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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Pós-venda: a conquista do cliente não termina na finalização da compra

Saiba por que é importante construir estratégias para estreitar laços e fidelizar o cliente de moda e vestuário.

· 19/07/2022 · Atualizado em 01/08/2022
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Se você já ouviu falar em funil de vendas, sabe que se trata do processo de acompanhamento da caminhada do cliente, desde a visita à sua loja à finalização da compra. Algumas empresas têm acrescentado a essa jornada do consumidor - e colocado em prática - uma etapa importantíssima: o pós-vendas. Seu objetivo é estreitar laços e buscar a fidelização do cliente, especialmente em um dos segmentos que têm se tornado cada vez mais competitivo, como o mundo fashion.

Portanto, se você trabalha com moda e ainda acredita que o seu contato com o consumidor se encerra no momento em que a compra foi finalizada, está na hora de rever esse conceito. Para o empreendedor, melhorar o relacionamento com o cliente pode significar a redução de custos para a aquisição de novos clientes. Isso porque, financeiramente, fidelizar um cliente tem um custo menor do que o necessário para atrair novos clientes. Além disso, um cliente pode indicar a sua marca, fazendo a famosa propaganda boca a boca ou buzz marketing.

Pensar em estratégias para construir o pós-vendas pode representar um diferencial da sua marca no mercado. Para se ter uma ideia da importância dessa decisão, uma pesquisa do Sebrae revelou que 85% das empresas brasileiras nunca contataram o consumidor após uma compra, ou seja, nunca fizeram pós-vendas. Além disso, 70% das marcas entrevistadas não têm o cadastro dos clientes. Esses dados evidenciam que existe uma chance bem maior de o cliente se sentir satisfeito onde a atenção dispensada a ele for maior.

Se você acompanhou este artigo até aqui e está pensando em implantar uma etapa de pós-vendas, saiba que, basicamente, existem dois tipos que podem ser oferecidos aos clientes:

  • Ativo: busca o contato com cada cliente para oferecer ajuda, caso haja alguma dúvida, e obter feedbacks e sugestões de melhorias.
  • Receptivo: não vai atrás do cliente, mas fica disponível em diversos canais de comunicação. 

Seja qual for o tipo de pós-vendas que você adotar (veja sugestões de estratégias no infográfico), é possível ampliar os laços com o cliente de moda, fortalecendo o posicionamento da sua marca, por meio de ações como: 

  • Oferecimento de conteúdos significativos pelas redes sociais.
  • Realização de programas de fidelidade.
  • Bom uso das datas importantes, oferecendo descontos especiais. 
  • Uso das estratégias de cross-selling, também conhecida como venda cruzada, que oferece outros produtos relacionados ao item que o consumidor pretende comprar ou já comprou, e up-selling, que concede descontos para que o comprador troque o item escolhido por um superior.
  • Promoção de experiências exclusivas.

Fique de olho também nos cursos oferecidos pelo Sebrae e, se necessário, entre em contato conosco para buscar a solução de que sua empresa necessita.

Saiba mais:

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