Transmissões ao vivo na internet são uma estratégia de sucesso para captar clientes e realizar vendas no universo virtual.

Se você atua no mercado da beleza, com certeza já ouviu falar das lives da beleza. Essa estratégia de venda e divulgação de produtos e serviços relacionados ao setor da estética por meio de transmissões ao vivo ganhou força durante a pandemia e se tornou uma ferramenta de sucesso para captar clientes e realizar vendas no universo virtual.
O conceito das lives da beleza é simples: em uma plataforma on-line, como YouTube, Facebook, Twitch ou Instagram, o profissional demonstra, ao vivo, como utilizar um produto de cabelo ou skincare, ou como um serviço, como uma maquiagem, é realizado. Quem assiste consegue entender as propriedades do cosmético, aprender as melhores formas de aplicação e, ao final, conferir o resultado.
Como a proposta da transmissão é ser interativa, o consumidor pode tirar dúvidas ao vivo com os especialistas que estão apresentando a live, adquirindo mais segurança para comprar sem correr o risco de fazer uma escolha errada.
Outra estratégia que funciona nas lives da beleza é oferecer descontos exclusivos para cosméticos e produtos de skincare enquanto o público interage com o host/influenciador e tem suas dúvidas respondidas em tempo real.
Público feminino é maioria nas lives da beleza
De acordo com o Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias, 66% do público que participou das ações de live commerce em 2021 foi feminino, principalmente nos segmentos de moda e beleza.
E a tendência se mostra forte também no exterior: em janeiro deste ano aconteceu, em Nova York, a NRF 2022: Retail’s Big Show, um dos mais importantes eventos mundiais do varejo, que reuniu 15 mil varejistas, fornecedores e especialistas no assunto. Durante os debates, as iniciativas de live commerce foram citadas entre as principais tendências para a expansão do varejo em 2022.
4 motivos para investir nas lives da beleza
1. Mais interação
As lives acontecem em tempo real e permitem uma troca natural e espontânea com os clientes. No segmento de beleza, é uma oportunidade para as consumidoras tirarem dúvidas e fazerem compras com mais segurança no que diz respeito à eficácia dos produtos.
2. Maior engajamento
Como as lives são baseadas na interação com o público por meio de comentários, quanto mais as pessoas interagirem por esse canal, maior será seu engajamento.
3. Mais visibilidade
As lives aumentam o alcance orgânico das marcas nas redes sociais, trazendo mais visibilidade.
4. Maior captação de clientes
As lives são uma oportunidade única para interagir com muitas pessoas ao mesmo tempo e ainda oferecer atendimento personalizado por meio das respostas às dúvidas. Quem decide assistir a uma transmissão certamente tem um interesse de compra alto no produto anunciado, e a aproximação com quem está apresentando aumentará as chances de fechar negócio.
Passo a passo de como fazer uma live da beleza
Se você chegou até aqui, com certeza já está convencido de que as lives são um bom negócio para o setor de beleza e estética. Por isso, vamos explicar, passo a passo, como fazer uma transmissão ao vivo e atrair mais clientes.
Primeiro passo: infraestrutura
Verifique se você tem a estrutura adequada para a transmissão, pois ninguém gosta de perder tempo com lives que ficam “caindo”. Uma conexão de internet rápida e estável é o básico para que não haja grandes intercorrências.
Com isso em mente, invista nos seguintes equipamentos:
- Conexão cabeada de internet com pelo menos 35 MB.
- Computador ou notebook para gerenciar as ações de chat e as telas da apresentação da live.
- Câmera de qualidade, seja de celular ou de gravação de vídeo, para fazer a transmissão.
Uma dica importante: faça a live com o apoio de alguém que saiba usar as ferramentas, assim eventuais problemas podem ser resolvidos rapidamente.
Segundo passo: divulgação
Divulgue sua live nas redes sociais para conseguir mais visitantes e utilize os recursos das próprias plataformas para atingir mais pessoas, como enquetes, notificações de data e horário, caixas de perguntas e os próprios posts. A divulgação também vai permitir que sua transmissão seja encontrada pelos algoritmos das redes.
Terceiro passo: definição do tema e preparação
Escolha um tema que você domine e que te permita mostrar técnicas na prática, ao mesmo tempo em que interage com o público e divulga novidades. Programe promoções com descontos para compras durante a live ou por um tempo determinado. Mas atenção: mantenha um horário pré-definido para iniciar e terminar sua transmissão, assim você não corre o risco de entediar sua audiência.
Se você gostou da ideia de investir nas lives da beleza, não perca tempo: comece hoje mesmo a planejar sua transmissão e conte com a ajuda do Sebrae.
Além disso, para quem deseja usar a internet para vender mais, o Sebrae oferece o curso gratuito Marketing digital: planejar para vender pela internet, feito pelo WhatsApp. Já o curso Marketing digital: veja como fazer uma live no Instagram ensina como aproveitar a onda de transmissões ao vivo a favor do seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)