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Wed Jul 13 16:00:18 BRT 2016
Inovação | DIFERENCIAL
Inovação nas agências de turismo receptivo

Preços bons e serviços de qualidade já não representam diferenciais para esse tipo de empresa. Saiba como inovar e se tornar mais competitivo.

· 23/06/2016 · Atualizado em 13/07/2016

Agências de turismo receptivo que têm apenas bons preços e serviços estão somente atendendo à demanda do mercado consumidor, sem gerar vantagem competitiva frente a concorrência. Ou seja, o diferencial de preço e qualidade já não podem mais, sozinhos, serem considerados fatores de diferenciação.

Além disso, os clientes estão cada vez mais exigentes e com maior poder de escolha, o que deixa a concorrência cada vez mais acirrada.

Esse movimento faz as agências, que visam à permanência no mercado e à expansão dos negócios, buscarem sempre novas estratégias para se manterem competitivas.

É desse panorama que surgem os conceitos e a necessidade de inovações empresariais. A inovação é um processo de melhoria que gera desempenho superior para a estratégia da empresa.

Dessa forma, a capacidade de uma agência de turismo receptivo inovar é vista atualmente como uma das principais características para se diferenciar no mercado.

Como inovar

As agências de turismo receptivo podem inovar em quatro áreas:

  • Inovação de produtos e serviços: novas tecnologias criadas para aumentar a satisfação dos clientes e o desenvolvimento de produtos inovadores, como roteiros temáticos e segmentados, turismo sustentável e de experiência, entre outros.
  • Inovação de processos: novas formas de relacionamento na prestação de serviços, com a utilização de métodos aprimorados para a oferta dos serviços da agência de turismo, que auxiliam no aumento da produtividade, na adequação às tendências de mercado com foco na qualidade, na variedade de serviços prestados e na redução de custos.
  • Inovação em gestão: novas estruturas de poder e liderança. A inovação em gestão tem a capacidade de criar vantagem competitiva de longo prazo para as empresas, mediante a implementação de novas técnicas de gestão, mudanças nas estruturas organizacionais e no fluxo de trabalho, além do relacionamento com o ambiente externo.
  • Inovação de negócios: novas ideias e estratégias que auxiliem no desenvolvimento de novos negócios, que forneçam uma vantagem competitiva sustentável.

Inovando com a segmentação

Vale lembrar que uma das mais importantes inovações para o setor é a segmentação, ou  seja, a escolha de um nicho para atuar.

Ao focar em um tipo de cliente (turismo estudantil, intercâmbio, terceira idade, GLBT, turismo familiar, por exemplo), a agência passa a conhecer a fundo as necessidades dessa demanda, tornando o produto mais adequado e especializando a divulgação e a maneira de se comunicar com os clientes.

Também é possível segmentar a agência por tipo de oferta turística, como: ecoturismo, cultura, náutico, enoturismo, gastronômico, rural, entre outras alternativas.

 A segmentação leva a agência à criação de um diferencial, posicionando-se no mercado com uma especialização e tornando-se extremamente competitiva, sem deixar de atender a qualquer outra demanda que não seja do nicho, evidentemente.

Como aplicar

Para mostrar na prática como se inova em uma agência de turismo receptivo, apresentamos um modelo de planejamento de baseado nos 4 Ps de marketing para uma empresa que optou pelo segmento “turismo de terceira idade” e tem por objetivo definir como a marca será percebida pelos clientes, ou seja, qual será o diferencial da empresa.

Os 4 Ps de marketing são apenas um exemplo de metodologia que pode ser aplicada para melhorar e inovar a percepção do cliente e do próprio mercado, para o seu diferencial competitivo.
 
Se você se interessou pelo modelo, conheça a ferramenta Click Marketing, que pode auxiliar a montar um modelo de negócio focado no marketing e seus 4 Ps.

  • Conheça também o modelo de negócios Canvas, outra metodologia que pode auxiliá-lo a implementar a inovação.
Ações recomendadas
  • Benchmarking: realize benchmarking com empresas que se sobressaíram quando houve aumento de fluxo de turistas no país, como a Copa do Mundo de 2014. As experiências com o megaevento podem preparar sua empresa para os próximos eventos que eventualmente acontecerão.
  • Pesquisa de satisfação: elabore uma pesquisa de satisfação com seus clientes. Assim, a empresa poderá aprimorar os pontos fracos e explorar os pontos fortes.
  • Pessoas qualificadas: conte com especialistas em inovação, pois a interação entre pesquisa dores e empresários são fundamentais para a diferenciação. Portanto, busque atrair esse recurso diferenciado para sua empresa.

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Para especializar-se em inovação, acesse o portal de EAD do Sebrae e confira o curso Gestão da Inovação: Inovar para Competir.

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Para implantar a inovação com sucesso, busque auxílio do Sebrae pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) de sua região. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem por objetivo promover inovação para o pequeno negócio gratuitamente, por meio de consultores que visitam sua empresa para orientá-lo quanto a inovação.

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Conheça os Boletins de inteligência competitiva no turismo.

Conteúdo: Henrique D. Camargo Rolim e Maiana M. Rolim


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