa geração.
  • Ligação familiar: adolescentes e até mesmo adultos permanecem com seus pais em casa por muito mais tempo.
  • Globalização: por meio da internet, falam com o mundo, compram de fornecedores internacionais e acompanham as tendências globais.
  • Preocupação com o futuro: já existem planos de aposentadoria feitos especialmente para crianças e adolescentes.
  • Busca por novidades: adolescentes estão sempre atrás de inovações e lançamentos.
  • Poder de influência: decidem suas compras desde os sete anos e são fortes influenciadores nas decisões de compras dos pais.

O perfil da geração dos adolescentes está conectado e realiza compras on-line em sites de lojas virtuais, sites de revenda, aplicativos e plataformas de compra em redes sociais. Roupas, calçados, acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos e fast food estão entre as categorias mais consumidas por esse público.

Dicas extensivas ao mercado infantil

O mercado infantil precede ao de adolescentes e dá sinais de que haverá uma redução na extensão desse mercado. Veja alguns aspectos sobre esse público:

  • O grupo de consumidores infantis é significativo porque muitas crianças influenciam o processo de compras a partir dos três anos de idade.
  • O consumo está aumentando, mas o número de crianças está diminuindo, já que cada vez mais as famílias têm menos filhos.
  • Produtos comercializados para este grupo de consumidores são brinquedos, cosméticos, linha de produtos para banho etc.

Saiba mais

Artigo: Educação financeira para adolescentes e jovens 

Artigo: Os desafios da mulher empreendedora

Artigo: Mês da Mulher: 5 dicas para encantar as suas clientes

Artigo: Vestuário infanto-juvenil: aposte em um mercado crescente no país


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