Já pensou que o frete pode ser o fator decisivo no processo de compra? Saiba aqui como usá-lo a seu favor!

O varejo digital mudou completamente o estilo de vida e de consumo. Rapidamente, o consumidor pesquisa preços e compara produtos sem nenhuma intervenção da empresa. Depender apenas do valor do produto para ganhar o cliente é entrar numa guerra muito desgastante. Para fugir da luta por preços, a empresa precisa lançar mão das ferramentas certas para atrair e fidelizar os clientes. Quer saber por onde começar? Leia este artigo, inspirado no post do Sebrae Minas Gerais, que iremos te ajudar!
De tempos em tempos, o modo de vida e de consumo passam por reviravoltas que transformam as relações e valores na sociedade em geral. Muitas teorias e explicações surgem para dar conta da nova realidade que se instala na vida e nos negócios na tentativa de nortear ações e investimentos.
Mas, antes de afundar-se em estudos e leituras, uma velha prática poderá ser muito útil: escutar e observar as pessoas. Pode parecer bobagem, mas as grandes estratégias de muitas empresas são, na verdade, muito simples. E escutar – de verdade – o cliente é uma delas. Para “escutar” os clientes, o varejo digital depende dos feedbacks enviados. Porém, analisar o comportamento do consumidor também revelará informações muito importantes.
O primeiro passo para ter sucesso no e-commerce é eliminar todos os entraves na jornada de compra. Verifique o funcionamento e disposição das mercadorias, estude bem os produtos complementares que podem compor ofertas, facilite cadastros e pagamentos. Mantenha o foco inicial em oferecer ao consumidor aquele básico que funciona bem.
Se o seu e-commerce já está funcionando sem entraves, passe para o segundo ponto de atenção: mantenha o diálogo. Sempre responda as perguntas, coloque-se à disposição e ofereça outros canais de atendimento possíveis. Isto também ajudará na descoberta de diferenciais importantes a serem desenvolvidos e implementados.
Aliás, foi escutando os clientes que uma pesquisa da ComScore concluiu que mais da metade dos consumidores abandonaram o carrinho por considerar o frete muito caro. O estudo verificou também que 70% dos consumidores colocam mais produtos no carrinho só para ter o direito ao frete grátis. Diante deste contexto, oferecer frete grátis tornou-se uma vantagem competitiva. Quando o consumidor decide realizar uma compra on-line e comparar vários produtos similares, no que se refere à qualidade, por exemplo, um dos diferenciais que podem fazer com que ele decida por uma empresa em vez de outra pode ser o custo do frete e/ou o prazo de entrega.
Por isso, definir uma política transparente nesse sentido pode agregar valor ao que você entrega para o seu cliente. A política de frete é um documento que contém todas as regras envolvidas no processo de entrega dos produtos. Deve ser redigido de forma clara, objetiva e estar à disposição do consumidor para leitura. Não se esqueça de estabelecer uma política de trocas e devolução, pois, em se tratando de compras on-line, essa possibilidade precisa ficar clara para o cliente.
Ao oferecer frete grátis, sua loja já se destaca da gigantesca concorrência do varejo digital. Além disso, esta estratégia proporciona mais confiança aos clientes e a taxa de abandono de carrinho tende a cair. Proporcionalmente, a venda de produtos complementares – aqueles que ajudam a atingir o valor mínimo para o frete gratuito – aumentam. A fidelização do cliente também aumenta, pois os clientes lembram (e recomendam) as lojas que oferecem este benefício.
É importante haver divulgação da oferta de frete grátis para atrair os consumidores. Esta propaganda, aliada à recomendação dos clientes antigos, aumenta também o tráfego que, basicamente, são todas as pessoas que chegam ao seu e-commerce. Com mais consumidores circulando, há maior chance de aumentar a taxa de conversão.
Em relação ao custo do frete, deve-se ter em mente que será absorvido pela empresa. Por isso, é necessário pensar na margem de lucro de cada produto ou serviço e estipular um valor que se encaixe nessa margem. É comum as empresas estipularem um valor mínimo, período ou regiões do país para estabelecer o frete gratuito.
Outro ponto de atenção para implementar o frete gratuito é a modalidade de entrega. Quanto mais rápida a entrega, maior o valor do transporte do produto. Entretanto, em alguns locais, o custo é muito próximo e, por isso, vale a pena pesquisar. A agilidade também é vista como uma vantagem competitiva.
Caso não seja possível oferecer frete grátis, uma opção é trabalhar com frete fixo para todas as mercadorias. Outra boa opção para o empreendedor é cadastrar seus produtos em marketplaces. Para quem não está muito familiarizado com o termo, o marketplace é o shopping center virtual, e reúne produtos de diferentes marcas. Esta parceria dá visibilidade para os pequenos negócios e facilita muito a logística.
O importante é ampliar a rede de distribuição para otimizar o processo de entrega das mercadorias conforme for o mais vantajoso para sua empresa. Existem muitos marketplaces conhecidos que oferecem parcerias vantajosas para o empreendedor. É uma estratégia que garante agilidade e segurança tanto para o empreendedor como para o cliente. Os marketplaces mais conhecidos no país são o Mercado Livre, o Magalu, as Lojas Americanas e o AliExpress.
Vale a pena pesquisar transportadoras e o marketplace que melhor atende sua empresa. O setor de transporte de carga cresceu muito e a concorrência aprimorou os serviços mesmo dentro de empresas já consolidadas. Para citar um exemplo, o AliExpress lançou o programa “Tarifa Simples Especial” onde disponibiliza o valor do frete de acordo com as dimensões e o peso do pacote, sem levar em consideração o destino do produto. Desta forma, os vendedores parceiros já saberão de antemão o custo do frete e poderão aumentar as ofertas de produtos com frete grátis.
Esteja atento ao mercado e pesquise parceiros para implementar a política de frete grátis no seu negócio! Pode parecer complicado à primeira vista, mas a vantagem competitiva para a empresa vale o esforço. Procure o Sebrae, pois nós podemos te ajudar!
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