this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Mar 18 00:07:18 BRT 2020
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Inova Amazônia estimula desenvolvimento com sustentabilidade

Sebrae lança programa para fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental.

· 02/09/2019 · Atualizado em 17/03/2020
Imagem de destaque do artigo

Em tempos de crise não só financeira, mas também ambiental, a utilização inconsequente dos recursos naturais e de combustíveis fósseis precisa ser revista. O grande desafio hoje é promover o crescimento econômico de maneira sustentável, garantindo produção e consumo mais limpos e seguros.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a busca por esse novo modelo de desenvolvimento renovou o interesse dos países pela bioeconomia, que se apresenta como um dos possíveis caminhos para a dinamização da economia.

A bioeconomia envolve empreendimentos sustentáveis que usam recursos renováveis para transformar mercados e cadeias produtivas, podem gerar oportunidades para as micro e pequenas empresas e incrementar a economia regional.

A Amazônia conta com a maior biodiversidade do mundo, representando um grande potencial de geração de renda e ampliação de mercados para os pequenos negócios em diversas áreas, como biotecnologia, desenvolvimento de processos industriais de menor impacto ambiental, químicos renováveis, entre outros.

Para fomentar os empreendimentos da floresta e ressaltar a necessidade de fortalecer o setor na região, o Sebrae lança o programa Inova Amazônia, uma iniciativa que busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial.

Assim, o Sebrae espera estimular empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade, de maneira que seus recursos sejam renovados durante o uso. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios com foco no uso sustentável dos recursos naturais, tornando seus produtos sinônimo de riqueza.

Veja cinco motivos para fortalecer esse segmento

1. Destaca a importância da conservação ambiental para a geração de emprego, renda e lucro para o país.

2. Proporciona a criação de novos modelos de negócios, que, com o uso da tecnologia e inovação, transformam os processos produtivos.

3. Combate a exploração descontrolada dos recursos florestais, já que eles precisarão ser renovados e recuperados para que os negócios se mantenham ao longo do tempo.

4. Promove o ecossistema regional, o ambiente corporativo e a inovação, ampliando o mercado de circulação dos produtos e colocando o Brasil num patamar mundial de uso sustentável dos recursos naturais.

5. Acelera a transição de uma economia tradicional, baseada na extração predatória, para uma pautada no desenvolvimento sustentável.

Conheça os benefícios da bioeconomia

Como faço para participar? 

O Inova Amazônia vai selecionar empresas, startups e pessoas físicas com ideias de negócios que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável na região.

Os escolhidos vão passar por um processo de aceleração adequado às suas necessidades, com a ajuda de diversos projetos e ferramentas, como mentorias, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação, branding, entre outros.

O edital de seleção ainda será lançado. Mas fique de olho para não perder nenhuma data!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora